Verbo FM

Missões é papel de toda a Igreja

por Luana Mayara 

Os texto a seguir está dividido em duas partes. Na primeira, temos uma mensagem inspiradora escrita por Rafaela Brandão Oliveira. Na segunda parte, eu vou apontar alguns caminhos para que você entenda como se envolver com Missões. Confira a seguir:

O que eu posso fazer para que uma vida seja salva?

Eu ouvi um ministro fazendo essa pergunta e pensei: realmente, isso é ser missionário, se importar com vidas. Já ouvi pessoas falando e tendo a imagem equivocada sobre o que é missões ou ser um missionário, mas como cristãos devemos entender bem esse assunto tão importante para nós como Corpo de Cristo.

“Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos. Pois, se ouvirem a palavra e não a praticarem, serão como alguém que olha no espelho, vê a si mesmo, mas, assim que se afasta, esquece como era sua aparência. Se, contudo, observarem atentamente a lei perfeita que os liberta, perseverarem nela e a puserem em prática sem esquecer o que ouviram, serão felizes no que fizerem” (Tiago 1.22-25).

Ao pensarmos em missões devemos lembrar do exemplo de Jesus, o nosso grande missionário, ele foi o maior exemplo de obediência e renúncia durante toda a história da humanidade.

Deus ao criar a humanidade, a amou tanto e o Seu desejo sempre foi de se relacionar com ela, mas por causa do pecado o homem se afastou de Deus e somente através de alguém justo e sem pecado, essa conexão poderia ser restabelecida (Hebreus 10.10).

Jesus veio aqui na terra para fazer a vontade do Seu Pai (Filipenses 2.5-8), Ele deixou toda Sua glória e se identificou com o homem, conviveu com muitas pessoas e deixou discípulos para continuar o Seu trabalho, de conhecê-lO e fazê-lO conhecido, e isso tem nos afetado até os dias de hoje.

Em Sua última ordem, que encontramos em Marcos 16.15 e em Mateus 28.19-20, que é conhecida como a “Grande Comissão”, ela é para toda a igreja, não somente algumas pessoas, como alguns podem pensar.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.19,20).

O “ide” e “fazer discípulos” é para todos nós, o erro é achar que somente os missionários transculturais que devem fazer essa parte, podemos falar de Jesus em todos os lugares que possamos passar.

Missões não é tarefa de alguns, mas é de toda a Igreja! Envolva-se!

Jesus aproveitou todas as oportunidades que surgiam para Ele, Ele alcançou pessoas em todas as esferas de Sua influência. Todos nós somos missionários!

Ser missionário é amar vidas, é ser como Jesus, fazendo a nossa parte, alcançando pessoas de todas as nações. Estamos na terra com um propósito: testemunhar! Nós temos a resposta, para essa vida e para a eternidade. Nossa tarefa como missionários é mudar o destino de pessoas.

Como se envolver com Missões?

Em 2015 e 2016, morei em Portugal para fazer Mestrado e também ter uma experiência missionária. Posso dizer que uma das coisas que sentia falta, em relação ao Brasil, era ter mais contato com amigos, com pessoas próximas.

Então, a primeira questão que desejo compartilhar é que caso você não tenha um chamado missionário para “ir morar em outra nação e pregar o Evangelho”, com toda certeza, entrar em contato com os missionários, mandar uma mensagem faz a diferença. Quando você está do outro lado do mundo, longe de seu ambiente familiar, há dias que são desafiadores, e uma mensagem, por exemplo, “Como você está? Você está precisando de algo?”, faz a diferença.

O missionário Jesus na sua hora mais difícil chamou seus amigos mais próximos, Pedro, Thiago e João. Os missionários também têm horas difíceis, podemos oferecer-lhes nossa amizade, nossa presença com palavras através de um “Whatssap”, um “Telegram”, uma ligação, vai fazer a diferença na vida deles.

Outra forma que você pode se envolver é orando, pelas nações, como também, por missionários. O Apóstolo Paulo, irmãos, por diversas vezes pediu orações às igrejas: “Irmãos, orai por nós” (1 Tessalonicenses 5.25).

“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós” (2 Tessalonicenses 3.1).

Então, podemos adotar um país em oração, ouvir notícias negativas e orar para que a Palavra chegue ao coração dos homens. Também podemos adotar alguns missionários, e constantemente está orando por eles.

Talvez, não tenhamos dimensão do poder da Oração, mas, no mundo espiritual não há distância, o que estamos orando aqui está construindo realidades em nações, na vida dos missionários.

Por último queridos, podemos investir financeiramente, talvez, você não consiga doar todo mês, no sentido de se comprometer com um missionário em grandes quantidades. Mas sabe aquilo que parece pouco para nós? Para outros, muitas vezes, é o que ele está precisando. Quem sabe possamos nos organizar para doar uma oferta generosa algumas vezes por ano. Conheço pessoas que fazem assim, juntam o seu melhor e enviam de uma única vez. Enfim, é importante que a gente entenda algo, todos nós temos contas pra pagar, se aqui em nossa terra natal temos alguns desafios, nossos missionários passam também pelos mesmos desafios. Então, juntos podemos investir dinheiro na vida deles e abençoá-los.

A Bíblia registra, que o próprio Jesus recebia ofertas de mulheres que tinham sido alcançadas através de Sua vida (Lucas 8). Aquelas ofertas era a gratidão delas pelo Senhor, e entendimento de que podiam ajudar Jesus a alcançar outros. Quando plantamos, ajudamos nossos missionários a alcançar outros. Nunca despreze aquilo que você pode fazer por Missões. Jesus é o missionário enviado por Deus para nos amar e nos restaurar. Deus conta conosco para que sejamos seus missionários aqui na terra, algumas vezes, indo e, em outros momentos, orando e também contribuindo!

Missões é uma tarefa para todos!!

 

1 Comentário

  • IMPACTANTE!!!
    É responsabilidade de todos o IDE .
    Como foi dito o que é pouco aos nossos olhos naturais é tudo o que aquele missionário está precisando naquele momento .
    Os missionarios iram alcançar paises e Nações que jamais colocaremos os pés.
    Eles estaram lá levando salvação, mudando a eternidade de muitos .
    Particularmente tenho um COMPROMISSO financeiro todos os meses com um ministério evangelístico que alcança Nações.
    Fielmente todos os meses tenho esse compromisso.
    Em nenhum momento pensei que seria peso OFERTAR todos os meses,realmente fui guiada pelo Espírito Santo, naquele momento que decidi e hj naturalmente falando o compromisso é cumprido todos os meses antes mesmo do dia 5 de cada mês.
    Minha provisão vem de Aba PAI,pq já fiz Jesus SENHOR da minha VIDA.
    Para todos os propósitos existe uma provisão.
    Ousadia e intrepidez para fazer coisas pela FÉ .
    Já somos espirituais e NÃO existe medo em nada .
    Aquele que comecou a boa obra é FIEL em cumprir ,mas Ele precisa da sua obediência.
    Não será PANDEMIA, não será MÁSCARA que vai calar a boca da Igreja.
    Somos embaixadores de CRISTO aqui na terra.
    SOMOS a Igreja Triunfante .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!