Verbo FM

Esperando em Deus

por Humberto Albuquerque

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR” (Salmos 40.1-3).

A palavra hebraica traduzida como “esperei” e “confiantemente” é a mesma: qavah, cujo significado é aguardar, buscar, ou seja, esperar com expectativa até que. Algumas versões falam sobre esperar, esperar e esperar. No dicionário português “Michaelis”, uma das definições para esperar é “estar na expectativa”.

Precisamos aprender que há muito poder sendo liberado quando esperamos em Deus. Na realidade, esperar é uma palavra muito conflitante para o entendimento humano. Acredito que essa palavra é uma chave para pessoas espirituais, que aprenderam a se aquietar e ver as intervenções de Deus.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmos 46.10).

Aquietar, no verso acima, é a tradução da palavra grega raphah, cujo significado é afundar, relaxar.

Devemos nos livrar da pressão do resultado, entregando a Deus e confiando no Seu socorro.

Voltemos ao Salmos 40.2: “Ele (Deus) se inclinou para mim”.

Quando estudamos a expressão “inclinar”, entendemos que Deus se estende (baixando-se, curvando-se) como um pai cheio de amor, que estende a mão para seu filho numa situação em que este perdeu suas esperanças. O Pai livra, tira o filho da desordem (poço de lama), do lugar de confusão, onde se coloca muita força, mas sem resultado, como a um carro atolado.

Ele nos coloca em um lugar de estabilidade (sobre uma rocha), lugares altos, dos quais possamos ver as chaves de sabedoria, para produção de resultados com estabilidade.

Em Salmo 40.3, vemos que uma nova canção sempre virá quando Deus vem para o cenário deste tipo de oração: esperar em Deus, entregando a situação em confiança com ações de graças. O espírito de entrega é o espírito de santidade, e as maravilhas do Senhor se manifestam. E então, prosseguindo no versículo, “muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR”.

Seu estilo de vida em oração, esperando em Deus, será um testemunho para as pessoas de que existe um Deus que se move em toda terra trazendo socorro.

As redes sociais e sites de relacionamento denunciam que os cristãos têm, sim, tempo para orar, e muito tempo para esperar em Deus. Nunca uma empresa dessas reclamou dos cristãos que só fazem orar. Devemos examinar a nossa rotina. Existem bons hábitos que podemos criar nela. Lembre-se de que hábitos são mais fortes do que desejos. Consagração permanente deve ser um alvo. Devemos honrar a Deus com o nosso tempo!

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5.7).

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!