Verbo FM

Visão e valores

blog_dentro_manasses1“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo” (Habacuque 2.2)

Construir equipes eficazes que transformem ideias em realidades é a grande aspiração de um líder. Por isso, o líder precisa aprender a encontrar e reter as pessoas capazes e não ficar tão cismado a ponto de cair na estagnação. Investir no aprendizado mútuo e ter uma atitude envolvente que contagie todos ao redor.

Como alguém já disse: “É extremamente difícil progredir sem ser uma pessoa positiva, pois simplesmente ninguém gosta de trabalhar ao lado de uma nuvem negra. Mesmo que a ‘nuvem’ seja muito inteligente.”

Como líder, você precisa saber para onde está levando todo mundo. O escritor Ralph W. Emerson disse: “Um líder é aquele que vê mais do que os outros veem, que vê mais longe do que outros veem, e que vê antes que os outros vejam.”

Você quer e pode vencer. Mas é preciso saber como alcançar a vitória tão almejada. É necessário saber que tudo tem haver com as pessoas quando se trata de vencer. É preciso ter valores nobres e transmiti-los com clareza. Saiba que, como líder, você precisa dar vida à visão.

Para tanto é necessário que se tenha um ambiente onde uma missão poderosa e valores concretos são conhecidos. Onde se tenha transparência  franqueza em todos os níveis de liderança. Onde as pessoas sejam tratadas com justiça e reconhecimento de acordo com sua integridade e caráter, mas também de acordo com o seu potencial e desenvolvimento pessoal.

Cada membro da sua equipe precisa ser orientado, através do seu próprio exemplo como líder, a ser o modelo e não o crítico, a ser fiel a compromissos assumidos, a não se esconder em um estado de espírito acusador e nem colocar a culpa nos outros. Responsabilidade pessoal significa ter que responder pelos próprio atos. Ou seja, “aja sabendo de antemão que suas ações terão consequências e que você deverá explicar porque agiu como agiu.” Um consultor na área de liderança disse certa vez: “Sem expectativas claras a responsabilidade pessoal não significa nada.”

A visão proclama com exatidão para onde se está indo e a missão propõe os comportamentos que o levarão até lá. Isso evita que você e sua equipe caiam na armadilha das missões que pretendem ser tudo, para todos, o tempo todo. As metas não podem ser tão sombrias a ponto de parecerem inalcançáveis. Um estrategista em liderança disse: “as declarações de missão eficazes equilibram o possível e o impossível”.

Quando a missão não é objetiva e os valores não são concretos há muito a perder. A equipe e a organização nem de longe realizará todo o seu potencial se estiver sendo dirigida apenas por uma lista de regras pendurada num quadro. E conseguir com que todos participem, gerando mais ideias, faz toda diferença e proporciona muito mais adesão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!