Verbo FM

A importância do extra

Hoje, quero destacar uma coisa que precisamos levar em consideração e acredito que seja muito importante para a vida de todo crente, quer seja um aluno do Rhema Brasil ou não,  é a importância do EXTRA, do aprendizado e da comunhão com Deus fora das quatro paredes da escola ou da igreja.

Mesmo que você seja um membro da igreja assíduo que cumpre o seu papel de cristão à luz daquilo que a Palavra de Deus instrui no que diz respeito ao congregar, e mesmo que você seja aluno ou até já graduado do Rhema, é preciso, individualmente, continuar investindo no seu crescimento espiritual.

Refiro-me ao seu dia a dia, é a separação de um tempo para você ter o seu devocional, para se consagrar e orar. Falo do seu momento pessoal, individual com Deus, ter o seu local de oração e, é claro que quando a gente fala do seu local de oração, não precisa ser um local físico, mas um momento onde se separar para fazer esse devocional que pode ser no trabalho, em casa ao levantar, por exemplo. Enfim, incentivo a todos a ter um momento com o Senhor.

Sabemos que nos aproximamos do Senhor muitas vezes, fazemos uma oração rápida e logo vamos nos envolver com as nossas atividades. Se esse tempo que você estabeleceu for no fim do dia, logo você vai querer descansar e dormir, porque já passou por um dia de trabalho. Precisamos entender que temos um dia com 24 horas. Nós devemos ter o nosso próprio tempo com o Senhor. E isso deve ser além do tempo que temos coletivamente. Ou seja, além dos cultos que freqüentamos e além das próprias aulas quando somos alunos do Rhema.

O extra aula e extra culto faz grande diferença em nossa vida. Ter um tempo de comunhão contínua vai te fortalecer cada dia mais. Devemos estar sempre meditando na Palavra e, com isso, não quero dizer que vamos parar tudo o que temos para fazer e ficar apenas meditando. Já aprendemos sobre isso e sabemos que podemos meditar enquanto trabalhamos.

Quando vemos na Bíblia: “Orai em todo tempo...” é ter um espírito de oração, porque cada vez que chega algo da parte de Deus para o nosso espírito devemos agir de acordo com a inspiração que Deus tem nos dado. Algumas vezes é orar por alguém, é interceder mesmo, é orar por algo especifico. Por tudo isso é importante não perdermos a nossa comunhão com Deus.

É mais confortável para a nossa carne obviamente depois de um dia de trabalho, por exemplo, tomar um banho e relaxar diante da TV, mas sabemos que o resultado de uma atitude como essa não é o mesmo resultado de quando tiramos um tempo para ler, meditar e orar.

Devemos não só ler, meditar e orar, mas dar a oportunidade de Deus falar conosco.Devemos reconhecer que estamos aprendendo todos os dias e não é porque já fizemos Rhema e Escola de Ministros que já estamos prontos e completos. Sempre tem alguma coisa em nossa vida que pode ser melhorado. Afinal, a vida do crente deve ser uma vida de excelência e uma vida de excelência não é apenas um alvo que se atinge é um caminho que se persegue e se percorre.

Acredito que esse tempo do extra é mais importante do que o tempo que passamos em sala de aula, porque o Rhema nos dá uma base para que possamos viver uma vida cristã como Deus preparou para que vivêssemos. Na escola recebemos instruções especificas sobre temas específicos.

Aprendemos sobre realidades da nova criação, que nós somos justiça de Deus, a autoridade que temos no Nome e Jesus, como sermos guiados pelo espírito. Enfim, são tantos assuntos que nós vemos no Rhema, mas o mais importante é pegarmos tudo isso e colocarmos em prática na nossa vida. Como? Exercitando em nossa vida cada aula, cada ensinamento e isso requer de nós diligência, vigilância e comprometimento com o Senhor para que assim possamos ter os benefícios que a Palavra nos diz a cerca da nossa vida como indivíduos, e claro, isso se aplica ao coletivo também, aos grupos e trabalho no ministério.

Aqui no Ministério Verbo da Vida nós temos o cuidado de todas as manhãs termos um tempo devocional de meditação na Palavra, pregação, oração e comunhão. Para depois começarmos a trabalhar. Para alguns, isso pode parecer tecnicamente um desperdício de tempo, mas sabemos que não é. Isso nos fortalece, nos anima, motiva nos coloca mais junto, nos faz estar mais atentos a vida um o outro e isso é corpo de Cristo.

Quando o Senhor faz uma analogia do corpo humano ao corpo de Cristo. Ou seja, um componente precisa do outro para cumprir bem o papel de corpo. Devemos ficar atentos a esses extras porque são eles que irão nos levar onde o Senhor tem determinado no seu coração para as nossas vidas.

Particularmente quero alertar os alunos que estão fazendo o segundo ano e concluirão esse ano o Rhema Brasil.

Se você observar ao longo desses dois anos você separou duas horas por noite três dias da semana, estou falando do tempo em sala de aula.

Eu te pergunto: o que você vai fazer depois que concluir o Rhema?

Você vai dar continuidade a isso?  Ou vai voltar a vida que tinha antes de fazer o Rhema, gastando essas mesmas horas voltando a naturalidade das coisas que fazia antes?

Recomendo que você reserve um tempo para você continuar buscando ao Senhor da forma que você estava buscando no Rhema. Uma coisa que você pode fazer é se associar a ALUMNI (Associação de alunos e graduados)

A ALUMNI é uma instituição criada para manter vida e acesa a chama daquilo que foi ensinado no Rhema na sua vida. Lá você é cadastrado como um associado com direito a LOGIN e SENHA de acesso. No site você encontrará uma quantidade enorme de material para te ajudar a manter-se conectado.

Você terá material escrito através de várias apostilas, vai encontrar áudios de pregações, poderá fazer perguntas aos professores. É um site fantástico e você só vai perceber a importância dele quando se der a oportunidade de se associar mantendo assim a chama acesa. Porque no natural quando a gente tem uma fogueira, por exemplo, e nela temos todos os pedaços de mareias queimando junto, ali o fogo é brilhante, forte e ilumina, mas se você tira um pedaço daquela madeira e separa daqueles que vinham queimando juntos, aquele pedaço que tirou vai continuar sendo uma chama, mas por um tempo, porque logo se apagará, vai ficar apenas a brasa e depois apenas um pouco de carvão.

O brilho, a força, o ímpeto que existia antes acabará e você não pode deixar que isso aconteça. Você precisa desse fogo, desse animo, dessa alegria e entusiasmo.

Sabemos que o crente precisa ser entusiasmado com as coisas que Deus já lhe deu. Se levarmos em conta aquilo que aprendemos no Rhema, daquilo que somos, temos e podemos nEle, isso deve permanecer forte e uma das formas de mantermos isso vivo dentro de nós é manter-se junto, conectado.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!