“O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam.” Hebreus 6.11 *Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Devemos e precisamos estar entusiasmados com nosso crescimento, com nosso futuro, com o avanço do Ministério, com tudo aquilo que Deus é, tem feito e continuará fazendo. O ano de 2014 apenas começou e a chama do entusiasmo para este novo tempo precisa estar acesa e incendiando em você. É sobre isto que iremos tratar nesta postagem: Entusiasmo!
A palavra entusiasmo surgiu do grego “Entheos”, a partir da junção de duas outras palavras “En” e “Theos”. O prefixo “En” significa Em ou dentro de e a palavra “Theos” significa Deus, literalmente “Entheos” quer dizer “Em Deus”, ou seja, uma pessoa entusiasmada é uma pessoa cheia de/em Deus.
Na antiguidade, os gregos por serem politeístas, acreditavam que uma pessoa entusiasmada estava possuída por um dos deuses e por causa disto poderia transformar a natureza, mudando coisas ao seu redor.
Mas entendemos que a nossa alegria e nosso entusiasmo origina-se essencialmente pela presença do único e poderoso Deus em nós e que de fato esse é o verdadeiro entusiasmo, permanente e constante.
Infelizmente a maioria das pessoas hoje se limitam a estarem entusiasmados(as) pelas condições naturais, visíveis e temporárias. Muitos ficam entusiasmados com jogos de futebol, pela obtenção de um novo vestuário, de um novo carro, um novo celular e, de fato, não tem nada de errado nisto, mas devemos estar principalmente ainda mais entusiasmados e animados com as coisas que são eternas. A nossa alegria e o nosso entusiasmo não devem depender do ambiente físico a qual estamos inseridos ou das circunstâncias que nos rodeiam, muito menos dos bens materiais a qual possuímos, é imprescindível que devemos depender do Deus que habita em nós.
O entusiasmo vem de Deus e a Bíblia está repleta de exemplos de pessoas entusiasmadas que fizeram a diferença. Jesus é um bom exemplo de uma pessoa entusiasmada que afetava todo ambiente aonde chegava.
E como pessoas entusiasmadas, cheias de Deus, podemos e devemos afetar os ambientes e as pessoas ao nosso redor. Você mesmo já percebeu como é diferente estar ao lado de uma pessoa entusiasmada? Como ela te afeta positivamente? O próprio ambiente muda, e é isto que Deus quer de nós. O próprio Deus em manifestação através da sua vida pela alegria e pelo entusiasmo de viver.
Pesquisas americanas confirmaram que pessoas entusiasmadas são as que conquistam as melhores oportunidades e possuem as melhores condições de vida. Charles Schwabb, um americano que saiu da pobreza e se tornou um grande industrial, disse, certa vez: “Você pode ter sucesso em todas as coisas onde houver entusiasmo.” Acredito que esta afirmação para nós crentes fica ainda mais forte quando entendemos que o nosso sucesso será uma conseqüência de quanto estamos agindo e vivendo em Deus (entusiasmados) pela fé.
Você pode ter tido alguns contratempos nos últimos dias, meses ou anos, mas se alegre este é um novo dia, um novo tempo. Você tem o potencial extraordinário dentro de você. Se você explorar o poder que Deus lhe dá para fazer a diferença, você vai ver sua vida normal se tornar numa vida extraordinária, cheia de entusiasmo.
Não seja apenas otimista, seja um entusiasta, há uma diferença entre eles. O otimista espera apenas que algo dê certo, o entusiasta trabalha e faz com que algo dê certo, ele acredita no potencial em Deus de transformar seu próprio mundo. Pensar de onde viemos e para onde estamos indo agora em Deus, nos deve deixar entusiasmados. Se anime! Somos da fé!
A fé gera alegria e entusiasmo nas pessoas com o propósito de ajudá-las a viver de forma criativa e vitoriosa neste mundo. Se entusiasme com este novo tempo, com este novo ano, com seu futuro. Afinal, Deus já esteve no seu futuro!
2014 terá a sua “cara”! O que você for, seu ano vai ser!
Gere expectativas e permaneça “Entheos”, entusiasmado!
Acesse nossa página no facebook: facebook.com/vidatriunfante
1 Comentário
Olá !
Me chamou atenção sua forma de pensar e montar esse artigo.
Você já fez Dale Carnegie?