Verbo FM

Honra X Bajulação

Há alguns anos venho estudando sobre o tema do post de hoje. Honra e bajulação. Inicialmente, iria escrevê-lo sozinha, mas preferi convidar alguém, muito GENTE BOA que, como eu, ama estudar e ensinar sobre esse tema: Carlos Júnior, pastor auxiliar na Igreja Verbo da Vida na Zona Norte de Recife-PE.

Iremos escrever sobre honra e bajulação. Devemos saber exatamente as diferenças entre estas duas atitudes que, por mais sutis que pareçam, são de fato, altamente evidentes. Em negrito, aquilo que nosso amado irmão Carlos Júnior definiu como honra, alternando com o que eu defini como bajulação, a fim de que você possa diferenciar uma da outra, sendo edificado e examinando as motivações do seu coração.

A honra é um princípio que atrai o favor dos céus. Podemos ler em 1 Sm 2.30b, o próprio Deus dizendo: “aos que me honram, eu o honrarei”. Quando nos colocamos na prática desse principio, estamos nos colocando numa posição onde a benção de Deus repousará sobre nós. Honramos a Deus quando cremos na sua Palavra, quando colocamos Ele em primeiro lugar na nossa vida, quando expressamos nossa gratidão. Quando damos a Ele algo que nos custa. Tudo isso são demonstrações de respeito e apreciação.

Podemos demonstrar nossa honra a Deus honrado também os seus filhos. Honra é respeitar, estimar, admirar, encorajar, elevar, magnificar, celebrar, apreciar, reconhecer, DAR VALOR. “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (I Pedro 2.17).

BAJULAÇÃO 

A honra é motivada pelo amor, já a bajulação é pelo interesse pessoal. A bajulação pode até ter a aparência de honra, mas visando promoção e beneficio próprio. Visa “ganhar pontinhos”, ou seja, é egoísta. A bajulação, além de enojar outros, serve-se da ocasião para mostrar aos outros como se é uma pessoa “influente”. O bajulador “trabalha” e faz questão de “publicar” os feitos. Exemplo: “Sabe onde eu estava ontem?”… Mas, as pessoas nem sempre precisarão saber onde e nem com quem você estava ontem. Agora, com o advento da internet e das redes sociais é comum vermos um desfile de imagens e frases que fazem questão de mostrar o quanto se sabe bajular quando se tem interesse nessa prática.

Quando a Bíblia nos convida a tratar a todos com honra, significa tratar a todos com a devida recompensa pela sua excelência de vida, tratar com respeito, educação, dar valor a todos os que estão ao nosso redor. Honrar é recompensar alguém pela sua diferença, é o reconhecimento e a celebração da distinção do outro. É darmos valor aquilo que é divino na vida do próximo.

A bajulação é pegajosa e temporária. Se você tem algo a oferecer hoje, é bajulado. Mas se amanhã não oferece, é descartado. Porque a bajulação visa muito “o que posso ganhar agora?” “qual a vantagem que vou ter nisso?” Bajulação nunca acontece com quem não tem algo a oferecer. Quem bajula não tem “tempo a perder” com quem não tem nada a lhe oferecer.

A bajulação é barata e, de fato, nem tem valor real. Ela tem o poder de  “queimar a sua imagem” e não vai lhe levar muito longe. É como caricatura, já percebeu que as caricaturas super valorizam os nossos defeitos, um olho ou nariz grande, uma boca que sobressai, pronto é isso, a bajulação só serve para expor seu defeitos e torná-los ainda maiores. É de segunda classe, pirataria, pintura falsa, tem valor inferior e encontramos fácil no mercado paralelo.

Bajulação é tipicamente humana e não estou desmerecendo o ser humano com isso, mas evidenciando sua limitação. Já algo Divino é inexplicavelmente sobrenatural e ilimitado.

O caminho de Deus não são os nossos caminhos, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Às vezes, para nós, é mais fácil honrar a pessoas de nível superior ao nosso, mas a Bíblia nos convida a tratar a todos com honra e respeito. Muitas vezes essas pessoas por mais simples que sejam serão uma conexão para o nosso milagre. A HONRA vai lhe abrir acesso para o sobrenatural. Trate a todos com respeito e valor e se prepare para grandes surpresas divinas. Honre também a unção na vida de ministros que Deus colocou em sua vida. A unção que você honra é a unção que você recebe. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10 ).

HONRA

Jesus sempre será o nosso referencial de Honra. E Ele manifestou indignação e aversão a bajulação. Em um dos clássicos relatado nos evangelhos (Ver Mateus 20.20-28), vemos que a mãe de dois seguidores seus, solicitou “carinhosamente” que seus dois filhos sentassem um à direita e o outro à esquerda de Jesus. Nós sabemos o final da história.

Pense rapidamente em alguns bajuladores que você conhece. Onde eles estão hoje? Talvez, até eles pareçam estar “bem na fita” publicamente, mas saiba que você vale o que Deus diz e não o que os homens dizem. Portanto, deixe-os permanecer com essa prática, e nunca seja mais um e nem engrosse essa fileira.

A prática da Honra irá criar portas de acesso. Acesso para lugares, ambientes ou pessoas que vão nos proporcionar uma grande recompensa. A Bíblia nos conta a história de um homem chamado Naamã, ele era um guerreiro poderoso, mas tinha uma doença terrível para a época: a lepra. Ele ouviu e honrou a instrução de uma ‘serva’ de seu Palácio. Ela o informou que existia Um Homem de Deus chamado Eliseu que poderia orar por ele e ele ser curado deste mal. Naamã foi até lá. Quando chegou, foi recebido por um ‘servo’ que enviado por Eliseu instruiu que ele se lavasse sete vezes no rio Jordão. Naamã pensou em desistir, mas um outro ‘servo’ dele o aconselhou a seguir a instrução de Eliseu. Ele obedeceu e recebeu o seu milagre. (2ª Reis 5:1-18). Veja que ele honrou pessoas que socialmente não tinham tanta importância, mas isto o colocou na rota do milagre.

Deus conhece o coração daqueles que honram. Mesmo que esses não estejam sendo reconhecidos pelos homens, Deus os recompensa e os honra. Não se preocupe, Deus fará com que os homens lhe vejam e lhe reconheçam. Quanto aos bajuladores de plantão que você conhece, deixe-os e o tempo dirá quem é quem… E não se engane, quem puxa o saco puxa também tapete. Se existe bajulador, é porque existem os que gostam de ser bajulados. Não seja você nenhum desses.

Encerro deixando algumas perguntas para a nossa avaliação:

Temos honrado ou bajulado as pessoas?

Qual a verdadeira intenção quando fazemos algo para alguém?

Estamos prontos para servir qualquer pessoa ou apenas pessoas influentes?

Nossas palavras, pensamentos e ações visam o crescimento do Reino de Deus ou fazer o nosso nome conhecido?

* Dione Alexsandra é professora do Rhema Brasil e redatora do Portal Verbo da Vida

14 Comentários

  • Olá boa tarde, como é bom saber que Deus continua usando pessoas, com esse Dom maravilhoso, de ensinar e retarguir com tanto apreço. essa linda exposição que vimos ainda pouco, Que Deus continue lhes abençoando.

    Resposta
  • Estudo lindo!!!, muito obrigado por compartilhar tanta sabedoria, numa época onde existe tanta bajulação as pessoas hoje preferem bajular para não perder, do que tratar com exortação e palavras verdadeiras.

    Resposta
  • Que estudo!!! Eu entrei apenas pra procurar o versículo sobre “bajulação” e encontro esse estudo completo q vai me servir mto!! Deus os abençoe!! 🙂

    Resposta
  • Fui mto edificada! É um privilégio contar com Todo esse material disponível vindo de Deus através de vocês. Louvo a Deus por esse recurso chamado internet! Amo vocês família. Deus é Fiel. \o/ <3

    Resposta
  • Muito bom,a honra é um princípio,todo princípio estabelecido existe uma recompensa e mais é uma boa semente para se plantar!!!

    Resposta
  • Assistir uma ministração pelo Pr. Carlos Jr em Paulo Afonso/BA ano 2014 não recordo a data más foi quando comecei a frequentar a IEVV ponto de pregação Petrolândia/PE. Em fim, É muito bom e vejo pessoas verdadeiramente dedicadas a palavra de Deus e é importante a compreensão com o valor da honra direcionada a quem de fato merece. Parabéns.

    Resposta
  • Palavra poderosa, que se praticada nos levará em lugares altos em Deus!
    Eu tive o privilégio de conher o Pastor Carlos Junior no seminário de verão de 2014 na IEVV Zona Norte! Fui muito ministrado pela Palavra que Deus concedeu a ele, para nos servir na mesa do Senhor! Uma Palavra para toda uma vida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!