Verbo FM

Evangelismo X Missões

por Jadeilton Almeida

Nessa oportunidade, gostaria de trazer uma breve diferenciação entre evangelismo e missões. Por mais que sejam assuntos tão básicos, ainda é comum encontrarmos pensamentos conflituosos entre os cristãos. 

Para isto, gostaria de compartilhar em breves palavras o que o Dr. Ralph Winter disse a respeito do assunto: “Evangelismo é a Igreja crescendo onde está. Missões é a Igreja crescendo onde não está”. 

Quão esclarecedoras são essas simples palavras! A prioridade deixada pelo Senhor Jesus sob a responsabilidade da sua Igreja, antes dele ter sido elevado aos céus, foi espalhar-se por toda a Terra, cabendo, hoje, a nós cristãos darmos continuidade a Sua obra. 

Quando a igreja sai pelo seu bairro e/ou cidade anunciando o evangelho e fazendo novos discípulos, ela está “evangelizando”, crescendo onde está. Agora, quando a igreja sai não mais pelo seu bairro e/ou cidade pregando o evangelho, fazendo novos discípulos aonde não havia a presença da mesma, ela está fazendo “missões”. 

A igreja é responsável por pregar o evangelho aos que estão próximos e ela é, igualmente, responsável pelos que estão longe. A distância geográfica e/ou cultural não a exime da sua responsabilidade de anunciar o Evangelho, pelo contrário, o que mais motivava o apóstolo Paulo era anunciar a Cristo aonde ainda não havia sido anunciado. 

A igreja passa estágios em sua trajetória de vida, o estágio final dela é estender-se para o mais distante possível, como bem disse Jesus em Atos 1.8

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

(Atos 1.8)

Gostaria de terminar com algo que o Pr. Rick Warren disse: “A saúde espiritual de uma igreja é muito mais determinada pelo número de pessoas motivadas pela grande comissão, do que pelo número de cadeiras que nela existe”. 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!