Verbo FM

Correção. O que é isso?

BLOG SAMIA ROCHA-04

Vivemos  dias em que palavras como: abnegação, sacrifício, pagar o mal com o bem, sacrificar a carne, perdoar quem te fez mal… Estão ficando cada vez mais raras nesse “Evangelho” que temos ouvido por ai!

Se essas palavras estão ficando raras, o que dizer também da palavra “Disciplina” ou “Correção”? Quando eu falo de disciplina, eu não estou falando de coisas grosseiras como pessoas serem desligadas do mundo espiritual, ou da ceia do Senhor. Porque essas coisas são de cunho pessoal, entre a pessoa e o Senhor, até porque essa prática, é uma questão de consciência de cada um. Como a própria Bíblia fala, que quem participa da ceia do Senhor indignamente, come e bebe juízo para si.

Com isso, não quero que você pense que eu estou em uma atitude tendenciosa e sem misericórdia quando eu falo sobre esse assunto. De jeito nenhum! Não desconsidero a misericórdia onde existe ARREPENDIMENTO VERDADEIRO!!

Mas estamos vivendo um tempo onde o que mais estamos ouvindo e vamos ouvir são doutrinas que estimulam o pecado, a falta de correção dentro de um entendimento errado do que é a graça de Deus, misericórdia ou andar em amor e, por causa disso, vemos uma Igreja sem temor e sem santidade por tolerarmos tantas coisas e abrir concessões em tantas coisas enfraquecendo a força da verdadeira doutrina e visão de Deus para a sua Igreja.

Então é necessário sim, que da mesma forma e intensidade que se falem sobre os direitos que temos, falemos também sobre os deveres e conseqüências ao não cumprimento desses deveres!!

Quando falo sobre disciplina, falo sobre a disciplina aplicada sobre coisas manifestas, expostas, “sabidas” e vistas, coisas que influenciam e que corrompem, fermento, sobre o corpo de Cristo se não for tratado e parado.

A Palavra de Deus declara:

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna- te PADRÃO dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4.12)

Existe um padrão a ser seguido. Mas de quem? De pessoas? Não! Mas o padrão da Palavra.

Olha a maneira como Paulo diz que é para tratar uma determinada situação:

Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro- me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se IRMÃO, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?” (I Coríntios 5.9-12)

Se Paulo fala sobre isso, porque continuamos fazendo vista grossa, achando que o não cumprimento disso é encarado como falta de amor com a pessoa específica? E o que dizer então com a falta de amor ao corpo de Cristo? Sim, porque quando fazemos ou toleramos essas coisas, estamos estabelecendo um padrão de comportamento para aqueles de quem somos referenciais e aí surge o famoso pensamento: “Se fulano, que é fulano faz, então eu posso fazer também.”

Estamos interpretando a aplicação da disciplina como falta de amor quando a Bíblia declara exatamente o contrário! A correção ou disciplina é uma ação de amor!!

Em Hebreus 12.4-8 está escrito:

“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da EXORTAÇÃO que, como a filhos, discorre convosco:
Filho meu, não menosprezes a CORREÇÃO que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és REPROVADO*….

* 1) sentenciar, refutar, geralmente com implicação de vergonha em relação a pessoa sentenciada, por meio de evidências condenatórias, trazer a luz, expor
 * 2) achar falta em, corrigir 2a) pela palavra 2a1) repreender severamente, admoestar, reprovar 2a2) exigir prestacão de contas, mostrar para alguém sua falta, exigir uma explicação);

...porque o Senhor CORRIGE a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para DISCIPLINA que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não CORRIGE? Mas, se estais sem CORREÇÃO, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

Pensando o contrário disso, estamos estabelecendo padrões de comportamento corrompidos, baseados em concessões que fazemos.

Alguns podem pensar: “Mas Deus é um Deus de misericórdia!” Bem, a misericórdia em alguns casos é a exceção e não a REGRA!!

A Bíblia fala que é melhor ser frio ou quente, do que ser morno, porque morno O Senhor vomitará da sua boca! Muitas vezes eu questionei esse versículo por não ter o entendimento! Mas um dia o Senhor me mostrou que uma das aplicações que podemos fazer em relação a esse versículo é que uma pessoa que é morna, ela acaba sendo um referencial distorcido para aqueles que estão chegando e se espelham nos mais velhos!! O “crente novo” olha para o mais velho como um referencial a ser imitado, seguido, e pelo fato do mais velho ser um pouco lá e um pouco cá, ele acaba fazendo discípulos semelhantes a ele!!

Disciplina:
1.       conjunto de regras ou ordens que regem o comportamento de uma pessoa ou coletividade;
2.       observância das regras; obediência;
3.       capacidade de controlar um determinado comportamento de forma a respeitar regras ou conseguir resultados;
4.       autoridade;
5.       castigo.

Por que estamos com tanto medo de corrigir?

Será porque muitas vezes temos medo de “perdermos a amizade”?
Será porque muitas vezes estamos com medo de perder as “ovelhinhas gordas”?
Será porque muitas vezes temos medo de nos comprometer com o que vamos fazer e temos medo de sermos julgados por isso?

Gente, claro que vamos ser julgados. A Bíblia diz que prestaremos conta de tudo. Mas o que é pior? Sermos julgados por pessoas e sofrermos um pouco, ou sermos julgados pelo Senhor e isso comprometer o nosso galardão por toda a eternidade?

Pense nisso!

11 Comentários

  • Muito bom. Ser repreendido conforme a palavra também é uma benção em nossas vidas.

    Resposta
  • Glória a Deus!!!
    É muito bom aprender cada dia mais da palavra de Deus.
    Li todas as suas mensagens postadas no blog, e gostei de todas…
    Que Deus abençoe seu ministério!

    Resposta
  • Provérbios 3:12 – Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

    Discipline seu filho, pois nisso há esperança; não queiras a morte dele.
    Provérbios 19:18

    Resposta
  • Sábias palavras. Se agirmos certo vamos ser um exemplo para os da Igreja e para os do mundo.

    Resposta
  • Tema muito oportuno. Produzir o FRUTO DO ESPÍRITO é a tônica da nossa vida cristã. É necessário que permaneçamos NELE. A “poda” – disciplina é indispensável para que haja crescimento.
    ” toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao que depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” Hb 12:11 . Obrigada, PAI!!!

    Resposta
  • Aleluia! Quem tem ouvidos para ouvir ouça. Eu posso e vou obedecer ao Senhor nosso Deus. Glória a Deus. Amém, Amém.

    Resposta
  • Você sempre falando o que precisamos ouvir,amei,continue nos edificando.Glórias a Deus pela sua vida…

    Resposta
  • Como sempre, palavras abençoadas e edificantes ministradas por essa mulher de Deus!!!
    Sâmia, Glórias ao Pai por sua vida e ministério…Te amo em Cristo 😉

    Resposta
  • Amei!!! E isso ai! Vamos praticar a Palavra e deixarmos de ser políticos, sempre em cima do muro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!