Verbo FM

O Conselho de Jetro

blog_dentro_manasses1Os líderes são pessoas comuns que, em dado momento da vida, se viram em circunstâncias extraordinárias, as quais tiveram que enfrentar.

Muitas vezes, em momentos como esses o espírito de liderança vem à tona e o potencial escondido se revela. Uma vez assumindo sua condição de líder, a pessoa passa a inspirar confiança e entusiasmo em outros.

Jane Smith expõe assim a sua visão acerca de líderes que delegam poder: “Os lideres eficazes são capazes de delegar poder às pessoas porque são confiantes, autodisciplinados e altamente motivados. Os bons líderes sabem que não podem carregar nos próprios ombros o empreendimento inteiro ou o departamento inteiro”.

Moisés, um grande personagem bíblico, também não liderou sozinho. Ele precisou do auxílio de parceiros ministeriais nas coisas extraordinárias que realizou. Recebeu ajuda de Arão e Miriã: “Enviei diante de ti, Moisés, Arão e Miriã (Miquéias 6.4). E mais a frente, Moisés tentou, sim, sozinho a responsabilidade de aconselhar, direcionar e encarregar-se das tarefas concernentes ao governo de quase um milhão de pessoas.

Porém, ao receber a visita de Jetro, seu sogro, tomou sábios conselhos com relação a designar tarefas e delegar poder: “Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?” Então disse Moisés a seu sogro: “É porque este povo vem a mim para consultar a Deus”. (Êxodo 18.15)

Então o seu sogro lembrou-o de que precisava delegar, caso contrário a obra seria pesada demais para ele: “O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes… Porque este negócio é muito difícil para ti, tu só não o podes fazer (v. 17)”.

Então Jetro aconselhou Moisés a estabelecer líderes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. O conselho de Jetro foi dado a Moisés cerca de 3500 anos atrás. Apesar de tão antigo, continua atual.

Ele recomenda que o dirigente se concentre nas questões mais importantes e delegue os assuntos secundários para seus auxiliares: “E seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo” (v. 26)”. Observe que conselho maravilhoso: Delegar tarefas para repartir a carga da liderança.

Moisés recebeu a visão de Deus, mas precisou entender a necessidade de delegar. E, delegar não significa apenas passar tarefas para os outros. Alguns líderes delegam apenas porque querem passar o abacaxi para frente.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!