Verbo FM

O homem de Deus

Quero falar um pouco sobre um assunto que temos visto de forma recorrente em nosso meio. É uma forma de falar usada muito, mas que pode ser mal interpretada. Na verdade, pode ser que alguns estejam usando-a de maneira equivocada: “o homem de Deus”.

Essa expressão, “homem de Deus” ou “mulher de Deus”, é uma locução adjetiva. Ou seja, caracteriza alguém. Tem muita gente que quando consegue comprar um carro diz: “Esse carro é de Deus”. Isso é algo normal, porque atribuímos a Deus qualquer coisa que para nós seja muito boa. Eu posso dizer sem problema nenhum: “A minha mulher é uma mulher de Deus”, porque ela é uma benção para a minha vida.

O uso dessa expressão não é um problema em si, mas o problema é que a forma como nós temos visto ela sendo usada inspira-nos cuidado. Em muitos ministérios, vemos um ou outro ministro usar essa expressão, “o homem de Deus”, quase como um título ministerial, trazendo a ideia de que quando “o homem de Deus” se apresenta, fala, quando você se encontra com ele, você está se encontrando com uma pessoa acima das outras, ou talvez que tenha um nível de maturidade extremamente alto, uma pessoa que alcançou a plenitude do desenvolvimento espiritual, ministerial e tudo mais.

No entanto, quando olhamos para o Novo Testamento vemos que o sentido dessa expressão é bem diferente. E é no Novo Testamento que temos que nos basear, e não  no Velho.

A única passagem no Novo Testamento que fala sobre o homem de Deus é em II Timoteo 3.16 . Nesse contexto, quando Paulo escreveu sobre o homem de Deus, ele caracteriza esse homem de uma forma muito diferente do que vemos hoje. É importante que possamos nos vacinar e blindar o nosso coração contra sentimentos e motivações erradas.

Penso que talvez você queira um dia, quem sabe chegar, a ser um “homem de Deus” ou, no caso das mulheres, “mulher de Deus”, mas, talvez, você já seja um(a) e nem saiba. Eu, de fato, acredito que você, se for nascido de novo, seja, ou deveria ser

Mas, o que, biblicamente correto, é “o homem de Deus” (lembrando que homem está no sentido de “ser humano”).

Vejamos:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar em justiça; para que O HOMEM DE DEUS seja perfeito e perfeitamente preparado para toda a boa obra” (II Timoteo 3.16-17)

Primeiro vemos que Paulo fala que o homem de Deus está preparado para toda boa obra. Não é só pregar ou operar milagres, trata-se de alguém que faz qualquer tipo de boa obra.

Mas, o mais importante é que “o homem de Deus” não é alguém que já está perfeito ou totalmente amadurecido, mas sim alguém que está nesse processo, por está, constantemente, deixando-se ser ensinado, instruído, corrigido e educado pela Palavra de Deus.

A Bíblia nos ensina, nos repreende, nos corrige e nos educa com o objetivo de que, como homens de Deus, nos tornemos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra.

A Bíblia NÃO diz para que alguém se torne um homem de Deus. Depois de ser corrigido, ensinado, repreendido e educado ai você vai se tornar um homem de Deus. Não, não é isso que Paulo falou.

A Bíblia diz que o homem de Deus ele vai ser corrigido, vai ser ensinado, vai ser repreendido e vai ser educado. Esse processo de ensino, repreensão, correção e educação irá torná-lo perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Ou seja, o homem de Deus, passando por esse processo, vai se tornar maduro e pleno para o serviço do Senhor, em qualquer área, não só no púlpito.

O homem de Deus não é o que é maduro, é o que está sendo amadurecido. Infelizmente, há muitos que se dizem maduros, mas, na verdade, estagnaram no processo de amadurecimento pelo engano de que já sabem de tudo ou de que sabe mais do que todos.

O homem de Deus não é plenamente maduro, mas ele está sendo amadurecido pela Palavra. Se eu quero me qualificar e me enquadrar nessa condição de “homem de Deus”, eu preciso estar aberto ao ensino, correção, repreensão e educação na justiça. Porque eu sei que preciso aprender mais a cada dia.

Reconheço que não sou infalível, não cheguei na plenitude do amadurecimento espiritual que a Bíblia projeta para a minha vida. De fato, eu acho que aqui na terra ninguém chegará à esta estatura de varão perfeito, no pleno conhecimento da verdade, porque nós sempre vamos estar aprendendo alguma coisa. A Palavra de Deus e o próprio Deus são fontes inesgotáveis de conhecimento, sabedoria e riqueza. Essa atitude de se tornar apto a ser corrigido, ensinado, repreendido e educado é o que o torna alguém um homem ou uma mulher de Deus.

Talvez, observando esses pontos, alguns não se incluam nessa categoria, principalmente alguém que já se acha pleno e maduro para o serviço no ministério, porque, no momento em que você para de aprender, você deixa essa categoria de homem de Deus. Porque “o homem de Deus” não é alguém que já sabe de tudo.

A Palavra é apta para nos repreender e essa repreensão é algo no sentido de ser verificado, ser provado, ser testado. O homem de Deus não é alguém inquestionável. Ele é uma pessoa que precisa ser repreendida. Se ela precisa de repreensão é porque, certamente, em algumas áreas esta pessoa ainda está errando.

O homem de Deus é uma pessoa que precisa ser corrigida. No dicionário Strong, correção significa aperfeiçoamento de vida e caráter. Provavelmente, o homem de Deus vai apresentar algumas falhas de caráter que vão ter que ser corrigidas. Todos nós temos falhas no caráter a serem corrigidas e isso não desabona ninguém para o ministério. O que desabona uma pessoa para o ministério é achar que já está pronta.

O homem de Deus é uma pessoa que precisa ser educada. Ou seja, ela precisa ser treinada. Um homem de Deus precisa ser corrigido, repreendido e treinado. Essa atitude é que o faz ele ser quem ele é. Caminhar nesse trilho de crescimento vai dar a ele a consciência de que precisa ser ainda mais amadurecido e melhorado para as coisas que Deus conta com ele para serem feitas.

É importante que as pessoas e principalmente seus líderes vejam essa pessoa assim, como alguém ensinável, fácil de ser tratado, humilde para nunca deixar de aprender. O apóstolo Paulo aprendeu (Filipenses 4.12), até mesmo Jesus (talvez o único que se encaixaria na definição equivocada de homem de Deus – perfeição), “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. E, TENDO SIDO APERFEIÇOADO, se tornou o autor da nossa salvação” (Hebreus 5.8-9). Falaremos mais sobre isso em outra oportunidade.

*Transcrição da mensagem no Centro de Operações do MVV

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!