Como lidar com o estresse? Parte 2

Postado em
0

por Kenneth W. Hagin

O estresse contínuo é danoso tanto espiritual quanto naturalmente

Nós não fomos feitos para carregar nada. Pedro disse para lançarmos todas as nossas preocupações em Cristo. Nós não fomos feitos para isso, Cristo não nos fez assim. Ele nos fez viver em linha com a sua Palavra e não sermos mais escravos do medo. No entanto, o medo está rondando livremente em nosso país. O medo instiga as pessoas a fazerem e falarem coisas que nunca fariam ou diriam, se pensassem direito. O medo nos faz reagir da forma errada. Deus não nos fez assim.

John Newton disse que: “Podemos administrar facilmente, se apenas assumirmos, a cada dia, o fardo designado para ele. Mas o fardo será muito pesado para nós, se carregarmos o de ontem de novo hoje, e então adicionarmos o fardo do dia seguinte ao peso, antes de sermos obrigados a carregá-lo”. Entendeu? Ele está dizendo que quanto mais você carregar as coisas que o estressam mais pesadas elas ficam.

Winston Churchill, que foi primeiro-ministro do Reino Unido, na Inglaterra, falou: “Quando olho para todas essas preocupações, lembro-me da história do velho homem que disse em seu leito de morte que teve muitos problemas em sua vida, a maioria dos quais nunca tinha acontecido”.

Muito do nosso estresse vem de coisas imaginárias e não de fatos reais. Quando você se preocupa, constantemente, se está ou não no controle, ou quando é consumido por ele, você perde a energia de fazer qualquer coisa. Se você mantiver o estresse por muito tempo, você vai começar a se sentir frustrado e até mal-humorado.

Ele vai pesando e você se agita facilmente. Às vezes, pode até produzir todos os tipos de sintomas físicos, inclusive de infarto. Se você sentir alguns desses sintomas, confira o seu nível de estresse.

No livro de Marcos 4, Jesus mostra quatro tipos de pessoas: o primeiro são aquelas que semearam no meio do caminho, o segundo em solo pedregoso, o terceiro em meio aos espinhos e, finalmente, as que semearam em terra boa e as sementes germinaram. Cada um desses grupos responde de forma diferente à palavra de Deus, depende da situação em que estavam e do que estavam passando. Sobre aquelas que semearam em uma terra com espinhos, Jesus diz: “Outras ainda, como a semente lançada entre os espinhos, escutam a Palavra, porém, quando chegam as preocupações da vida diária, a sedução da riqueza e todas as demais ambições, agridem e sufocam a Palavra, tornando-a infrutífera” (Marcos 4.18 – KJA).

“A semente lançada no meio das ervas daninhas é aquele que ouve a mensagem do Reino, mas é vencido pela preocupação e pela ilusão de manter o que tem e de ganhar mais. A mensagem é sufocada, e não sobra nada” (Marcos 4.18 – MSG).

O estresse pode tirar a sua habilidade de ouvir a Palavra de Deus

A Bíblia nos diz para lançarmos as coisas para fora e viver a vida que Deus quer que vivamos, deixando que Ele cuide das situações. Ela mostra que as pessoas tinham que lidar com o estresse. Davi lidou, os Salmos mostram isso com clareza.

“Por que você está deprimida, minha alma? Por que chora de melancolia? Olhe para Deus, e logo o louvará outra vez. Ele põe um sorriso no meu rosto. Ele é o meu Deus” (Salmos 42.11 – MSG).

Se Deus é por nós, quem será contra nós. Do que tenho que temer, se Deus está lá? Leia as epístolas do apóstolo Paulo e descubra que ele lidou com muitas situações estressantes.

Mas ele as considerou temporárias e estava disposto a passar por elas. Em 2 Coríntios 4.8-9 diz: “Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança; somos perseguidos, mas jamais desamparados; abatidos, mas não destruídos” (KJA).

“De todos os lados somos pressionados por aflições, mas não esmagados. Ficamos perplexos, mas não desesperados. Somos perseguidos, mas não abandonados. Somos derrubados, mas não destruídos” (NVT).

Davi disse em Salmos 119.143: “Quando aflição e angústia pesam sobre mim, encontro prazer em teus mandamentos” (NVT). Quando o estresse e a pressão vierem, nós devemos encontrar prazer nos comandos da Palavra de Deus e o que ela tem a dizer. Nós sabemos o que Jesus disse em Mateus 6.33: “Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas” (NVT). Ele fala sobre focar nas coisas que estão acontecendo hoje, sem se preocupar com o amanhã.

“Prestem atenção apenas no que Deus está fazendo agora e não se preocupem quanto ao que pode ou não acontecer amanhã. Quando depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajudá-los” (Mateus 6.34- MSG).

Já vi pessoas ficarem muito estressadas com algo que está seis meses à frente. É bom olhar para o futuro, mas não se estresse com isso. Diga, “Muito bem Deus, eu vou viver um dia de cada vez e você me ajude quando eu chegar lá”.

“Mas cuidem para não serem absorvidos pelas obrigações diárias a ponto de perderem tempo e se distraírem de Deus” (Romanos 13.11-MSG).

Algumas pessoas ignoram o óbvio e se distraem com a resposta

Paulo falou sobre situações estressantes em II Coríntios 4.17-18. “Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se veem são eternos. A morada eterna do cristão” (KJA).

Segundo I Pedro 5.7, não irá durar para sempre: “(…) Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!” (KJA).

Há muitas coisas que podemos fazer no natural, mas a melhor forma de aliviar o estresse é através da palavra de Deus. Quem já teve um dia difícil de trabalho? Quantos já levaram isso para dentro de casa e para toda a família? Todos estão no limite, todos estão estressados.

Jesus disse em Mateus 11.28.30 “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve” (KJA).

Decida viver uma vida sem estresse, pegando a Palavra de Deus, crendo e fazendo o que ela diz. Nós temos que fazer o que Pedro disse, lançar todo o nosso estresse n’Ele. Ele pode carregar, nós não. João 16.33 “Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo”. Essa escritura pode livrá-lo de todas as situações que você estiver enfrentando.

Afinal, todos nós estamos passando por uma situação e a melhor coisa é aprender a lidar com ela, não é mesmo?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA