Verbo FM

O conhecimento prático

Por: André Martins

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz” (Colossenses 1.9-12)

Todas as vezes em que eu leio essa passagem, eu sou movido há coisas maiores e melhores em Deus.

Eu não sei se você consegue perceber por dentro, essa necessidade humana de ser pleno, cheio, completo e realizado por algo que só Deus pode dar. Isso é o resultado do desejo  humano de viver uma vida original, para o qual ele nasceu. É a força motriz que move o homem. Alguns canalizam essa fome pelo conhecimento na ciência, tecnologia… Outros, adotam um comportamento negativo como o uso de drogas, abuso de bebida, sexo, enfim… Isso nada mais é do que a fome interior de encontrar valor, propósito e significado.

A redenção por meio de Cristo preenche essa fome, essa sede, essa necessidade humana.

Porém, eu acredito que o novo nascimento é a porta que destranca todas as promessas de Deus. É o start! Após essa mudança interior, é necessário o conhecimento prático de Deus.

Meditando em Colossenses 1.9 ao 12, meu coração me ensina algumas coisas:

  1. Sou ensinado a viver uma vida de oração em favor da minha vida pessoal e de outras pessoas.
  2. Sou inspirado a viver transbordando do pleno conhecimento de Deus, a fim de conhecer a vontade Dele para a minha vida.
  3. Esse conhecimento não é mero conhecimento intelectual. Não vem da minha caixola pensante ambulante!
  4. Esse conhecimento é algo prático, espiritual, por meio de revelação, resultado de uma vida de comunhão em amor.

Há um conhecimento natural. Esse conhecimento é limitado. Há um conhecimento espiritual. Esse conhecimento é ilimitado.

Esse conhecimento espiritual é algo pessoal e prático. Te inspira a viver uma vida diária de oração, estudo e meditação. Gera em você maturidade. Te ensina a conhecer a vontade de Deus pra sua vida. Te aperfeiçoa no amor. Te motiva a ser perseverante e constante. Te torna grato, pois você sabe que ainda não se tornou na prática tudo o que pode ser, mas entende que Ele já fez tudo pra você “SER”. Promove em sua vida alegria, honra e herança, pois você é filho amado.

A sabedoria verdadeira é mais do que conceitos humanos. O saber incha, ensoberbece. O amor edifica, nos faz crescer na fé.  1 Coríntios 8.1

Eu não busco o conhecimento de Deus somente pra saber mais. Eu busco o conhecimento de Deus movido por esse amor que me edifica e me torna pleno dEle mesmo!  Efésios 3.18-19

E quanto mais o eu conheço a Deus, mais eu descubro que tem mais para se viver… E assim, eu vou vivendo, conhecendo-o e prosseguindo em conhecê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!