Verbo FM

Conselhos aos líderes

Há alguns meses começamos a trabalhar nos projetos para os novos Rhemas. Escolas que abrirão em 2013 e até em 2014. Sempre que sou procurado por um pastor que mostra o seu interesse e desejo em ter uma escola na sua igreja, na sua cidade. Ou uma sala avançada em uma cidade de menor porte, é meu dever orientar, ajudar, expor o perfil necessário para essa implantação.

Sempre exponho o caráter de excelência que a escola propõe. Temos uma boa quantidade de escolas abertas com um bom padrão e não queremos abrir uma escola fora desses padrões, apenas por abrir.

Então, logo no início, é necessário um investimento que promova uma estrutura agradável  para que o aluno saia de sua casa, vá para a escola e tenha um prazer em estar ali ouvindo duas horas de aula. Portanto, não abrimos mão do aspecto, da excelência estrutural e da excelência do ensino.

É por isso que digo aos pastores que indicam novos professores que eles são os grandes responsáveis por esses novos mestres, porque é ele quem indica, treina e prepara. O Ministério não tem condições de estar andando no Brasil inteiro treinando essas pessoas.

Quando um pastor A,B,C  de qualquer cidade do Brasil me diz: “Canrobert eu tenho alguém que pode ensinar no Rhema. Ele já é graduado, trabalha comigo na igreja, ministra na igreja, ele tem o dom do ensino, ensina mais do que prega na verdade ”

Isso me alegra, porque é o que eu tenho buscado. Quando começamos o Rhema trabalhávamos com as pessoas que tínhamos nas mãos. Mas hoje, como o Centro de Treinamento é uma instituição de ensino da Palavra, eu tenho dito aos pastores e dado ênfase sem menosprezar ninguém, nem querendo diminuir nenhum outro dom, que na escola queremos essencialmente mestres ensinando.

Isso não quer dizer que o apóstolo não vá até lá e ensine, o profeta ensine, o evangelista vá até a escola e ensine. Eu tenho sempre chamado a atenção nesse aspecto. Não queremos que ele vá para a sala de aula evidenciar o seu chamado nos cinco dons. Não queremos que ele chegue até lá e apenas profetize, fale em línguas e interprete.

Se estudarmos a Palavra de Deus veremos que a primeira coisa que o profeta deve fazer é ensinar o povo. Proclamando a Palavra e depois ele flui nos dons.

O apóstolo quando está estabelecendo uma obra, ele primeiro tem que ensinar aquele povo que está estabelecendo. Sabemos que existe uma unção de ensino na vida dos apóstolos e na vida do pastor.

Então, o que estou buscando são pessoas que saibam entender que na sala de aula ele tem que mais ensinar do que qualquer outra coisa. Por exemplo, deve ensinar mais do que pastorear, porque ele não é o pastor da sala de aula. Deve ensinar mais do que  proclamar, porque ali não é ambiente para evangelismo, ou pregação da salvação, que ele não vá lá para estabelecer uma obra, porque a obra já está estabelecida, ele vá de fato para ensinar.

Enfim, nosso desejo é que cada um vá para a sala de aula na unção do mestre e ensine verdadeiramente.

Tenho conversado bastante e orientado os pastores que se eles identificam pessoas que tem o chamado para o ensino as  treinem, deem oportunidades a elas, criem grupos pequenos para elas ensinarem assuntos diversos ou matérias do Rhema que se identificam. Nesses pequenos grupos eles podem interagir, ministrando uns para os outros.

Sacrifica esse tempo, investe duas horas na vida dessas pessoas, dá dicas, instruções, você que está à frente desse grupo incentive-os e treine-os.  Ali você vai avaliando, ajustando, mostrando onde eles podem melhorar. Seja na postura,  impostação da voz, com a doutrina, se aquilo que está ensinado está em linha com a visão, incentivá-os na leitura dos livros do irmão Hagin, leiam, releiam várias vezes.

Quanto mais essa palavra estiver dentro do nosso coração, mais falaremos dela ao abrirmos a nossa boca.

Sempre digo aos pastores: Preparem esses novos professores sabendo que eles irão começar a ensinar nas escolas que vocês mesmos desejam estabelecer. Reforço que essas pessoas têm que ser bem preparadas.

Ninguém deve vir até mim dizendo que está indicando fulano, e diz: “Mas não coloque para ensinar na escola daqui não”. Então, essa pessoa não está pronta. Porque ele tem que ensinar em qualquer lugar.

Preciso de professores que possam viajar. Porque se eu tiver apenas ministros que possam ensinar a nível local eu vou saturar o campo ali, além de ter ministros que não entrarão em sala de aula que podem até ficar ofendidos comigo pensando que eu tenho alguma queixa contra ele ou algo pessoal. E não é.

Por exemplo. Eu tenho em Campina Grande 80 professores, mas eu só tenho um Rhema e só tenho 23 matérias ao ano. Então, se eu considerar um professor por disciplina só poderia utilizar 23 professores destes 80.

Com isso, vai ter professor que se não se dispuser para ensinar fora, para sair como tem muitos que saem (graças a Deus pela vida destes) eu não poderia colocar todos em sala de aula.

Alguns investem as suas férias para dar uma disciplina fora da sua cidade.

Tenho vários exemplos para citar: Vânia Nascimento, a diretora do Rhema em Salvador uma vez no ao doa parte de suas férias para ensinar fora. Tadeu e Rita, de Campina Grande, doam todo ano suas férias para irem juntos ensinar fora.

Tenho vários professores parceiros que fazem isso, ou seja, eles renunciam em prol do Reino. Preciso de professores que possam viajar, principalmente nas novas escolas.

1 Comentário

  • pastor Canrobert

    quanto tempo tralhamos em comisões de vestibular.es quanto tempo trabalhamos em sala de aula ensinando e produzindo conhecimento que emanam da sabedoria do homem.

    hoje aposentada da uepb, mas coordenando a pós graduaçao da facisa., as vezes me deparo com a vontade de estudar e ensinar as coisas do reino de Deus. Fiz o rhema ate o penultimo modulo do primeiro ano porque fiquei viuva. Tenho acompanhado seu trabalho através dos meios de comunicaçao da igreja. Que o Senhor continue abencoando sua vida e de Fatinha.
    abracos profa zelia.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!