Como lidar com o estresse? – Parte 1

Postado em
0

por Kenneth W. Hagin

Há muitos anos, me deparei com uma propaganda em Cingapura. Mostrava o presidente de uma agência bancária dizendo que “Existem dois tipos de pessoas em uma crise, aqueles que choram, e aqueles que vendem lenços”, ou seja, um gerencia o estresse e o outro entra com tudo nele.

“Irmãos, não desejamos que desconheçais as tribulações que atravessamos na província da Ásia, as quais foram muito acima da nossa capacidade de suportar, de tal maneira que chegamos a perder a esperança da própria vida” (II Coríntios 1.8 – KJA).

“Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Fomos esmagados e oprimidos além da nossa capacidade de suportar, e pensamos que não sobreviveríamos” (II Coríntios 1.8 – NVT).

Adam Clarke, em seus comentários bíblicos, disse: “O original é extremamente enfático – fomos sobrecarregados além do que é crível, mesmo além do que qualquer força natural poderia suportar”. Ele diz que Paulo estava falando sobrecarregado, muito além do que ele podia suportar. Era uma situação muito estressante e de muita pressão sobre ele. Você sabia que estresse acontece com todos? Não importa quem você é, você vai se estressar em algum momento.

O portal médico Webmd.com descreve o estresse como “uma reação do corpo a situações prejudiciais – sejam elas reais ou não. Quando você se sente ameaçado, ocorre uma reação química em seu corpo, permitindo que você aja de forma a prevenir lesões. Essa reação é conhecida como “lutar ou fugir” ou a resposta ao estresse. Durante a resposta, sua frequência cardíaca aumenta, a respiração acelera, os músculos se contraem e a pressão arterial sobe. Você está pronto para agir. É assim que você se protege”.

Não somos anormais só porque passamos por situações estressantes.

O problema é que algumas pessoas estão estressadas a tanto tempo, que levam isso como um estilo de vida normal, prejudicando a si espiritual e naturalmente. Um artigo diz o seguinte: “O estresse nem sempre é ruim. Em pequenas doses, pode ajudá-lo a ter um desempenho sob pressão e motivá-lo a dar o seu melhor. Mas quando você está constantemente em modo de emergência, sua mente e corpo pagam o preço”.

A palavra ‘estresse’ não é mencionada na Bíblia King James e nem na sua versão atualizada, em seu lugar são usadas as palavras: preocupado, ansioso, pressionado, pressão e tensão. Contudo, em versões mais modernas como a Nova Versão Transformadora (NVT) e A mensagem (MSG), ela é mencionada em alguns versos. Por que estou falando com você sobre isso? Porque nós estamos vivendo em tempos estressantes. Se você estudar a palavra de Deus, vai descobrir que está acontecendo exatamente o que ela diz, por todo o mundo. Em Romanos 1, Paulo fala sobre isso e diz que será como nos dias de Noé. Logo, todos enfrentam o estresse. Depende somente da forma como você vai lidar com isso, se você vai sair por cima ou não. O livro de I Pedro 1.6 diz: “Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações” (NVT).

Lemos no livro de I Pedro 4.12: “Amados, não se surpreendam com as provações de fogo ardente pelas quais estão passando, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo” (NVT). Nesses versos, vemos que o estresse faz parte da nossa existência humana aqui na terra. Mas Pedro diz que será por um tempo, não irá durar. Na verdade, ele está enfatizando que as circunstâncias são temporárias, não são um estilo de vida. Creio que muitas pessoas estão mais propensas a fazer do estresse um estilo de vida do que algo passageiro. Todos nós somos diferentes, alguns de nós conseguem manter o foco em uma situação, como temporária, e lidam facilmente com ela. Enquanto outros pensam que ela nunca irá acabar e se estressam com o que poderia acontecer que, normalmente, nunca acontece.

O que causa estresse na sua vida?

Estamos lidando com uma pandemia, situações e problemas financeiros, de saúde, familiares e de relacionamentos. Entretanto, o maior de todos eles que os cristãos lidam é o relacionamento com Deus, que não está como deveria. Não é sobre nascer de novo ou ir para o céu, mas, sim, por não estar vivendo de acordo com a Sua Palavra. Se você não viver de acordo com a Palavra e nem no lugar que o Espírito Santo sempre tenta colocá-lo, se estiver lutando contra isso, pode ser estressante. Pois, o estresse pode vir por você não priorizar o que é mais importante, ficar empurrando uma situação ou não querer lidar com ela. Existe uma diferença entre estar preocupado e aflito. Você não consegue lidar com o estresse de forma efetiva porque você está assistindo muitas notícias negativas. O estresse também é causado pela falta de perdão, ofensa, comparação. A palavra de Deus diz que você foi feito de maneira única, você é você. Às vezes, as pessoas se estressam por tentarem ser alguém que não são. Nunca fui acusado por isso. Eu sou eu. Apenas aceito as coisas como elas são, lido com elas, deixo para trás e continuo a caminhada.

O antigo imperador romano, Marcus Aurelius, que viveu de 161 até 180 D.C., disse: “Se você está angustiado por qualquer coisa externa, a dor não se deve à coisa em si, mas à sua avaliação dela; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento”.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA