Desacelere e descanse

Postado em
0

por Luana Mayara

No mês de setembro, existe a campanha nacional de prevenção ao suicídio #SetembroAmarelo . Seu objetivo é exaltar a vida, a busca por socorro, os bons ouvidos que possam ajudar aqueles que precisam. Em Campina Grande, eu lidero um projeto chamado Ressurreição, através do qual estamos realizando uma ampla campanha a favor da vida. 

Aproveitando esse tema quero ministrar uma palavra sobre a necessidade de descansar. Sabe irmãos, a vontade de Deus é que nós tenhamos uma vida saudável em todos os aspectos, não quer dizer ausência de problemas, e sim, que estamos crescendo e superando em Cristo Jesus os desafios que surgem no caminho.

Mas é fato que muitos ministros, filhos de Deus, vivem uma vida estressada, agoniada, agitada por todos os lados. Em razão disso, não conseguem desfrutar do descanso que vem do Senhor, uma vida de confiança no Pai. Muitos fatores geram estresse, porque não dizer estafa, e até mesmo um quadro de depressão. Como não sou psicóloga, e sim advogada, quero ser mais pontual, mas destacar alguns pontos fundamentais que podem gerar o estresse:  uma vida acelerada, assumir demandas além do que pode dar conta, assuntos mal resolvidos. E nesse último ponto, quero apenas frisar: andar em perdão e em misericórdia nos permite viver em descanso. Então, perdoe e esqueça esse assunto.

Pessoas que desenvolvem muitos projetos ao mesmo tempo, que não conseguem parar e descansar, pausar e reconhecer que não dão conta, são candidatas a uma vida na zona do cansaço e estresse.

Sabe irmãos, por mais que tenhamos a Palavra da Fé, precisamos reconhecer que não damos conta de responsabilidades, além daquelas que Deus colocou em nossas mãos. A graça do Senhor é naquilo que Ele fala, e não no fazer sem direção, sem inspiração do alto.

É fato que a mente cansa e o corpo precisa dormir, e com isso não estou enfatizando os sentimentos em detrimento da vida pela fé. Ao contrário, viver pela fé é uma vida baseada na Palavra. A Bíblia nos ensina que Deus sendo Deus não colocou a terra em ordem de uma única vez, mas um dia após o outro a casa era organizada. E, no último dia, Deus descansou de tudo que fez. Mesmo Jesus em seus dias de intensidade, a Palavra é clara que ele sabia parar, ficar sozinho para ter comunhão com Deus, dormir, recarregar as baterias. Tinha momento de comunhão com seus amigos, seus discípulos.

É saudável aproveitar nossa família, nossos amigos, assistir um bom filme, viajar para a praia e etc.  Descanso, se aquietar, discernir o tempo e modo de cada coisa, desacelerar vai nos ajudar a viver a vida com a qualidade, e energia suficiente para cumprir a vontade de Deus.

Até o ano passado eu estava vivendo uma vida muito cansativa, estressante, eu não sabia aproveitar a vida, de fato, me vi agitada, fatigada, e muitas vezes frustrada. Porque quando estamos cansados enxergamos a vida pelas lentes do cansaço, mas quando estamos descansados percebemos a vida de uma forma séria, mas sempre com muita alegria.

 O Senhor tem me ensinado desde então a desacelerar, e a saber que não preciso fazer tudo ao mesmo tempo. Lembro que eu sonhava em realizar vários projetos de uma única vez. O Senhor foi ministrando ao meu coração:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Porque para todo propósito há tempo e modo (EC 3.1; 8.6)”.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmos 46.10).

“(…)buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.33,34).

Deus tem o tempo e modo certo para cada projeto que Ele nos deu, discirna os tempos e modos e vai fazer a diferença, nem tudo tem que ser hoje. Deus tem o tempo certo para você. Ademais, procure descobrir seu ritmo, talvez, a pessoa que está do seu lado consegue ler cinco livros no mesmo período, possa ser que você não, tem que ser um de cada vez! Algo simples, mas faz a diferença.

Se aquietar é arte de silenciar e ouvir com o coração a voz de Deus, que pode ser como um trovão, e pode ser apenas suave como brisa. Só se aquieta quem para, descansa. Jesus enfatiza “não fique inquieto sobre o amanhã”, sim, devemos planejar a vida, ter metas, mas sem ansiedade, basta buscar o Reino todos os dias, tendo comunhão com o Pai, com as pessoas que estão perto de nós e etc. Esses conselhos simples na Palavra de Deus têm a capacidade de nos ajudar. Às vezes, estamos abraçando o mundo com as mãos porque queremos provar algo pra alguém. Você não precisar provar nada, e sim ser guiado pelo espírito, obedecer a Palavra, se submeter as lideranças, e o mais Ele fará.

Enfim, meu ritmo de um ano e meio diminuiu, mas sou grata ao Senhor porque Ele tem me ensinado a não ser acelerada, e sim descansada, organizada, a entender que Ele tem um ritmo único, do céu para a minha vida. Ainda não cheguei aonde eu desejo, ainda luto em dizer não, ajustar agenda, organizar a hora de dormir e acordar, mas me nego a viver de forma acelerada. Nosso Pai nos chamou para descanso e confiança n’ Ele. Elias pediu para morrer porque estava cansado, estressado, a vontade de Deus não era que ele chegasse a esse ponto, era que soubesse andar em descanso no Senhor. Entenda, nunca precisamos chegar aos extremos se seguirmos o que está na Palavra. Se chegarmos ao desequilíbrio, podemos recomeçar e aprender com o coração simples.

De fato, eu não sabia descansar, mas comecei a  pedir ao Senhor que Ele me ajudasse, e assim tem sido. É tão bom aprender a descansar no Pai, saber dizer não, não fazer tudo ao mesmo tempo, aproveitar a família e os amigos. Se você não consegue sozinho, peça ajuda ao Senhor, olha o que está escrito:

“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação” (Salmos 91.14-16).

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA