Verbo FM

Aprendendo a viver as estações

por Dione Alexsandra

* Trecho do Livro Superação

“E Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.” (Daniel 2:21)

Vivemos a nossa vida olhando para frente, mas a entendemos olhando pra trás. Por vezes, vemos na TV o anúncio de que a primavera chegou, e sabemos que essa estação é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.

Mas de imediato não vemos, por vezes, flores nem plantas ao nosso redor. No entanto, o fato de não as vermos não significa que a estação não chegou. A primavera está lá. Em algum momento, você verá plantas. Assim também acontece com o verão, que tem início logo após a primavera.

Nessa estação os dias são mais longos que as noites e as temperaturas são muito elevadas. É uma das estações preferidas da maioria das pessoas, em especial para aqueles
que tiram férias nesse período. Nessa estação, as roupas costumam ser mais leves, pela necessidade de manter-se livres do calor.

Logo depois surge o outono. É nessa estação em que os dias ficam mais curtos e frescos, as frutas ficam maduras e começam a cair. As folhas das árvores começam a mudar de cor, ficando amareladas e caem. E, por fim, chega o inverno. Essa é a estação mais fria do ano, podendo chegar até a registrar temperaturas negativas em algumas regiões.

As noites desse período são mais longas que os dias. Exigindo roupas mais pesadas para que, mais aquecidos, nos protejamos melhor, devido às baixas temperaturas.

Em nossa vida, existem estações diferenciadas que exigem de nós mudanças, seja de palavras, pensamentos, atitudes, comportamentos. Teremos dias maravilhosos, floridos
como aqueles lindos dias das primaveras de setembro.

Mas seremos desafiados em tenebrosos invernos que surgirão repentinamente, sem aviso prévio, muitas vezes, nos tirando o chão, e vamos precisar estar firmados e Deus e na Sua Palavra, para assim permanecermos firmes diante das inúmeras situações que a vida trará e nos testará.

Alguns dias, serão como aqueles dias de outono, quando as folhas caem e ficam sem beleza, sem cor e por vezes, parecem até sem vida. Aqueles dias que parecem
intermináveis, que tudo parece sem saída.

Nesses dias, é hora de lembrar que o nosso Deus é o Deus das épocas e das estações. Ele está conosco de janeiro a janeiro, o ano inteiro, nos dias ensolarados, mas também nos dias mais cinzentos.

Nos dias em que estamos rodeados de gente, mas também quando estamos sós. Deus é o Deus que nos ensina diante dos maiores invernos, quando as tempestades batem com rígidos ventos, e parecem que vão nos destruir, dias nos quais a meia noite parece insistir em permanecer constante diante de nós.

Muita coisa que Deus permite que lhe aconteça, não tem intenção de levá-lo à derrota ou fazê-lo infeliz. São avisos de que é preciso corrigir a trajetória da vida ou, então, sim, vai acabar mal.

Se escutar os sinais e redirecionar sua vida para melhor, tudo ficará bem. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem qualquer obstáculo, isso nos aleijaria.

Não seríamos tão fortes quanto poderíamos ter sido. Diante dos sofrimentos, aprenda a tirar lições de vida.

Em cada estação que passamos precisamos tirar lições. Uma árvore não dá fruto em todas as estações. Existe o tempo dela apenas ficar lá, sendo cuidada, preservada, adubada, para, a seu tempo dar seu fruto.

Assim, também, acontece conosco. Por vezes, ficamos quietos, sem produzir frutos, mas precisamos permanecer, sendo cuidados, adubados, preservados, mantidos, nutridos, para, no tempo certo, darmos novos frutos.

Mas isso só vai acontecer, de acordo com João 15, se permanecermos. Ao observar o capítulo 15 de João a partir do versículo 4 até o versículo 10 você verá que a palavra raiz PERMANECER vai aparecer algumas vezes ela aparece de várias formas:

PERMANECEI, PERMANECER, PERMANECERDES, PERMANECEM, PERMANECEREIS. Ou seja, não existe outra alternativa para nós. É permanecer ou permanecer! Um dos grandes segredos para passarmos por dificuldades e problemas dos mais diversos na vida, é sabermos ter estrutura para PERMANECER firmes no Senhor, mesmo diante dos mais rígidos ventos. Porque na trajetória da nossa vida, uma coisa é certa, eles virão.

Por vezes, baterão forte e se não estivermos fortalecidos no Senhor vamos desabar como aquela casa que foi construída na areia. (ver Mateus 7:21-24). O segredo da casa construída na rocha não ter desabado é PERMANECER. Mesmo diante dos ventos, chuvas e tempestades. Mas, permanecer como? Em que? Em quem? A resposta está no versículo 4 do capítulo 15 de João:

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim.”

O que é permanecer? Permanecer é ser sustentado, ser mantido, estar presente sem ser ausente do lugar. Permanecer é sobreviver, é viver, é durar, é ser o mesmo, não mudar. Permanecer é esperar por alguém que você deseja ser. Então, só existe uma forma de dar fruto: permanecer!

Não fique mudando. Tem gente que a cada 10 minutos tem uma ideia nova. E já esquece aquela anterior. E perguntamos: mas não foi Deus quem falou? Foi, mas já tenho outra ideia. Não podemos ser assim, Quando Deus fala Ele não muda de ideia assim. Ele fala uma vez só.

Claro que Ele pode agregar coisas ao que Ele disse, mas não muda de ideia.

Assim como existe a variação do tempo nas estações, existe a mudança e a variação na vida e é impossível nos sustentar firmes sozinhos diante delas sem estarmos firmes,
sustentados em Jesus. Ele é a raiz, a razão, o fundamento da nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!