Verbo FM

Qual seu propósito?

Antes de mais nada, precisamos entender que a primeira decisão mais importante na nossa vida é a de fazer Jesus o Senhor e Salvador da nossa vida e entender quem somos n’Ele e quem Ele é em nós. O segundo entendimento mais importante que devemos ter é a resposta à seguinte pergunta: “Para que fomos criados?”.

Essa pergunta envolve algo chamado propósito. O que é propósito? Propósito é o desígnio, o plano, o projeto, a vontade de Deus para a nossa vida. Esse desígnio, plano, projeto não é igual para todos! Cada pessoa recebeu algo específico da parte de Deus que deve ser administrado e cumprido segundo a Sua vontade. Propósito não é uma boa ideia da sua cabeça; não é algo que você queira fazer; não é algo temporário – o propósito de Deus nasce com você e vai até os seus últimos dias nessa terra porque não deixa de existir pelo simples fato de você não querer cumprir, ou de no início ter sido agradável e agora no decorrer do processo simplesmente não lhe agrada mais, e por causa disso, você pode esquecer! Sim, você pode até esquecer (o que acho muito difícil), mas extingui-lo de dentro de você jamais, até porque a Palavra de Deus diz que os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

Você não está nesta vida simplesmente para fazer a sua vontade, mas está aqui com um propósito divino, e precisa conhecer que propósito é esse porque é o entendimento disso que vai nortear todo o resto da sua vida – o que você vai fazer, com quem vai fazer, com quem vai casar, etc. Alias a decisão de com quem você vai casar é um ponto importantíssimo porque a sua escolha com relação a um marido ou esposa precisa vir mediante o entendimento do propósito que Deus tem para você. Como você vai se aliançar a alguém se você não sabe se essa pessoa anda na mesma direção do propósito de Deus para você? Imagine a seguinte questão: você foi chamado para uma missão na África, e a pessoa com você irá casar tem a missão de ser um empresário bem-sucedido na sua cidade natal”. Onde esses dois propósitos se encontram? Cada um tem uma direção completamente diferente. Por causa disso existem tantas pessoas frustradas dentro de seus casamentos — com propósitos que não andam juntos.

Então, o entendimento do propósito de Deus é importante; é ele que vai nortear coisas, lugares, pessoas, tempos, maneiras de ser e estar. Uma outra coisa que você precisa entender é que não nasceu pronto para o propósito, mas será aperfeiçoado, moldado, trabalhado mediante aquilo que permitir que Deus faça. A Palavra de Deus diz em Jeremias 29.11 que Ele é quem sabe os pensamentos que tem ao nosso respeito, que são pensamentos de paz e não de mal para nos dar o fim que desejamos.

No meu caso

Eu vou lhe dar o meu exemplo. No meu coração, eu sempre tive uma linha voltada para área de justiça, retidão, organização, limpeza. Por causa dessa inclinação, eu sempre imaginei que a minha vocação pendia para a área da justiça, por isso, minha ideia era fazer uma faculdade de Direito. Até que um dia ao chegar na faculdade Deus falou comigo: “O que você está fazendo aqui? A sua linha de trabalho não será um código civil ou penal, mas, sim, a minha Palavra.” E Ele me trouxe uma revelação acerca do que a Palavra d’Ele seria na minha mão. O Senhor me disse: “Eu a chamei como pregadora de Justiça para estabelecer retidão e aplainar os caminhos”. Eu entendi que aquela inclinação que havia no meu coração não seria propriamente manifesta na área do direito natural, mas, sim, Deus me usaria para trazer essa linha para dentro do Corpo de Cristo.

Então, Deus é quem sabe. Às vezes, temos uma inclinação no nosso coração e somos logo rápidos para querer preencher os espaços ainda não preenchidos, mas precisamos entender que os nossos pensamentos são limitados, Deus diz que os pensamentos d’Ele são muito mais altos do que os nossos. Entenda que nem todas as pessoas são chamadas para largar a faculdade, mas essas decisões que tomamos não vêm de uma boa ideia da nossa cabeça. Essa é uma decisão baseada naquilo que está dentro, e se está dentro de você já tem toda a capacidade e ferramentas para ser cumprido, agora. Tais ferramentas podem não estar totalmente desenvolvidas, e é aí onde entra algo chamado processo.

Você precisa entender que não foi dado um propósito a você, mas você foi dado para um propósito. A Palavra de Deus diz que ainda no ventre da nossa mãe todos os nossos dias foram escritos quando nenhum deles havia ainda. Então, Deus tinha um propósito e pensou em alguém para cumpri-lo, e é por isso, que eu e você existimos. Jesus diz para negarmos a nós mesmos, e por que Ele diz isso? Porque nós pertencemos a um propósito e é ele que deve reger a nossa vida. Não existe a possibilidade de você cumprir o propósito de Deus sem antes cumprir esta premissa: negar a si mesmo. Então, dentro de tudo isso quero lhe dar cinco pontos que devemos alicerçar a nossa vida para passar pelo processo e cumprir o propósito, são eles:

  1. Estar com as pessoas certas;
  • Estar no tempo certo;
  • Estar no lugar certo;
  • Fazer da maneira certa;
  • Fazer a coisa certa.

Essas são as cinco coisas que devemos estar cumprindo para o pleno desenvolvimento do propósito de Deus para nossa vida. E lembre-se que nem sempre a escolha de Deus será compatível com a escolha que você teria na sua forma natural de pensar. Você nunca será moldado se não negar a si mesmo, porque no caminho que Deus tem para cada um de nós trilharmos vamos nos deparar com coisas que serão desagradáveis, que nos confrontam e nos tiram da área de conforto.

A Palavra de Deus diz em Hebreus 5.8-9 que Jesus embora sendo Filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, e “tendo sido aperfeiçoado, tornou-se…”. Então, lembre-se que você não se tornará se não aprender a obediência, e que a obediência muitas vezes vem pelo sofrimento. Mas lembre-se também que, não existe nada mais gratificante e que vai encher o seu coração de paz e alegria do que saber que está fazendo exatamente o que Deus quer que você faça. Não desista! Não desista quando for confrontado e privado de fazer o que quer.

Um coração moldável e entregue a Deus é a chave de todo cumprimento do propósito. É você quem determina onde vai chegar. Você quer cumprir o propósito de Deus para a sua vida? Então, lembre-se: não há espaço para você permanecer vivo para si mesmo.

2 Comentários

  • TODAS AS MINISTRAÇÕES SÃO MUITO EDIFICANTES. RENOVA A NOSSA MENTE E NOS CONDUZ A UM POSICIONAMENTO FIRME NA PALAVRA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!