Nos dias atuais, infelizmente, existe uma grande distorção de valores e princípios, e nesta postagem quero tratar sobre duas pequenas palavras que tem sido alvo de várias frustrações pessoais e até ministeriais por serem mal compreendidas, são palavras parecidas em sua ortografia, porém bem diferentes em seus conceitos:
SER X TER
Como fundamento desta mensagem, iremos meditar inicialmente na passagem que se encontra no livro de 3 João, onde João se direciona a seu estimado amigo Gaio:
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”. (3 João 1:2)
Na versão da Linguagem de Hoje diz:
“Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente”. (3 João 1:2)
Podemos compreender neste verso acima, que João está desejando e declarando ao seu amigo e irmão em Cristo Gaio, prosperidade (exterior) conforme a sua prosperidade interior (espiritual):
“… faço votos por tua prosperidade e saúde… como é próspera a tua alma”.
Gosto de definir a prosperidade como um estado de espírito, onde existe uma relação de bem estar na vida espiritual, familiar, na saúde e trabalho, bem como as necessidades materiais supridas.
A vontade de Deus, de fato, é que possamos ser bem sucedidos em todas as coisas, porém precisamos entender que para esta prosperidade ser benção em nossas vidas, é necessário estar baseado em uma prosperidade interior do SER. A prosperidade exterior está diretamente ligada à prosperidade interior. Quando há um desequilíbrio entre a prosperidade de fora (TER) com a prosperidade de dentro (SER), o que seria uma benção pode se tornar em uma possível maldição (Ex: Rei Uzias).
Não estou afirmando com isso que sou contra a prosperidade ou contra TER as coisas, a prosperidade externa é bíblica e necessária, porém a prosperidade interior deve ser a primazia para que o TER se torne uma conseqüência desta prosperidade espiritual. O TER tem caráter relativo e temporal, enquanto o SER é eterno!
Enquanto algumas pessoas valorizam mais o TER do que o SER, a Bíblia nos mostra que o SER (prosperidade interior) quando desenvolvida e próspera nos traz total satisfação e plenitude independente do TER.
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque APRENDI a viver CONTENTE em toda e qualquer situação.” Fp 4.11
Deus disse: “Eu SOU” (Ex 3.14) e não “EU TENHO”, apesar dEle TER e PODER. Mas o que importa realmente é o que você é, o que você desenvolve no seu SER, no seu espírito fortalecendo-o, o ter é apenas um complemento para que também possamos ajudar a outros desenvolver o SER.
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6.33)
Certa vez, vi a seguinte frase:
“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é, ninguém pode ser.”
Valorize mais o SER que o TER.
Seja você mesmo, seja grande, sábio e PRÓSPERO! O que provamos e desenvolvemos por dentro pode determinar a dimensão do que provaremos por fora.
* Helmiton Filho é coordenador de TI do Ministério Verbo da Vida
3 Comentários
Estas palavras mudaram meu conceito de ter.
Muito bom este comentário.
Muito bom!
(Hb. 11:6) “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA QUE ELE EXISTE, e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Algumas pessoas invertem essa ordem, querem o galardão primeiro e depois “se der” creem!
a prosperidade interior é CRER QUE DEUS EXISTE, e aí a prosperidade exterior pode ser vivida “SE TORNA galardoador”. E o melhor, não somente porque se crê (sabendo que o crer é uma ação), mas, também porque se BUSCA, não o galardão, mas, o GALARDOADOR.
Belo texto!
Valores Eternos!