Lidando com a perda de um ente querido

Postado em
0

Toda vez que perdemos alguém querido, somos forçados a fazer novos ajustes. Enquanto que alguns ajustes são práticos e externos, outros são emocionais e internos. Alguns parecem ser triviais – outros monumentais.

 FATORES DE DEPENDÊNCIA

Quanto dependíamos daquela pessoa? Qual papel ele ou ela tinha em nossa vida? Talvez tivéssemos uma grande sensação de autovalorização em cuidar daquela pessoa. Nós encontraremos a sensação de valorização e propósito em outro lugar, ou nos sentiremos como se não mais tivéssemos valor?

FATORES DE IDENTIDADE

Talvez nossos objetivos e sonhos estivessem envolvidos na pessoa querida – e agora a pessoa se foi! Nossas esperanças e desejos também morrerão, ou seremos capazes de descobrir novo propósito e direção na vida?

FATORES DE COMPANHEIRISMO

Solidão é geralmente encontrada quando a pessoa querida falece, e estes sentimentos podem ser intensos. Não se alarme se você tiver fortes sentimentos de solidão. Assim como Deus te deu o dom de ser capaz de dar e receber amor daquela pessoa querida, Ele também te dará força e resiliência para avançar.

UMA OLHADA NA RECUPERAÇÃO DO REI DAVI

O rei Davi experimentou numerosas perdas ao longo da sua vida. Uma delas envolvia a morte do seu filho. A história está registrada em II Samuel 12:16-23. Vamos reconhecer o que o seu exemplo pode significar para nós quando nós experimentamos a perda de alguém amado. 

Davi Orou, Jejuou, Chorou E Buscou A Deus Na Situação. (Versículos 16-18).

Davi fez tudo que ele pôde para tentar reverter a situação sobre seu filho. Na análise final, contudo, ele não recebeu o resultado que ele gostaria.

Davi Se Forçou A Aceitar A Noticias Que Ele Não Queria Ouvir, Ele Se Levantou Do Chão, Se Lavou E Se Ungiu. (Versículos 19-20).

Às vezes, na vida, somos abatidos. Mas somos nós quem decide se vamos permanecer abatidos. Lavar-se tem a ver com deixar a sujeira de ontem e receber um começo fresco e novo hoje. Tem a ver com abraçar um novo começo. Nos tempos bíblicos, o óleo era uma loção que trazia conforto, refrigério e alívio para a pessoa.

Davi Mudou Suas Roupas. (Versículo 20).

Nos tempos bíblicos, a roupa falava muito sobre o que a vestia e o que ele estava passando. As vestes do rei, o trapo do mendigo, e o pano de saco dos que estavam de luto, todos contavam a história daqueles que as usavam.

Davi Foi Para A Casa Do Senhor E Adorou. (Versículo 20).

Independente da dor que Davi experimentava, ele se voltou para Deus e O honrou e O adorou.

Davi Voltou Para Sua Casa E Comeu. (Versículo 20).

A vida iria continuar. Davi voltou para seus arredores e para suas atividades normais.

ELE TAMBÉM TE DARÁ FORÇA E RESILIÊNCIA PARA AVANÇAR

Depois da morte de uma pessoa querida, ajusta-se para uma nova realidade será diferente para cada pessoa. Para a maioria das pessoas, a recuperação de uma perda significativa é um processo longo. Tenha a certeza que Deus está com você a cada passo do caminho.

Sentir falta da pessoa que você ama é um tributo àquela pessoa e à influência delaem sua vida. Avançando, fazendo os ajustes necessários e encontrando novo propósito para si mesmo é um tributo a Deus e à influência Dele sobre sua vida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA