Verbo FM

Como lidar com a pressão

por Kenneth W. Hagin

Tenho notado que alguns cristãos não conseguem lidar com a pressão ou a adversidade em sua caminhada com o Senhor. Enquanto tudo estiver indo bem e o diabo não estiver exercendo muita pressão sobre eles, ficam bem. Contudo, no minuto em que eles encontram problemas ou “as coisas não se encaixam”, eles se despedaçam.

Em I Pedro 5.7 somos instruídos a lançarmos todas as nossas preocupações sobre o Senhor. Eu sei que isso nem sempre é fácil de fazer, mas, em um momento de pressão, é a única maneira de andarmos acima das circunstâncias e não sermos enterrado por elas.

Da próxima vez que você estiver sob pressão, e for tentado a desmoronar, aqui estão algumas coisas que você pode fazer. Se seguir estes quatro passos simples, então, será capaz de superar as pressões em vez das pressões superarem você:

 

1- Mantenha o seu foco em Deus

“Tu o manterás em perfeita paz, cuja mente está firme em ti; porque ele confia em Ti” (Isaías 26.3)

Muitas pessoas que enfrentam uma crise não conseguem manter as suas mentes no Senhor. Eles se concentram no negativo e só vêem o que está errado. Em vez de acreditar que a situação pode ter um resultado positivo, começam a duvidar de que irão se recuperar.

Concentrar-se no problema não lhe fará bem algum. De fato, quanto mais você pensar sobre o problema em vez da solução, mais fraca se tornará a sua fé.

Para superar a pressão, você precisa pensar nas coisas certas; deve substituir pensamentos negativos por pensamentos bons e positivos. A dúvida tem que ser substituída pela fé, a qual só vem pela Palavra, pelo meditar nas promessas de Deus.

O que o apóstolo Paulo disse aos Filipenses?Que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Filipenses 2.5). O que estava na mente de Cristo? “Todas as coisas são possíveis se você puder acreditar” (Marcos 9.23); “o que é impossível para o homem é possível para Deus” (Lucas 18.27).

Os problemas se tornam pequenos ou grandes, dependendo da maneira como você pensa sobre eles. Vemos um exemplo disso no Evangelho segundo Mateus, quando Pedro andou sobre as águas.

Sob uma só palavra de Jesus (“Vem”), Pedro saiu do barco, mesmo diante de um vento forte, e andou em ondas agitadas. Ele continuou andando enquanto manteve um olhar inabalável em Cristo. Porém, quando Pedro tirou os olhos de Jesus e atentou para o quão forte estava o vento, ele começou a afundar (Veja Mateus 14.25-32).

Seu sucesso no meio das tempestades é determinado por quão bem você controla a sua atenção e os seus pensamentos. Saiba que ninguém pode controlar o que você pensa. Esta é uma responsabilidade sua. É você quem determina o que pensa e como reagirá a qualquer situação.

2 – Concentre-se no seu potencial em Deus

Você provavelmente não percebe o potencial que tem em Deus. Embora não possa realizar algumas coisas na sua própria força, pode realizar qualquer coisa com a força de Deus. Em vez de se concentrar em suas fraquezas, concentre-se no potencial de poder que você tem nEle. Em Joel 3.10 está escrito: “Diga os fracos: Eu sou forte”. Não importa o que esteja ao seu redor, “eu sou forte” precisa ser a sua confissão diária.

Você tem que acreditar em si mesmo, na sua capacidade “em Deus”. A parte “nEle” é o que é importante. Essa é a parte que vai lhe levar ao triunfo em meio a qualquer adversidade.

As pessoas costumam perguntar: “Como Deus vai mudar essa situação?” Eu não sei, mas Deus faz! Em vez de se concentrar em “como”, concentre-se no Autor e Consumador da sua fé (veja Hebreus 12.2). Ele é Aquele que pode lhe dar a capacidade de triunfar sobre as circunstâncias.

“Tendo os olhos fitos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12.2).

3 – Ouça o que Deus está dizendo

Você já conversou com alguém e percebeu que ele não estava ouvindo uma palavra que você estava dizendo? Embora ele estivesse bem na sua frente, a mente dele estava em outro lugar.

Deus está falando o tempo todo. Você está ouvindo quando ele está falando? Em Isaías 55.3 está escrito: “Inclina os seus ouvidos e vem a mim; ouve, e a sua alma viverá”.

A principal maneira pela qual Deus fala aos Seus filhos é através da Sua Palavra. No entanto, quando está sob muita pressão, você corre para a Palavra para encontrar força e paz? Ou você está tão focado no problema que negligencia orar e ler a Bíblia? A Palavra de Deus contém as respostas que você precisa desesperadamente. É através da oração e do meditar na Palavra, que Deus lhe mostrará quais passos devem ser tomados para vê-Lo através da adversidade.

4- Fale sobre Deus

Ao longo do Livro dos Salmos, você verá que os vários autores falaram sobre a grandeza de Deus. Eles exaltaram Sua grandeza. Eles louvaram a Sua bondade: “Fale de todas as suas maravilhas” (Salmos 105.2). Eles são um exemplo para você e para mim.

Sempre que estiver sob pressão, comece a falar sobre quem é Deus e o quão grande Ele é. Em seguida, coloque o demônio em seu lugar e lembre-o de que Deus é maior do que qualquer coisa que ele tente realizar.

Você não sentirá muita vontade de falar sobre Deus quando está sob muita pressão. Contudo, especialmente em tempos de adversidade, você precisará se esforçar, abrir a boca e falar sobre a bondade e a grandeza de Deus. Ao fazê-lo, você será reavivado e liberado da pressão que está sobre si.

Não importa quão sombria seja a aparência do seu futuro, Deus é maior. Não importa o que alguém diga, Deus é capaz de lhe livrar. Ao seguir esses passos, você sentirá a pressão se afastar de você e será capaz de olhar para as suas circunstâncias com a certeza de que Deus irá lhe ajudar… E Ele fará exatamente isso.

3 Comentários

  • Deus seja louvado pela rica exortação, estou animado e confortado pela rica palavra de fé. Estou revestido com o poder e força. Deus abençoe rica e poderosamente o escritor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!