Verbo FM

Tecnologia: use a seu favor

por Socorro Quirino

Chegamos ao mundo digital. Para muitos de nós, adultos, é como voltar à escola e aprender tudo novamente, podendo até sermos chamados de analfabetos digitais. Em casa, quando temos dúvidas, a quem recorremos? Aos nossos filhos adolescentes e até às crianças, porque para eles é natural esse manuseio — eles estão muito familiarizados com tudo que diz respeito a algoritmos e a tudo que se refere a celulares e computadores. Um linguajar especifico, com palavras em inglês que se tornaram parte do nosso vocabulário. São crianças e até bebês com redes sociais (chamados de “nativos digitais”), ganhando dinheiro por meio de likes e views.  Meu Deus! Estou mesmo pensando que chegamos no futuro da família Jetson.

Vamos às pesquisas! No Brasil, 79% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos são usuários de internet — de acordo com pesquisa realizada pelo CETIC de 2015 a 2017. O estudo também informou que 85% dessas crianças utilizam o telefone celular para acessar a rede. Então, por que, de repente, queremos que as crianças não usem o celular, como se isso fosse pecado? Por que não trazê-lo para as nossas aulas? A Bíblia nos ensina: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1). É um princípio e faz-se necessário saber o tempo certo para o uso do celular na igreja.

Não estou afirmando que iremos descartar as Bíblias impressas. Inclusive, o manuseio delas e o incentivo para tê-las na sala deve ser constante. A criança precisa aprender a amar a Palavra de Deus, através da leitura da sua bíblia; ela deve ser estimulada a ser cuidadosa e fazer marcação de versículos que lhe chamem atenção. O que precisamos fazer é planejar aulas nas quais as crianças possam, no momento certo, fazer uso do celular, tornando-o um recurso a mais no aprendizado. A ideia é que elas tenham espaço para usar esse recurso tecnológico que já dominam tão bem, aumentando e fortalecendo o seu interesse pelo assunto, a ponto de transmiti-lo.

O que não deve ser permitido é que a criança se distraia com o celular enquanto o culto acontece. É interessante combinar anteriormente, no momento do estabelecimento das regras, por exemplo, e inserir o celular na programação.

Quando planejar sua aula, você pode incluir atividades lúdicas com o uso do celular onde elas possam construir o conhecimento através de pesquisas sobre vários temas que poderiam ser trabalhados em grupo e apresentados para a turma. Uma sessão fotográfica também seria outra ideia. Áreas em comum da igreja, além dos amigos e professores, poderiam ser fotografados, como forma de conhecimento e interação. Posteriormente, essas fotos seriam impressas e expostas em um mural. Isso é a tecnologia a favor do seu trabalho!

Outra forma interessante do uso do celular na sala seriam leituras de versículos de diferentes versões da bíblia que ajudariam as crianças a entenderem por que às vezes o professor lê um texto que está diferente na sua Bíblia. Essa instrução traz entendimento sobre o assunto e pode levar a criança a aplicar, na vida prática, o que ela aprendeu na igreja. Na apresentação de uma nova música, por exemplo, poderíamos deixar que as crianças acompanhem pelo celular a letra da música.

Enfim, o seu planejamento vai lhe dando direção, através dos objetivos, naquilo que você quer ensinar e o que você quer que as crianças aprendam. Esse planejamento não deve incluir o uso do celular em todos os cultos — você vai precisar equilibrar para que isso não leve as crianças a perderem o interesse. Saiba dosar!  O ensino tradicional da Palavra pode e deve ser mesclado com possibilidades onde as crianças participem ativamente. Que seja estimulante e criativo, e não enfadonho e cansativo. As crianças estão num mundo tecnológico, mas também espiritual. Elas precisam ter a consciência de quem são em Cristo, para fazerem escolhas com tecnologia ou sem ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!