“Olá, graça e paz!
Começo meu relato com uma observação importante: após anos (quase 13, para ser exata) editando e postando cartas-notícia, chegou a minha vez! Então, caro leitor, já lhe peço muita paciência com a minha primeira experiência como missionária. Comprometo-me a melhorar nas próximas, tá?
Cheguei! Cheguei! Cheguei! (piada interna que talvez alguns verbianos entendam). Estou em terras lusitanas desde 15 de dezembro de 2021. Deus foi grandemente fiel e justo, pois, depois de uma longa espera, meu visto saiu e embarquei para uma nova estação.
No primeiro contato, o frio de 8ºC ou 10ºC foi bem desafiador para mim, mas, firmada na fé de que esse frio já acabou, estou me adaptando rapidamente. Apesar que ouvi de várias pessoas que este ano não fez o frio que normalmente faz, eu só glorifiquei a Deus que permanece sendo fiel na minha vida.
Ao chegar, um turbilhão de coisas aconteceram ao mesmo tempo: documentos que precisavam ser vistos, casa nova, pessoas novas, trabalho novo, igreja nova e idioma novo (para mim, o português daqui é quase isso, mas estou crendo em Deus que já aprendi, em nome de Jesus, amém?), mas a graça do Senhor tem sido tão maravilhosa, que tenho passado por cada etapa de forma leve.
Em menos de um mês aqui, já comecei a liderar a equipe de Mídias Sociais da igreja (fotografia, redação e redes sociais) — essa foi uma daquelas surpresas boas. Além disso, também estou integrando a equipe de Multimídia. Outra conquista também está sendo gravar o vídeo de avisos da igreja.
Está sendo um tempo muito bom de serviço e aprendizado!
Como ainda não temos muitos colaboradores, o Pr. Gleison estava me ajudando nas gravações, mas, para aliviá-lo nessa função, resolvi fazer sozinha.
Um dia, pedi ajuda aos meus colegas da comunicação do MVV no Brasil que fizeram chamada de vídeo, também falei com uns irmãos daqui da igreja por mensagem e pronto!
Hoje, já consigo ligar o som, a câmera, ajustar o foco, me maquiar, escrever o roteiro, colocar pra gravar, apresentar e editar… Uffa! Está sendo incrível! É maravilhoso saber que, mesmo com esforço, você está sendo alívio para o seu pastor.
Desde janeiro, estou atuando no escritório do MVV. Integro a equipe de Comunicação do Ministério na Europa, sob a coordenação do Pr. Arthur e Daniele. E tem muito trabalho, viu? Mas servir com eles é tão leve e divertido que tudo flui naturalmente! Além de atuar nessa área, também tenho auxiliado o Pr. Gleison e Marina em outras atividades necessárias no escritório (um missionário precisa estar pronto para fazer o que for preciso, não é?), assistenciando com planejamentos e com a agenda do MVV, por exemplo.
Em fevereiro, auxiliei na live de lançamento do JPN Europa — será a primeira edição do evento aqui e vai acontecer de 15 a 17 de abril. Os jovens por aqui estão com muitas expectativas para o evento. Março chegou e estamos a todo vapor para o JPN que já está bem pertinho.
Mesmo com todas as dificuldades sendo superadas e com a graça do Senhor operando, a saudade de casa já bateu… sinto falta da outra parte da minha família que ficou no Brasil, dos meus amigos e a grande família do MVV em Campina Grande. Foram anos servindo ao Senhor ao lado de pessoas incríveis, mas, em breve, a gente se vê, pessoal!
Com a guerra da Ucrânia, as igrejas na Europa iniciaram um período de intercessão diário. Temos orado e crido que essa guerra já acabou e a paz já está sendo estabelecida naquela região. Ore e creia junto conosco, para que essa guerra acabe logo e não tenha reflexos nos outros países. Ore também para que o Senhor guarde os missionários, pastores e o povo de Deus nesses lugares.
Já estamos empenhados nos preparativos para o 1º JPN Europa! Estamos trabalhando muito e crendo que será um tempo em que muitos jovens serão impactados para cumprir o IDE.
Sou grata por cada um que pegou junto comigo, seja ofertando, orando ou enviando mensagens de carinho. Não sabia como essas coisas eram importantes, até estar do lado de cá. Muito obrigada! Vocês estão fazendo parte do grande movimento de Deus na Europa!”
Até que Ele venha,
Taisa Santana.
@taisa_santtana