Graduada da Escola de Missões relata treinamento no Panamá pela Jocum

A graduada da Escola de Missões Rhema , Érica Leite, participou de um período de treinamento no Panamá pela JOCUM e enviou uma carta notícia narrando esta maravilhosa experiência. Confira abaixo:

2015_carta_erica06

Olá, graça e paz,

Meu período prático da ETED (Escola de Treinamento e Discipulado- JOCUM Recife) foi no Panamá e durou aproximadamente um mês e meio. Minha equipe era composta de quatro brasileiros, um americano e uma inglesa. Ficamos na base da JOCUM na Cidade do Panamá, onde trabalhamos em diversas áreas de necessidade, com a finalidade de servi-los em que precisassem. Foi maravilhoso nos sentirmos úteis naquele lugar e ver o que Deus fez em nós e através de nós.

2015_carta_erica09

Não éramos a única equipe de prático da ETED que eles recebiam. Trabalhamos em parceria com os práticos da Guiana e da Costa Rica, lidando com alunos e obreiros de diversas nacionalidades. As diferenças culturais eram desafiadoras, porém muito enriquecedoras. Iniciamos ajudando a mudar toda a base de uma área mais afastada (Chilibre) para uma região mais central da cidade. Participamos dos cultos da “Gamboa Church” todos os domingos, auxiliando com as crianças, testemunhando, compartilhando a palavra e orando pelas pessoas. Também ministramos na prisão masculina algumas vezes, compartilhando testemunhos, palavras de encorajamento, teatro e louvor. Fizemos um trabalho voluntário em parceria com os Engenheiros sem Fronteiras para ajudar a levar água encanada para a comunidade carente de Kuna Nega. Fomos a duas aldeias indígenas Emberá em parceria com a ONG “International Medical Relief” levando instruções de saúde básica, remédios, atendimento médico e odontológico para mais de 600 pessoas. Fizemos bastante evangelismo na nova vizinhança, nas ruas e nos ônibus, onde desenvolvíamos relacionamentos, falávamos a respeito da necessidade de termos uma relação pessoal com Deus, oferecíamos orações entre tantas outras coisas. Cada dia eram experiências novas e surpreendentes! Os panamenhos são bastante receptivos, amigáveis e abertos para ouvir sobre a Palavra. Apesar de ser um país cristão, ainda é muito ligado à religião e regras. Nosso objetivo era principalmente amar as pessoas, demonstrando isso de diversas maneiras. Porque o amor é sempre a melhor resposta, não importa qual tenha sido a pergunta. E o melhor: não precisa de tradução, afinal é uma linguagem universal e qualquer um pode compreendê-lo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Essa experiência foi extremamente enriquecedora para mim, ampliou meus horizontes, me fez crescer em fé, me fez ver que o mundo é bem menor do que eu imaginava e que nenhum desafio é grande demais quando estamos no centro da vontade de Deus. Me ensinou a ser um pouco mais humana, a enxergar a necessidade do meu próximo, a ter mais compaixão, a respeitar as diferentes formas de pensar e agir, valorizando a beleza de cada cultura,  deixando de lado detalhes insignificantes que não nos levam a lugar nenhum.

Incentivo aqueles que nunca fizeram uma viagem missionária a fazerem uma. É impressionante como nosso jeito de ver as coisas muda e começamos a dar mais importância ao que realmente importa. Temos a oportunidade de aprender a resolver conflitos e amadurecer nos relacionamentos, sabendo lidar com imprevistos e aproveitando o máximo de cada oportunidade. Agradeço a todos que me encorajaram, oraram e contribuíram para que tudo isso fosse possível. Meu coração está cheio de gratidão a Deus por tudo o que vivi e aprendi nesse tempo.

“A qualquer lugar, contanto que seja frente”. (David Livingstone)

Que Deus continue te abençoando,
Erica Leite

Assista ao vídeo com fotos da viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!