Verbo FM

Casamento – A forma de Deus

SEMENTES DO IRMAO HAGIN-01

Um bom casamento não  acontece simplesmente. Você precisa trabalhar nele, assim como você se empenha em qualquer outra coisa. Por exemplo, pode ser que você seja chamado ao ministério, mas ele não simplesmente acontece e o sucesso não é automático. Você tem algo a fazer. O mesmo é verdade com o casamento.

O ideal de Deus para o casamento é revelado em Efésios 5. O que você precisa fazer é começar de onde você está e construir seu casamento no ideal de Deus. Vamos olhar esta passagem.

“VÓS, MULHERES, SUJEITAI-VOS A VOSSOS MARIDOS, COMO AO SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. VÓS, MARIDOS, AMAI VOSSAS MULHERES, COMO TAMBÉM CRISTO AMOU A IGREJA, E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.  Efésios 5:22-33

SUBMETENDO UM AO OUTRO

Falando em casamento, nós com frequência começamos com esta passagem bíblica, na qual Paulo diz para as esposas se submeterem aos seus próprios maridos. Mas se voltarmos alguns versículos, Paulo dá instruções para toda a Igreja em Éfeso. No versículo 21, ele diz para se sujeitarem uns aos outros. Então no versículo 22 ele fala do relacionamento matrimonial.

Tirando um versículo do contexto, você pode fazê-lo dizer qualquer coisa que quiser. Muitas vezes, as pessoas citam o versículo 22 fora de contexto. Elas dizem, “Esposas, submetam-se aos seus maridos como ao Senhor”. Elas deixam a impressão que o homem é o ditador do lar e a mulher deve fazer tudo que o homem diz.

Bem, se este fosse o caso, nós na Igreja supostamente deveríamos ser ditadores uns com os outros, porque o versículo 21 diz a toda a Igreja de  Éfeso, ”Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”.Isto seria um caos.

Então o que Paulo realmente queria dizer? Quando ele disse, “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” Efésios 5:21, Ele queria dizer dando preferência um ao outro, dando-se bem um com o outro. Ele não quis dizer que uma pessoa na Igreja fosse o ditador sobre todos os demais ou todos na Igreja fossem pequenos ditadores. Ele estava querendo dizer que é fácil se submeter à lei do amor. E ele quis dizer a mesma coisa quando ele disse no versículo seguinte, “Esposas, submetam-se aos seus maridos como ao Senhor”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!