Verbo FM

Atualidade sensata

O livro de Atos descreve várias passagens em que a igreja estava sendo perseguida, mas existe duas que eu quero especificar. Uma relata que Paulo estava em seu espírito indignado com a idolatria da cidade de Atenas, e sobre isso pregava nas sinagogas e também nas praças. Mas, os filósofos da época levaram-no até o areópago de Atenas, para que Paulo explicasse a doutrina que ele pregava, sobre Jesus e a ressurreição.

É importante que você compreenda que o areópago na Grécia funcionava como uma assembleia, ou fórum aberto para discussões sobre temas relacionados a política, a filosofia e tantos outros, ou seja, os maiores cientistas sociais, políticos passavam por ali. E Paulo teve a oportunidade de pregar a palavra, ao termino da pregação alguns creram, outros escarneceram, todavia as boas novas estavam sendo anunciadas não apenas em sinagogas, igrejas, mas em centros de ciência, filosofia e etc. (Atos 17.18-29).

A outra passagem diz respeito ao templo em Éfeso dedicado a deusa Diana, esse texto relata que Demetrio, um ourives de estatuas da deusa, incitou grande alvoroço contra Paulo e seus companheiros, uma vez que estes pregavam a adoração ao verdadeiro Deus.  A Bíblia diz que eles arrebataram apenas os companheiros de Paulo, mas que este quis se apresentar, porém por conselhos dos amigos não se apresentou, ficou quieto até que a agitação na cidade cessasse, em seguida Paulo mandou chamar seus discípulos e os confortou, despediu-se deles e prosseguiu. (Atos 19,20)

Vejamos, são duas situações parecidas, uma vez que nas duas ocasiões o assunto em questão é a idolatria, no entanto para cada uma delas houve uma direção diferente. Na primeira, Paulo anunciou a verdade da palavra, e na segunda o mais conveniente foi se calar, e instruir os seus discípulos.

Nos dias em que vivemos não temos que no silenciar, não proclamar as verdades da palavra de Deus, mas assim como Paulo precisamos usar do bom senso, da direção do espírito para perceber o que é conveniente em cada situação. Eu vou contar um exemplo meu para que você compreenda melhor, eu estudo com jovens que são homossexuais, eles são gente boa, todavia porque não conhecem o que nós temos são enganados pelo espírito das trevas, me respeitam, sabem que sou crente, curtem publicações minhas no Facebook.

Eu percebo no meu espírito que não é conveniente para mim compartilhar imagens que eu sou contra o homossexualismo, pois eu perderia o coração deles, logicamente eles sabem que eu sou contra, mas no meu coração eu tenho uma direção de, por enquanto, amá-los com ações e no tempo certo, amá-los com palavras, anunciando-lhes o evangelho das boas-novas. Eu não estou dizendo com esse exemplo que você deve agir como eu, tenho amigos que compartilham tais imagens e não tenho nada a dizer sobre isto, mas ao longo do texto eu tenho tentado lhe dizer que você não deve negar a verdade da palavra de Deus. Entretanto, deve utilizar o bom senso e ser guiado pelo espírito para saber agir em cada circunstância. Você não tem que ser “Maria vai com as outras” ou “José vai com os outros”, mas deve ser responsável pelas suas próprias decisões.

Outro detalhe, é que naquela época havia outros apóstolos, mas somente Paulo teve a oportunidade de proclamar em alto e bom tom numa assembleia aberta a palavra de Deus, naquele dia ele foi com um farol da justiça em meio a uma geração corrupta.

Também nos dias de hoje, alguns de nós seremos levantados em assembleias públicas como faróis da justiça, eu vejo isso na vida de Silas Malafaia e Marcos Feliciano, ambos estão sendo em nossa sociedade como atalaias da verdade. É possível, que alguns de nós não concordemos com a forma de expressão com as quais ele se expressão, com a forma de agir etc. Observe o que a bíblia tem a dizer sobre isso,

Então, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem usando teu nome para expulsar demônios e o impedimos, porque ele não é do nosso grupo”. Jesus reprovou-os: “Não o impeçam. Se ele não é inimigo, é aliado”. (Lucas 9.49, 50 – A mensagem)

Esse homem pregava Jesus, só não fazia parte do grupo dos discípulos, e por isso, eles acharam que podiam impedi-lo, às vezes, as nossas atitudes demonstram o mesmo posicionamento, porque não concordamos com pequenos detalhes, passamos a compartilhar imagens, pensamentos contra nossos queridos irmãos, Silas Malafaia e Marcos Feliciano.

Ainda assim, eles não são inimigos, são nossos aliados, quem não é contra nós é por nós. O que nos liga é a verdade da palavra, Jesus, e eles são proclamadores dessas convicções, ao invés de julgá-los, devemos orar por eles, para que com ousadia continuem anunciando a vontade de Deus.  Sendo mais direta, se não temos o que dizer ou que fazer é melhor que fiquemos quietos, e não sejamos tolos, suficientes levantando-se contra os nossos irmãos, que são membros do mesmo corpo de Cristo do qual fazemos parte.

Alguém pode pensar, que estou te incentivando a silenciar em face da desmoralização estampada na civilização, em nenhum momento eu disse isso , até mesmo “porque não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos, importa que obedecemos a Deus do que a homens” (Ato 4.19; 5.29).

Mas, o que me chamou atenção é que Pedro foi quem proferiu tais palavras diante de autoridades que tentavam impedi-lo de pregar o evangelho. Porém, esse mesmo Pedro foi quem disse mais na frente “Sujeita-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (I Pedro 2.13,14,17).

A minha pergunta é: Acaso Pedro estava em contradição? Ele não estava sendo incoerente, é como já meditamos os princípios da palavra de Deus andam lado a lado. Devemos agradar a Deus acima de tudo, bem como devemos nos sujeitar as autoridades. Eu sei, que outro questionamento acende em nossa mente, como poderemos nos submeter a autoridades que se opõem a Deus?

Inicialmente, quando Pedro escreveu “honrai o rei”, nesse tempo o Rei era Nero, por volta de 54 a 68 d.c, um dos homens que mais perseguiu os cristãos, que ateou fogo em Roma e os culpou por tal infortúnio, mas era esse Rei que Pedro estava dizendo honrai-o. É simples, um dos significados da palavra honra é respeitar, devemos respeitá-los embora que estejam contra a verdade que seguimos, só não precisamos concordar com estes.

Assim como amamos o pecador, mas não anuímos com sua conduta pecaminosa, igualmente devemos respeitar as autoridades, mas entre seguir uma instrução da palavra e uma ordem que negue a vontade de Deus, a realidade de quem somos, o certo é escolhermos o que está escrito, e estar pronto para sermos perseguidos, rejeitados, humilhados. Lembre que Jesus diante de Pôncio Pilatos, não negou quem era, o rei dos judeus, tampouco desrespeitou o governador de modo que aquele homem veio admira-se grandemente com a postura dele . (Mateus 27.11-19)

Se seguirmos o exemplo de Jesus, um homem guiado pelo Espírito Santo certamente faremos a diferença em nossa geração, andaremos em linha com a palavra, mas não desrespeitaremos as autoridades, eles serão constrangidos pelo nosso procedimento santo e cheio de sabedoria. E se caso nos persigam, estejamos alegres porque o mesmo fizeram com os grandes homens que vieram antes de nós.

Irmãos, podemos mudar o destino da nossa nação através das orações, a palavra nos ensina que se orarmos em favor dos reis e pessoas investidas de autoridades, poderemos viver uma vida tranquila e mansa, com toda piedade. (1 Timóteo 2.1,2).

Mas, as vezes é como se houvesse um descompasso no corpo de Cristo, uma vez que declaramos quem somos, o que cremos, mas esquecemos que podemos ligar e desligar assuntos na terra através das nossas oração. Quando oramos pelas nossas autoridades, o coração dele pode ser influenciado pela palavra que conhecemos, cremos e por ela nós movemos. Enfim, procure Amar as pessoas com o Amor de Deus, se encher do Espírito Santo para que em cada oportunidade, e diante de adversas situações você possa saber como agir , falar , se comportar. Não esqueça, somos filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandecemos como luzeiros no mundo, levando a verdade do evangelho e amando como Ele nos amou. (Filipenses 2.15)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!