Verbo FM

Projeto em Bento Gonçalves (RS) promove atividades com o Guerreirinho

A igreja Verbo da Vida de Bento Gonçalves (RS), através do projeto social Deles é o Reino adotou o livro Guerreirinho e os Tesouros do Rei para desenvolver uma atividade semanal no primeiro semestre de 2022. Com a literatura, as crianças atendidas pelo projeto foram despertadas sobre a oração, a generosidade e a Palavra de Deus. 

A coordenadora do projeto, Daniela Vargas, que também é diretora e professora do Rhema local, contou que a ideia da aplicação do livro do Guerreirinho aconteceu no momento em que tiveram acesso à publicação, que é uma parceria entre o autor Godofredo Couto e a Editora Rhema Brasil Publicações. “Na busca de um bom material para planejar as aulas, encontramos no Guerreirinho uma linguagem acessível de fé, salvação e amor. O livro apresenta atividades atrativas e diversas, dando a possibilidade de um momento completo e envolvente com a Palavra”, comentou Daniela. 

A leitura virou um momento de aprendizado para os guerreirinhos

A coordenadora disse que, a cada quarta-feira, por um período de uma hora, as crianças do Deles é o Reino se reúnem para as atividades junto ao livro do Guerreirinho. Daniela acrescentou: “Em forma de ensino, junto às excelentes ilustrações do livro, exploramos as características da turminha, gerando identificação e curiosidade nas crianças. Lembro que, no final da primeira aula, duas crianças pediram o livro para os pais, pois já queriam saber o final da história”.

As crianças estão muito animadas por causa das atividades com os personagens do livro. Valentina Romani, de 11 anos, falou um pouco sobre a sua experiência. “Eu faço parte do projeto social Deles é o Reino. Agora estamos trabalhando em cima de um livro chamado Guerreirinho e os Tesouros do Rei. Eu adoro esse livro, pois é tipo um gibi que fala da Palavra de Deus de um jeito maravilhoso, onde eu e meus colegas entendemos. Esse livro é um dos meus preferidos e aconselho todo vocês a lerem”, disse a menina.

Daniela falou que, durante esse tempo com os livros, as crianças ficam atentas, concentradas nas atividades e participando com perguntas. Os maiores gostaram da experiência de colorir nas cores referência dos personagens. “Gostei muito do livro. Ele é interessante, pois inclui personagens diferentes de cada personalidade. As atividades de respostas nos fizeram refletir sobre a história e nos ajudam a fixar o ensino”, disse Rafael Elian, de 12 anos.

A ideia da coordenação é utilizar um capítulo por semana podendo se estender por até duas semanas. E eles já estão planejando, na sequência, usar o volume dois da Turma do Guerreirinho. 

Aguçando a inteligência dos pequenos

A coordenadora Daniela sempre trabalhou com crianças na igreja e sabe como é importante sermos criteriosos quanto às atividades a serem desenvolvidas com elas. “Nossas crianças são inteligentes e evoluídas. É uma urgência nesta geração a criação de conteúdos atrativos e de valores, para podermos trabalhar princípios com eles. Estes livros auxiliam as turmas nas salas das igrejas, pequenos grupos, pais que muitas vezes não conseguem se expressar na linguagem de compreensão do seu filho. Somos muito gratos pelo envolvimento da nossa editora”, comentou. 

Ela também falou um pouco da experiência que sua própria família teve com o livro do Guerreirinho. “Nossa experiência pessoal com o livro foi muito animadora. Antes de indicar para o projeto, lemos com nossos filhos, um de 12 anos e um de 3 anos. Vimos os olhos deles brilhar. Eles receberam logo a mensagem com alegria. Então decidimos usar com as crianças do Deles é o Reino”.

Daniela ainda comentou que é uma benção o autor Godofredo Couto ter sido inspirado a dividir seu talento através de histórias preciosas e envolventes. “As ilustrações também são atrativas e doces, transmitem aconchego e acolhimento. Cremos e declaramos que esses materiais só irão aumentar para nossas crianças através da nossa Editora Rhema e do autor Godofredo. E já estamos esperando os próximos!”, festejou a coordenadora.

Sobre o Projeto Deles é o Reino

Segundo Daniela, o projeto Deles é o Reino é um espaço de convivência, no período da tarde no contraturno escolar, proporcionando acolhimento em ambiente familiar e inspirando valores de amor e resgate de confiança e autoestima. As atividades foram iniciadas em outubro de 2020, mesmo durante a pandemia, com esportes e oficinas diversas, atendendo em média 50 crianças.

Hoje, o projeto oferece atividades de educação física, Taekwondo, inglês, reforço escolar, momento com Deus, a Hora do Jogo, introdução a libras, Conhecendo as Culturas e oficinas variadas. Os trabalhos são realizados nas segundas, quartas e quintas à tarde, além dos sábados. “Contamos com profissionais como assistente social, pedagoga, dentista, educadores e uma equipe linda de voluntários”, disse Daniela. 

Ela disse ainda que o projeto conta com o total apoio da igreja local, que cede o espaço do auditório, salas para aulas e treinos, cozinha equipada, a quadra no estacionamento fechado e toda a infraestrutura do projeto. “Além de divulgar as atividades, a igreja também é uma investidora. A maior parte dos voluntários são membros da própria igreja”, finalizou a coordenadora.

Veja mais sobre o projeto na matéria de 2021

Guerreirinho também vira atividade no Verbo de Inhumas (GO)

Durante a pandemia, o Departamento Infantil do Verbo da Vida em Inhumas (GO) aproveitou a disponibilidade dos livros do Guerreirinho e também fez uma grande atividade envolvendo as crianças da igreja. Os líderes da igreja, pastor Flaviano e Ana Gadelha nos contaram um pouco sobre o que fizeram na época. 

No período de quarentena e lockdown, que afetou os cultos, da igreja, eles identificaram o material do Guerreirinho que estava disponível. Então, veio a ideia de ministrar o tema coragem e alegria através de um kit de pintura com o personagem. “Com todo cuidado, colocamos lápis de cor, um chocolate com recadinho e as impressões da história do Guerreirinho, e entregamos as nossas crianças. Alguns pais se emocionaram e compartilharam conosco a alegria das crianças com a ‘aulinha’ em casa”, contou Ana Gadelha.

Algumas mães também lembram bem da emoção que sentiram na época. Gessyka, mãe de Davi e Yasmin comentou: “Fiquei tão feliz por esse cuidado e zelo por nossos filhos. Ver tanto carinho nesse momento tão delicado que estamos passando, nos fortalece”. Já Paula, mãe de Heitor e Zahara falou: “Nossa, como o Heitor ficou feliz quando viu o kit. Nem reparou no chocolate. Já foi logo para o livrinho do Guerreirinho. Obrigada, tia Ana, por tanto carinho”.

E, assim, a Editora Rhema Brasil e o autor dos livros, o Godofredo, estão colecionando testemunhos puros e sinceros com as histórias que estão alcançando crianças de todo o Brasil com a Palavra da Fé na linguagem delas. 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!