Verbo FM

Didática, recursos visuais e inspiração movimentaram Reunião de Professores

No sábado (25), a coordenação do Rhema e da Escola Verbo da Vida realizou a Reunião de Professores on-line. Entre os participantes, estiveram presentes o presidente do Ministério Verbo da Vida, o Apóstolo Guto EmeryCanrobert Guimarães, diretor das Escolas Rhema, além de Renato Gaudard, Perilo Borba, Juliana Borba e Thiago Borba.

A reunião foi iniciada com palavra de ânimo para entusiasmar, ainda mais, os professores para o cumprimento deste ano letivo, iniciado recentemente. Em seguida, Juliana Borba destacou alguns ajustes necessários para as unidades, devido os decretos provenientes da pandemia.

Para explicar sobre o assunto, o mestre Canrobert falou com mais clareza: “Esse ano não está sendo diferente no que diz respeito ao calendário de 2020, quando a pandemia começou no país. Por causa disso tivemos que reestrutura tudo e esse ano seguimos essa linha. Trabalhei nos calendários e já adiantei alguns. Mas os ajustes são necessários e a nossa expectativa é que tudo se acomode e seguiremos nas escolas em formato hibrido em muitas delas. Deus sabia de tudo o que iria ocorrer, mas a graça d’Ele está presente e estamos indo bem” disse.

Direto da Europa, Marina Cabral enviou um vídeo no qual ela destacou as expectativas da formatura que ocorrerá daqui a dois meses. Serão várias nações envolvidas no evento.  Atualmente, temos 14 nações representadas e ligadas a Escola Bíblica Verbo da Vida.

Dando prosseguimento, Guto Emery falou um pouco sobre o envolvimento do professor na igreja local: “Eu instruo os professores para quando não estiverem em outras cidades ensinando, ele congreguem, se conectem com a sua igreja local.

O Rhema não substitui igreja local, ele é um apoio para tornar você mais forte, mas é necessário seu engajamento na sua igreja”.

Outro destaque importante na reunião foi para a Alumni. Thiago Borba mostrou a importância de estar com a associação em dia e poder usufruir de todo material disponível aos professores nesta plataforma.

Abaixo, confira os comentários enviados durante a reunião:

“Temos uma visão doutrinária e precisamos zelar por ela. Somos como ‘guardiões da visão’. Por isso a grande importância de estar conectado à rede Alumni, para nos mantermos afinados” (Eliezer Rodrigues, São Paulo-SP)

“É muito importante como professores usufruirmos das riquezas e benefícios da Alumni/AMVV conectados com o coração à visão e se aperfeiçoando sempre” (Luciléia Toledo, Brasília -DF)

“É sempre enriquecedor ouvir outros professores e receber de outras unções. Ninguém sabe tudo!” (Sanny Evangelista, Petrolina-PE)

Durante a programação, também foi destacado a realização da Conferência de Ministros Centro-Oeste que terá transmissão ao vivo. O evento vai ocorrer, em Brasília (DF), de 27 a 30 de maio.

RECURSOS VISUAIS

Entre os temas abordados, os recursos visuais como ferramentas didáticas foram apresentados por Perilo Borba. 

Ele instruiu de que forma tais recursos podem ser utilizados em sala de aula, de forma efetiva, a exemplo de slides entre outros estímulos audiovisuais.

“Precisamos tonar as nossas aulas mais interessantes para esse público extremamente conectado. Vemos em estatísticas que dos alunos matriculados apenas 10% está na faixa etária de 16 a 20 anos. E apenas 18% entre 21 e 29 anos. Ou seja, aquele público que se encaixa na geração Z. Isso corresponde a apenas 38 % do total de alunos no Rhema. Essa geração precisa em sala de aula de mais estímulos visuais para um melhor aprendizado.” 

O Pr. Perilo falou um pouco sobre a “Geração Z”, que são os nascidos entre 1990 até 2004. Segundo ele, essa geração está conectada completamente em seu dia a dia e faz usos desde a infância das novas tecnologias.

Entretanto, tais habilidades tecnológicas geraram pontos positivos e negativos com respeito à concentração e atenção.

Ele deus algumas dicas de recursos visuais, como: dramatização, objetos, as suas próprias vestes, exemplos com frutas e até embalagens de produtos, tudo isso são ferramentas de estímulo ao ensinamento da Palavra.

Durante sua abordagem o bate-papo no canal “bombou”, confira abaixo:

“Muito boas as dicas!!! E reforço que usar a apostila é realmente muito importante! Os alunos amam e percebem a importância do nosso material!” (Raquel Garcia)

​“Uma vez coloquei uma música de Daniel de Souza na aula e no sábado ele veio cantar em nossa igreja, os alunos nunca mais esqueceram, ele chamou os alunos para cantar com ele! Marcou aquela turma!”  (Giovana França)

​“O Pr. Jorge usa: bola de futebol americano, luva de boxe, balão, dinheiro, frutas e também vídeos e imagens.” (Wellington Prando)

Após o intervalo, os professores obtiveram mais informações sobre a biografia do Apóstolo Bud Wright, com a apresentação de vídeo e depoimentos sobre a trajetória na escrita dessa obra tão edificante.

“Na biografia, me vejo fazendo parte da visão, vivo a história do Pastor Bud lendo cada capítulo, e compreendo o poder de uma legado”, contou o professor Francis, no bate-papo.

Em seguida, Magliana Rodrigues falou um pouco sobre plano de curso e plano de aula.

Ela ainda tratou sobre a importância do material didático, do planejamento, separatas, entre outros.

Eu desconfio daquele professor que entra em sala de aula buscando inspiração. Quando Paulo disse que aquele que ensina deve se esmerar ao ensinar. Então, penso que se você pode entrar em sala inspirado, não entre buscando inspiração. Não busque na inspiração uma tábua de salvação para uma aula que você não planejou.

Encerrando, Fernando Leal falou um pouco sobre a Coordenação Doutrinária a importância desse trabalho no ministério ajustando as questões doutrinárias.

O ministro citou algumas pessoas no Brasil que estão nessa coordenação para dar suporte aos professores.

Os professores também viram um pouco as revistas Conexões e Guto Emery destacou que o propósito delas é também de instruir os mestres. Ele destacou que em cada edição tem mensagem do irmão Kenneth Hagin, além de autores como Tony Cooke entre outros.

Certamente, essa foi uma tarde de instruções preciosas, enriquecendo ainda mais os professores, a reunião foi concluída cumprindo o seu objetivo: ter mestres excelentes ensinando nas nossas escolas.

 

 

1 Comentário

  • Glória a Deus!
    São dicas preciosas, bastante valiosas, sem dúvidas!
    Fazer o melhor para o Senhor e com excelência!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!