Verbo FM

Ele está dentro de nós

por Thiago Borba

 

O batismo no Espírito Santo não é algo opcional para um crente, é essencial para você ter uma vida bem-sucedida aqui na terra. Lá em João 14, Jesus começa anunciar o Espírito que Ele iria enviar, Ele iria enviar outro como Ele, a fim de estar conosco em todo o tempo.

Olhe os detalhes do que Jesus está dizendo aqui, em João 14.16: da mesma forma como Jesus era, o Espírito Santo seria. Jesus enquanto estava na terra era limitado a estar com aquelas pessoas, mas o Espírito ele habita em nós, é muito melhor desfrutar do consolador dentro de nós. Os discípulos estavam tristes e não queriam que Jesus fosse, mas Ele mesmo disse que o que, hoje, nós experimentamos com o Espírito Santo é melhor do que o que os discípulos desfrutavam antes. Através do ministério do Espírito Santo em nós é que podemos fazer obras maiores do que as que Jesus fez antes. Em Marcos 16.17 diz: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas”.

O Espírito Santo sempre esteve aqui na terra, em Gênesis 1.2 diz que o Espírito pairava sobre as águas, Davi também falou sobre, nos Salmos 139. Ele sempre esteve aqui, mas nunca teve acesso ao coração do homem, por causa do pecado. Mas Jesus veio para resolver isso e, hoje, podemos ter o Espírito dentro de nós, habitando no nosso coração.

É exatamente isso que acontece conosco quando nascemos de novo, quando cremos no nosso coração e confessamos com a boca que Jesus é o nosso Senhor, nós somos recriados e agora temos condição de abrigar o Espírito Santo dentro, para sempre.

Em João 20, no primeiro dia depois que Jesus ressuscitou, os discípulos estavam reunidos e Jesus de repente aparece no meio deles, e soprou sobre eles o Espírito Santo. Naquele dia os discípulos estavam recebendo o novo nascimento, a aliança que Jesus tinha acabado de conquistar na cruz, eles estavam recebendo o Espírito dentro deles. E ao final dos 40 dias que Jesus esteve com eles, Ele mostra para eles que aquela experiência não era o suficiente, Jesus deixou claro que aquela experiência maravilhosa com o Espírito que é incrível e traz salvação, não era suficiente, não era a única.

Em Lucas 24.49 diz: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. No primeiro dia dos 40 Jesus sopra o Espírito sobre os discípulos, eles nascem de novo, tem sua natureza transformada, mas ao final dos 40 dias, Jesus começa a apontar o que eles iriam fazer dali por diante, seriam suas testemunhas por toda terra. E por isso, Ele os instruiu a não saírem de Jerusalém até que do alto eles fossem revestidos de poder, tinha algo mais, não estavam prontos até que recebessem a promessa. Eles seriam revestidos de poder, revestidos significava ser vestidos de novo, eles precisavam de uma nova experiência, uma segunda experiência com o Espírito Santo, que é fundamental.

Em Atos 2.39, depois que os discípulos foram cheios Pedro fala a mesma coisa, que essa promessa é de Deus para todos nós. O batismo no Espírito Santo não é pontual, não é algo que Deus dá para alguns, ele é uma promessa para todos aqueles que são filhos de Deus. Ele precisa que seja assim, Jesus disse que seríamos enviados assim como Ele foi enviado.

Se você prestar atenção, Jesus só começa seu ministério depois de ter sido batizado no Espírito, em Mateus 3 vemos isso. Vamos ver algumas características do Espírito Santo para que você possa entender: primeiro, quem batiza é Jesus. Não é o pastor, nem os conselheiros, é Ele, Jesus que nos batiza com o Espírito Santo e com fogo, afinal a promessa foi dele. Ele quem disse que não nos deixaria órfãos, Ele quem prometeu outro consolador.

Segundo, quem pode ser batizado? Todo aquele que for filho. Se faz necessário apenas ter nascido de novo e crer no batismo. Não dá para viver a vida que Deus tem para nós sem o revestimento de poder do batismo no Espírito, não estaremos prontos para expressar a natureza de Deus aqui sem isso. Esse poder é quem nos capacita a fazer o que Deus quer que façamos.

Eu fico muito cuidadoso quando nós nos expomos a ministros que não creem no batismo. Tenha muito cuidado com as ministrações que você tem ouvido fora. Procure ouvir pessoas que creem como você crer, porque por mais que alguns possam conhecer a Teologia, pode ser que não conheçam aquele que inspirou o que está escrito.

Nós não conseguiríamos viver sem o Espírito, sem Ele não saberíamos nem orar, Ele é a nossa capacidade para produzir resultados de Deus em nós.

É o ministério do Espírito em nós (o novo nascimento) e o ministério do Espírito sobre nós (o batismo no Espírito), essas duas experiências que nos habilitam a viver a vida de Deus aqui na terra. É possível conhecer Jesus e não conhecer o Espírito Santo, assim como é possível ser salvo e ir para o céu sem conhecê-lO, mas você vai estar perdendo muito.

Sabe quanto tempo você tem que esperar para ser batizado e ser cheio do Espírito Santo? É o tempo que você leva para crer nisso. Fé não é tentativa, fé é certeza, é convicção. Se você crer, você vai ser batizado hoje.

Falar em outras línguas é a prova concreta de que alguém foi batizado pelo Espírito, essa é a evidência, vemos isso em Atos 19.6 e em Atos 10.44-46. Um outro erro muito comum é das pessoas acreditarem que o batismo no Espírito se refere somente à oração em línguas, e não é bem assim. O batismo vem para que você possa ser fortalecido e alcançar outros, rios de água viva começam a fluir de dentro de nós. A oração em línguas nos carrega por dentro para que possamos ir e destruir as obras do diabo, mas existe mais, vem também os dons e habilidades.

Não podemos ficar somente na teoria, precisamos ir para a prática. Se prepare para Deus usá-lo durante os momentos de culto, na sua casa, nas suas redes sociais. Esteja sensível ao que Deus vai fazer, porque você tem o Espírito Santo e Ele está dentro de você para que você seja uma testemunha, e testemunha precisa falar do que viu e ouviu.

O batismo vem para nos edificar por dentro e para que possamos edificar a vida de outras pessoas. Sede fervorosos no Espírito, quando formos mais fervorosos não é que virá mais do Espírito, Ele sempre esteve dentro, mas é que quando damos mais espaço, Ele dentro de nós estará transbordando e alcançaremos outras pessoas. As línguas vem do nosso Espírito, não é da nossa mente, podemos orar em línguas e pensar em outras coisas. Então, por isso se faz necessário controlar nossos pensamentos, ore mais alto do que os seus pensamentos, se concentre, tenha foco. Em momentos de oração é que respostas, provisões e direções chegam. A sua semana será diferente porque algo maior se levantou dentro de você.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados