Verbo FM

A Jornada Pessoal

Por: Manassés Guerra

“A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.” (Provérbios 13.12)

Não importa o que você fez, alcançou, conquistou ou a grandeza que experimentou no passado, há sempre muito mais para desenvolver, liberar e expressar. Pessoas extraordinárias sabem que o que fizeram nunca deve ser confundido com o que ainda podem fazer, e por isso nunca se acomodam numa grande realização. O verdadeiro sucesso não é meramente um projeto. É uma jornada.

Você também não pode determinar a sua capacidade comparando-se com os padrões ou realizações de outras pessoas. Esta atitude coloca o seu verdadeiro potencial à mercê dos outros, dando-lhes o direito de determinar o seu sucesso. Você deve comparar o seu sucesso com o seu potencial pessoal e com seu destino.

Por causa da “ cultura de comparação” que há em nossa sociedade, desenvolvemos um comportamento baseado na competição de uns com os outros. O resultado é frustrante, porque passamos a maior parte de nossas vidas comparando nossas conquistas com as de nossos semelhantes e tentando viver à altura dos padrões de aceitação deles. Ficamos preocupados em ser o que os outros determinam e não o que deveríamos ser.

O desenvolvimento do potencial de liderança é uma escolha. E quando dizemos que a liderança é uma escolha, estamos dizendo fundamentalmente que podemos escolher o grau de iniciativa que queremos desempenhar em resposta ao desafio: “O que posso fazer de melhor em tais circunstâncias?”.

Para explorar ao máximo seu potencial você deve eliminar todas as desculpas e motivos para tomar uma atitude. Existem muitos momentos de desânimo entre o começo de uma experiência e o aperfeiçoamento de uma habilidade. Porém, quando desanimamos, paramos de encontrar razões para fazer o que sabemos que podemos fazer. O que mais importa não é o que acontece comigo, mas o que acontece em mim.

E a procrastinação é um inimigo perigoso da liderança. A ação de adiar uma decisão com frequência tem sua procedência no desânimo. As coisas de valor exigem paciência e perseverança. John Maxwell diz: “Há três tipos de pessoas neste mundo: ‘os que vão’, ‘os que não vão’ e os que não podem’. Os primeiros fazem tudo. Os segundos opõem-se a tudo. Os terceiros não conseguem nada.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!