Vencendo a depressão – Parte I

Postado em
0
 por Eliezer Rodrigues
 
“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12.25).
 
Nesse texto, encontramos três pontos importantes que nos fazem entender como alguém pode entrar em uma depressão. Simultaneamente, o mesmo texto ajuda-nos a não cairmos nessa armadilha. Dizem que a depressão é a doença deste século e está em um crescimento acelerado. De fato isso é verdade, está acontecendo mesmo. Mas eu pergunto a você: de onde vem a depressão? 

Cientificamente, a depressão pode originar-se por vários “gatilhos” (esse é o nome dado para o “start” da depressão na vida do indivíduo). Pode vir pela morte de alguém querido; pelo estresse, um divórcio, uma falência financeira etc. Médicos também dizem que é uma questão biológica, hereditária, e uma possibilidade nas pessoas que vivem em baixa autoestima. Enfim, são muitos “gatilhos”.

Contudo, há práticas bíblicas que nos protegem da depressão e até mesmo curam pessoas deprimidas, independentemente, da sua origem. Para a ciência, a depressão é neurológica; mas para a Bíblia, começa na alma. Não podemos confundir cérebro com alma! Por isso digo que uma alma não tratada refletirá no sistema neurológico e em todo corpo humano. Então como se trata a alma? Porque; se conseguirmos salvá-las, salvaremos nossas emoções e sentimentos. Vamos ver:
 
“Portanto, DESPOJANDO-VOS de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para SALVAR A VOSSA ALMA. Tornai-vos, pois, PRATICANTES DA PALAVRA e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.21-22).
 
Não há como dar errado! Se renovarmos nossas mentes pela palavra de Deus e, se nós nos tornamos praticantes dela, a Bíblia diz que salvaremos nossas almas. Veja… a Bíblia diz que “assim como pensa em sua alma assim ele é”. Uma alma doente faz um cristão viver uma vida miserável, mesmo sendo filho de Deus! Por isso o apóstolo João diz:
 
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, ASSIM COMO É PRÓSPERA A TUA ALMA” ( 3 João 1.2).
 

Veja…PROSPERIDADE e SAÚDE vêm através de uma alma próspera! O que seria uma alma próspera? Uma alma renovada pela palavra de Deus! A mente do homem é o centro da sua alma. Uma vez que renovamos a nossa mente pela palavra de Deus, temos as vontades e as emoções da alma salvas pela poderosa e viva palavra de Deus!

Veja este texto do apóstolo Paulo:

“E não vos conformeis com este século, mas TRANSFORMAI-VOS pela RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
(Romanos 12.2).
 
Percebeu que é NOSSO dever como cristãos transformarmos nossas mentes pela palavra de Deus? Percebeu também que, depois que transformamos pela renovação das nossas mentes, PROVAMOS a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Perceba que o resultado para os que cuidam da sua alma nunca será depressão. Agora veja também este outro texto de Hebreus:
 
“Porque a palavra de Deus é VIVA E EFICAZ, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e PENETRA até ao ponto de dividir ALMA e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).
 
Observe…a palavra de Deus entra em lugares aos quais a ciência jamais chegará! Claro que não somos contra médicos e remédios, mas a palavra de Deus está acima! Glória a Deus! A palavra de Deus é viva e eficaz! Ela é infalível! Vamos voltar à pergunta: “De onde vem a depressão”? Iremos estudar sobre isso na parte dois desse artigo.
 
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA