Verbo FM

ENTREVISTA: Marconde Ernesto visitou as obras missionárias no Japão

Marconde Ernesto, professor do Rhema e da Escola Bíblica Verbo da Vida, esteve ensinando no Japão as matérias “Família Cristã” e “Prosperidade Bíblica”. Em entrevista ao nosso Portal, ele falou desta experiência marcante, confira abaixo: 

Como foi a experiência de ensinar na Escola Bíblica no Japão, um país com cultura tão diferente da nossa?

Há 25 anos Deus falou comigo que as ilhas me esperavam, eu sabia que se tratava do Japão. 

Foram matérias bem propícias, ensinei “Família Cristã” e “Prosperidade Bíblica“. Vi muitos casais separados e a corrida pelo dinheiro é incessante. Nós brasileiros prezamos muito pela família. A igreja é um pronto-socorro, então muitos deles já chegam com problemas. Muitos deixam a esposa no Brasil e vão para o Japão trabalhar. Depois de um tempo, se envolvem com alguém e vira uma confusão. E eu vi o quanto falar sobre a visão de Deus sobre família iluminou a vida deles. 

Como também a corrida pelo dinheiro. Os japoneses prezam muito pela grife, a marca. Você vê meninas se prostituindo para ganhar mais dinheiro para poder manter o luxo delas. E isso não é uma infração, se ela for maior de idade e quiser fazer, não tem problema. Foi maravilhoso ensinar sobre a prosperidade da forma bíblica, vê-los compreender e receber a Palavra. Transformador.

Eu já visitei outros países e, mais uma vez, encarei como se estivesse ensinando em qualquer outro lugar. Mas, a tecnologia, as diferenças culturais, com certeza me chamaram atenção.

Sabemos que tem muitos brasileiros no Japão e o senhor ministrou em 4 igrejas e ensinou nas 2 escolas. Como foi ministrar com intérprete?

O único lugar que eu precisei de intérprete foi na igreja em Tokio. É uma igreja de brasileiros, mas o objetivo deles é alcançar os japoneses. Foi uma experiência diferente e muito boa. A escola é de brasileiros, ai foi mais tranquilo. Preguei em uma outra igreja, do Pastor Luiz do Ó, lá também tinha intérprete, mas eu preguei falando na velocidade normal e a tradutora conseguiu, mas quando eu percebi que ela estava se esforçando falei mais devagar pra ajudá-la.

Já recebeu testemunhos desse tempo? 

Já recebi alguns testemunhos das aulas. Foi um tempo maravilhoso. Inclusive um casal, alunos da escola, estavam separados mas iam juntos todas as aulas. Conversando com eles percebi o quanto se gostavam e através do conhecimento da Palavra resolveram se acertar. 

O Ministério Verbo da Vida coordena 3 igrejas e 2 escolas no Japão. Como foi o encontro com os nossos missionários?

Em Tokio está o Jefter Ferreira, com a esposa Gabriela, e Yuki e Henrique do Ó, auxiliam eles. Ele está muito centrado, focado em alcançar o japonês. Dentro da cultura japonesa é muito difícil trazer um japonês pra Jesus e, eu disse pra eles que precisam começar a operar nos dons, é isso que vai atrair as pessoas. No Brasil a gente já vive um avivamento, pessoas aceitam Jesus todo domingo nas igrejas, isso é maravilhoso. Lá você não vê isso, além de que eles resistem ao estrangeiro.

Em Yamanachi, o pastor Kadita está muito bem. Mesmo sendo estrangeiro, ele pode trabalhar, tem visto permanente. A igreja e o Rhema estão bem. Ele a família também residem lá há muitos anos.

Em Okasaki, onde Jusciê e Joanice Arcanjo moram, preguei na igreja e ensinei na escola. A Igreja é formada pela família dele e mais 2, o que é muito bom para a realidade local. Mas, os custos são altos, aluguel do espaço é caro. O filho dele mais velho, Josué, vai super bem na escola, assim como o mais novo também, o Calebe. 

Josué está em um nível que nem a escola comporta ele mais, a diretora chamou os pais e disse que a escola não tinha mais o que oferecer a ele, tamanha a inteligência do jovem. Os dois falam o japonês fluentemente. 

Eles estão perto de renovar o visto para mais 3 anos, depois disso, vão requerer o visto permanente. Eles precisam disso para que Josué ingresse em uma das faculdades, por conta das notas ele já tem 80% de aprovação em 4 universidades. Deus tem feito grandes coisas através deles. 

O senhor teria alguns motivos de oração que pudesse compartilhar para que oremos juntos acerca da nação e dos missionários?

Sim, com certeza. Depois dessa viagem, de ver as diferenças culturais e as barreiras que os missionários precisam romper na nação, mudou a minha forma de orar por eles. Uma coisa é você orar aqui, outra é você visitar, ver a realidade, isso muda a sua forma de interceder.  O primeiro é orar por um mover do Espírito na nação.

O Senhor falou comigo sobre o Japão, Ele me disse que a cultura milenar tem abafado a propagação do evangelho. Mas, está chegando o dia o qual haverá uma explosão da Palavra e do Espírito. Lá, tem grandes igrejas, igrejas boas, mas precisamos de mais crentes se levantando. Temos que orar também pelos nossos missionários, alguns deles podem trabalhar, mas outros o visto não permite e eles precisam de tranquilidade nas finanças para funcionarem com tranquilidade na obra. No Japão é tudo muito caro, então oremos por suprimento e provisão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!