Verbo FM

EXPANSÃO: Ganhando mais um capítulo, o MVV adquire casa e amplia reforma

Final de 2020: em uma de nossas gravações, o Apóstolo Guto Emery, junto à sua esposa Suellen, sinaliza os desejos do Ministério Verbo da Vida para o ano seguinte, entre eles: crescimento, expansão e realização. Tais palavras, escritas a mão e lançadas de forma simbólica através de balões, começaram a ganhar vida e tomar forma no início de 2021. 

A casa do Centro de Operações aos poucos foi perdendo a aparência de moradia. As pessoas que passavam pela rua podiam observar a construção de um pequeno edifício dando um novo formato ao ambiente. A reforma significativa de um dos anexos do terreno, abre as portas para a reformulação de outras partes. Quem via o pequeno edifício, agora se surpreende com a construção de mais um prédio, contando esse com três pavimentos. A até então casa, se despede do aspecto físico de residência e começa a acompanhar de forma geográfica a grandiosidade de transformação do Ministério que abrange não apenas o Brasil, mas, também, o mundo. 

A expansão, que não para de acontecer, ganha mais um capítulo: com o crescimento sem precedentes, a casa ao lado é também adquirida e vira mais uma parte chave do projeto: a editora Rhema Brasil Publicações, junto ao VerboShop, tem um lugar permanente para chamar de seu. Lívia Marques, arquiteta que está à frente da obra desde o início, concedeu para nós uma entrevista e comentou como tudo começou e o que nós podemos esperar do que está por vir. Acompanhe: 

PORTAL: A expansão do Ministério Verbo da Vida já é uma realidade diante dos nossos olhos, mas, antes disso, você quem visualizou primeiramente. Como foi que a proposta de reforma chegou em suas mãos?

LÍVIA: A princípio tinha recebido o convite para reformar apenas o anexo da casa para a Coordenação Rhema. Depois, Suellen sinalizou a necessidade de ajustar o refeitório e a copa, pois o espaço estava pequeno para a quantidade de colaboradores. Na época, em 2018, tínhamos menos de 100 funcionários.

O Apóstolo Guto, percebendo a necessidade de reorganização, decidiu então fazer a expansão completa. Foi aí que veio a ideia de aumentar a quantidade de salas, já visando o crescimento do Ministério. Comecei a pensar na disposição dos ambientes, precisei estudar todas as coordenações, passar em cada uma consultando as necessidades porque todas tem a sua especificidade, não é?! Quando o projeto arquitetônico é feito, pensa-se em todos os aspectos que dizem respeito a esse funcionamento. Fui então estudando os fluxos, iluminação, quem tem que ficar perto de quem para funcionar melhor, onde precisava ter um arquivo para poder dar suporte, cores, enfim… Todos os detalhes.

Fui estudando o espaço geográfico que tínhamos aqui, porque o terreno é bem grande e ele estava pouco aproveitado. A zona que nós expandimos ficou com aproximadamente 1300m² de área construída. Todas as coordenações estão com uma capacidade de até 30% a mais para receber novos colaboradores. Vieram mais algumas exigências depois, conversei com alguns amigos engenheiros, estudamos o caso para viabilizar a obra sem pilares.

PORTAL: Inicialmente, a reforma não foi algo proposital, certo?! À medida que as coisas foram acontecendo e as necessidades surgindo, houve um desenrolar de fatos. Da mesma forma, a casa anexa foi comprada de acordo com as necessidades. Quais são os planos para ela? O que vamos ter nesta nova instalação? 

LÍVIA: A parte toda do térreo funcionará exclusivamente para a Editora Rhema Publicações. Contará com um espaço aberto para receber escritores, pessoas que vem fazer compras ou conhecer a editora, contendo também um café. Toda a parte administrativa ficará na parte de baixo, juntamente com o Verbo Shop. Aproveitando a boa estrutura da casa, usaremos a lâmina toda do pavimento da laje superior para construir salas. O Apóstolo Guto pensou nesse espaço para as pessoas que vêm e passam alguns meses. A ideia é transformar em uma área rotativa. Não seriam salas fixas, montaríamos o layout de acordo com a necessidade.

PORTAL: Como arquiteta, quais foram os desafios que você encontrou para fazer todos esses reajustes?

LÍVIA: De tudo, entender a complexidade do conjunto. A minha função principal é organizar as coisas para que haja um melhor funcionamento. Esse foi sempre o partido principal: melhorar os fluxos, disposições de trabalho, para que as pessoas não tenham necessidades – por causa do espaço – de produzir mais. A outra questão foi pensar em legislação, normativas e etc; estudar tudo isso para poder corresponder à toda parte jurídica que é envolvida também dentro do projeto.

PORTAL: Falando sobre a continuidade da obra, parte da estruturação dos prédios, etc… Pensando nisso, qual é o próximo passo, o que vai acontecer daqui em diante?

LÍVIA: Terminamos a parte de alvenaria, estamos rebocando e agora começamos com a infraestrutura. Vem a parte elétrica, hidráulica, tubulações, shafts… Esse momento é um pouco mais lento, vai parecer que não está saindo nada do lugar.

Realmente, não “enche” tanto os olhos como anteriormente, onde todo dia tinha uma coisa nova sendo erguida. Mas depois que terminar toda essa parte de infraestrutura, começa a parte dos acabamentos, que é bem empolgante. É aí que vamos vendo a transformação dos espaços. Tudo deixando de ser cinza para entrar cores, texturas, revestimentos, louças, metais e toda a parte de acabamento. Aí já é o ponto final mesmo da obra. 

PORTAL: Qual a estimativa de entrega da obra?

LÍVIA: Estamos trabalhando com a meta entre junho e julho. Cremos que estaremos com pelo menos toda a parte de iluminação, revestimento, louça, metais, portas, janelas, tudo pronto.

Talvez, a parte de mobiliária ainda não, mas, a de infraestrutura para o pessoal já conseguir usar e trabalhar, vai estar ok. 

O Apóstolo Guto Emery, que começou como o braço direito do Pastor Bud Wright, é um dos cabeças responsáveis pela idealização dos passos dessa grande expansão. Além de sentar junto à diretoria e equipe responsável para pensar nos próximos feitos e tomar as decisões adequadas, ele também conversou conosco sobre o andamento desse projeto. Confira:

PORTAL: Apóstolo, como foi para o senhor e os membros da diretoria, esse novo passo de adquirir a casa e iniciar mais um capítulo de expansão da construção do ministério?

AP. GUTO: Já vínhamos com o desejo de comprar a casa há um tempo. O dono deu um preço muito alto e ficamos orando ao Senhor para que o valor chegasse no patamar correto que poderíamos pagar. Esse novo passo faz parte de todo esse sonho que temos para a estrutura de supervisão e apoio que vai trazer crescimento para as igrejas e escolas. É para nós uma grande bênção a editora e parte de outros escritórios que estarão lá e dinamizarão parte do nosso trabalho. 

PORTAL: O senhor postou há uns dias em uma de suas redes sociais o avanço e crescimento do Centro de Operações e falou um pouco como foi impactante acompanhar a trajetória do Ministério. Vocês começaram em um escritório pequeno, localizado no bairro da Prata, aqui, em Campina Grande (PB), e hoje já estamos com um grande complexo. Como está sendo ver esse sonho tomar forma e dar continuidade ao legado que o Apóstolo Bud começou?

AP. GUTO: Refletindo sobre isso, postei para observamos a sequência, seguindo uma ideia de linha do tempo, onde começamos na Prata, nesse escritório pequeno, e depois que as igrejas foram crescendo, vimos a necessidade dos nossos escritórios da base de supervisão também melhorarem e ampliarem. Viemos para esta casa, que no começo era grande, mas com a chegada novos colaboradores, foi ficando pequena e geramos esse desejo de ampliação para poder melhorar o serviço.

Em 2020 tínhamos todas as plantas feitas, mas não tínhamos aquela sinalização verde para avançar. Em 2021 percebemos que era o tempo e vemos agora se tornando uma realidade o funcionamento de escritórios que vão beneficiar toda a nossa estrutura Verbo da Vida espalhada pelo Brasil e mundo. 

Confira aqui o último boletim da Reforma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados