Verbo FM

Pregação: Manoel Dias (Sexta-Feira)

Nós estamos aqui em uma Conferência, porque na medida em que você vai ouvindo as mensagens, você vai conferindo. Paulo nos falou sobre examinarmo-nos para ver se estamos na fé. É por isso que estamos aqui, não para julgarmos uns aos outros, mas para julgarmos a nós mesmos. E creio que seja propósito de Deus separar-nos das mulheres, para que tanto nós, quanto elas, possamos conferir coisas específicas do papel de cada um.

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai- vos varonilmente, fortalecei- vos” (I Coríntios 16.13)

Devemos vigiar a nós mesmos, individualmente, e permanecermos firmes na fé. Paulo também falou sobre nos portar varonilmente como homens, corretamente. E, para nos ajudar a cumprir estas três primeiras exortações, ele falou sobre a unidade, o fortalecimento que recebemos por estarmos juntos. A unidade nos fortalece. Precisamos está juntos!

A Bíblia é cheia de histórias de homens que ajudaram e estendaram as mãos uns para os outros. Paulo falou sobre muitos parceiros, companheiros de combates. No Velho e no Novo Testamento há vários exemplos. Vamos seguir isto. Vamos ajudar uns aos outros a ser um marido, um pai e um servo de Deus melhor.

“… desenvolvei a vossa salvação, com temor e tremor… para que vos torneis irrepreensíveis…” (Filipenses 2.12)

Deus está nos levantando para fazer  a diferença nessa geração! Deus quer que você seja um homem firme, a começar pela manhã quando você se levanta, se olha no espelho e se alegra com a consciência: “está tudo bem diante de mim e Deus!”.

Em muitas culturas, nós vemos cerimônias de transição em que os pais encaminham os seus filhos para a vida adulta. Eles deixam de ser meninos e tornam-se homens. Assim foi com jesus com 12 anos, quando Ele disse: “Me convém cuidar das coisas do meu Pai”. Lembro-me de que, com 14 anos, o meu pai disse: “Você agora tem uma chave da casa”. Ele estava me dando responsabilidade, ele estava dizendo: “Você não é mais um menino!˜.

Porém, muitos homens cresceram apenas fisicamente, envelheceram, receberam maiores responsabilidades, mas, não cresceram nas atitudes. Será que você é um exemplo para os seus filhos? O que você vai deixar como legado para eles?

Talvez alguns digam: “Eu não tive um referencial de um pai na minha casa!”. Mas, é por isso que Deus está colocando homens dEle perto de você.

Eu percebo que há homens aqui presos ao passado. Alguns se frustraram consigo mesmo. Outros, por algum motivo, até deixaram de sonhar. Mas, hoje, Deus quer lhe resgatar dentro de você mesmo. Volte a sonhar! Os seus erros só podem lhe parar se você deixar. Levante-se, arrependa-se, fortaleça-se e avance!

Fortaleça outros. Irmãos fortalecendo irmãos, pastores fortalecendo pastores, vamos crescer juntos. Você que já está mais maduro, fortaleça e invista nos jovens da sua igreja. Seja um referencial para os mais novos. Somos um Ministério que ainda vai levantar muito mais jovens. Glória a Deus pelos ministérios de jovens nas igrejas.

Invista também nos órfãos, fortaleça-os. E há também aqueles que são “órfãos de pai vivo!”. Vamos ajudá-los!

Eu creio que posso usar uma expressão aqui: “áreas em crescimento!”. Há áreas em que eu ainda estou crescendo, mas um irmão já está forte nela. É por isso que precisamos nos associar, para que um fortaleça o outro naquela área em que já cresceu.

No capítulo 2 da sua carta para Tito, o apóstolo Paulo falou tanto para mulheres, quanto para os homens, ensinarem aos mais moços. O mundo diz que esta geração está deformada, os valores estão invertidos, mas, nós vamos fazer a diferença! O que foi perdido ou mudado por causa do pecado, voltará à luz devido a Palavra de Deus.

E Paulo também diz para os mais jovens aprenderem. É necessário aprender. Só se aprende a ser um homem de verdade com outro homem. Aprenda a ser um homem de Deus, com os valores de Deus, firmes na fé, portando-se varonilmente.

Por que Josué disse: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”. Porque ele tinha uma influência e uma liderança sobre a sua casa, a ponto dos outros o seguirem. Ele era um referencial!

Homens, não percam os seus filhos para o mundo. Você não tem gerado filhos para ficar combatendo com o diabo. Você gerou filhos para darem continuidade a sua integridade. Se o diabo quiser usar seu passado, posicione-se como justiça de Deus e diga: “diabo, aquele é um velho homem. O meu passado está na cruz!”.

Quando se fala em masculinidade, as pessoas pensam logo em força. basta você ver as academias. E nada contra isso. Podemos cuidar do corpo, mas não idolatrá-lo. Porém, Jesus, como homem, não tinha sua prioridade na força física. Ele tinha força de caráter, autoridade espiritual, integridade e zelo por aquela que vinha a ser a sua noiva, a igreja. Jesus também era ousado e corajoso. Deus quer lhe dar valentia, a valentia dEle, a que não é contra pessoas, é contra o pecado!

“Estejam vigilantes, mantenham- se firmes na fé, SEJAM HOMENS DE CORAGEM, sejam fortes” (I Coríntios 16.13 – Versão NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!