Marcos Honório e Eunice enviaram relato da obra no Chile em carta notícia

Postado em
0

O ano está começando com notícias do casal de missionários Marcos Honório e Eunice que estão desenvolvendo duas atividades em Santiago, Chile. Confira abaixo a carta notícia enviada por eles:

Graça e paz!

“Presta contas da tua mordomia…” (Lucas 16.2).

Parece que foi ontem, mas já se passaram nove anos desde que recebemos dos nossos queridos Guto e Suellen a missão de ajudar as igrejas do Chile. Foi numa Conferência de Ministros do Sudeste, em Atibaia, São Paulo em 2011.

Chegamos aqui no início de 2012 e fixamos nossa residência na cidade de Santiago. E isso foi possível graças às parcerias que firmamos.

“E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros” Fl 4.15

Naquela época, o Ministério Verbo da Vida no Chile, era composto por três trabalhos. Um pequeno grupo na capital Santiago, que se reunia na casa de uma família missionária, outro grupo em Rancágua, cidade mineira a 90 km de Santiago, que tinha a frente um casal de chilenos e se reuniam num clube da cidade. Além de uma igreja mais ao sul, na cidade de Chillan, que ainda não estava legalizada e era dirigida por outro casal de missionários brasileiros.

Nossa primeira empreitada foi organizar as igrejas e regularizar a situação dos pastores. Trabalhamos na tradução do Estatuto Social, reconhecemos as igrejas de Rancágua e Chillan junto ao governo chileno e apoiamos os trabalhos com viagens semanais entre as cidades, levando a visão do Ministério. Nesse tempo ajudamos a igreja de Rancágua alugar um bom espaço no centro da cidade e isso deu um grande impulso ao grupo que cresceu sensivelmente nesses dois primeiros anos.

Além disso, a pedido do Ministério, passamos a apoiar o Rhema Bolívia em Cochabamba, para onde viajamos algumas vezes para ensinar e ministrar na igreja da Fé que havia naquela cidade.

Ao final dos dois primeiros anos percebemos que para que houvesse um crescimento maior da visão na região era importante formar líderes com a qualidade dos graduados do Rhema Brasil. Iniciamos então as negociações para abrirmos a escola na cidade de Rancágua e depois de muitas conversas, no final de 2013, conseguimos a autorização para abrir a escola.

Assim terminamos nossa primeira fase da missão Chile e agora também Bolívia, com duas igrejas totalmente organizadas, os pastores ordenados, as diretorias funcionando, além de um Rhema liberado para funcionar a partir de 2014.

A segunda fase começa de 2014 quando mudamos para a cidade de Rancágua e organizamos o Primeiro Rhema Brasil na América espanhola. Trouxemos Caroline, nosso filha, do Brasil para nos ajudar, organizamos uma diretoria e começamos a receber os primeiros alunos.

Passamos três anos trabalhando nessa escola, formamos duas turmas, com alunos tanto das nossas igrejas como de outras também. Hoje muitos deles são ministros na igreja de Rancágua e estão divulgando a visão da fé tanto no Chile como em outras nações.

Além disso, nesses dois anos, recebemos em nossa casa dezenas de ministros que vieram do Brasil ensinar e influenciaram significativamente os irmãos chilenos com o “jeito Verbo da Vida de ser”, além de impactarem os alunos e membros das igrejas com suas unções e conhecimento da Palavra.

Foi um tempo alucinante, mas que também impactou muito nossas vidas, recebendo tantos homens e mulheres de Deus, ungidos e cheios de sabedoria, que marcaram a história do Verbo da Vida no Chile.

Ao final desses três anos o Espírito Santo nos dirigiu a voltar a Santiago para uma terceira fase da missão. Assim passamos a direção da escola para os chilenos e nos mudamos de volta a capital.

Caroline também, por uma direção do Senhor e por orientação do Ministério assumiu um ministério itinerante, ensinando nas escolas do Brasil, da Argentina, além de seguir cooperando com o trabalho no Chile.

No início de 2017 voltamos a viver em Santiago. Milagrosamente alugamos um apartamento na comuna de Ñuñoa e passamos a fazer reuniões dominicais tanto em nosso apartamento como também no salão de festas do prédio.

Além disso, também passamos a realizar encontros da nossa supervisão, que agora incorporava também o Peru e o Paraguai. No ano seguinte, 2018 organizamos a primeira Conferência Verbo da Vida Chile, Bolívia, Peru e Paraguai, com a participação do Pr Marcelo Carvalho, de Belo Horizonte,MG.

Também no início de 2018, alugamos um salão no centro de Santiago e abrimos a IVV Santiago Centro. Igreja que hoje já conta com um número considerável de membros de várias comunas da Região Metropolitana de Santiago e que mesmo nesse período de Pandemia que atravessamos recentemente, se consolidou.

Ainda em 2019 realizamos nossa Segunda Conferência Verbo da Vida Chile, Peru, Paraguai e Bolívia, dessa vez com a presença do Apóstolo Guto, além do nosso Diretor Executivo Renato Gaudart e do Supervisor Amauri. Foi um sucesso e os ministros desses países tiveram a grande oportunidade de receber da unção do Bispo Guto, do Renato e do Amauri, sendo assim tremendamente impactados e animados a seguir adiante e consolidar o Ministério nessa parte sul da América Espanhola.

Dois mil e vinte foi um ano surpreendente. Muitos dos nossos planos e projetos se frustraram e tivemos que nos adaptar a uma situação que jamais havíamos experimentado. O Chile e diversos países da nossa supervisão entraram em “quarentena total”. O Espírito Santo nos iluminou e tivemos um ano fantástico. Conseguimos organizar dois cultos semanais pelas redes sociais, além de realizarmos “lives” com os diversos departamentos da igreja. Graças a Deus podemos dizer que terminamos 2020 melhores do que quando começamos.

Podemos dizer que agora estamos iniciando nossa quarta fase da missão e os projetos para essa etapa são:

  • Aluguel de um novo prédio para a igreja de Santiago
  • Rhema Chile Santiago 2022
  • Treinamento de ministro e professores
  • Abertura de dois ou três pontos de pregação em Santiago
  • Abertura de uma nova igreja em Arica, divisa do Chile com Peru e Bolívia
  • Abertura de uma nova igreja no sul do país com o envio e apoio de um casal de missionários

Ore conosco por esses projetos

Tudo o que conseguimos realizar nesses nove anos foi com o socorro do Espírito Santo e com o teu apoio. Mesmo sem viver ou trabalhar aqui, com as tuas ofertas você ajudou a alcançarmos um grande número de chilenos, bolivianos, peruanos e paraguaios e formar muitos ministros. Que Deus em sua infinita bondade e fidelidade retribua tua generosidade duplicadamente.

Seguimos contando contigo.

No precioso nome de Jesus Cristo,

Pr. Marcos, Eunice e Caroline Honório

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA