Verbo FM

Entendendo os seus Limites

blog_dentro_shirlaA notícia de que Jesus batizava mais discípulos do que João se espalhou. Jesus recebeu o crédito por batizar as pessoas, mas ele nunca batizou ninguém, seus discípulos batizaram. A sua comissão aqui na terra não era batizar em água para o arrependimento, mas sim batizar com o Espírito Santo e com fogo (Lucas 3:16). Jesus foi tentado em todas as áreas como nós, mesmo assim, não pecou. Já imaginou receber uma promessa de Deus sobre o seu ministério sabendo que essa promessa só será cumprida depois que você partir dessa terra?

Enquanto seus discípulos batizavam as pessoas, talvez houvesse momentos em que Jesus gostaria de participar, mas ele sabia que precisava obedecer ao Pai em todas as coisas e permanecer dentro do seu comissionamento.

Alguns ministros, mesmo nunca admitindo, teriam dificuldades em ver outros ministros “aparentemente” fazendo aquilo que gostariam de fazer no ministério. Como resultado disso, eles acabam competindo uns com os outros e isolando-se, tentando provar que também são ungidos por Deus.

Nós lemos em João 3:26-28

“E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.”

Nós podemos ver nesta passagem o inimigo tentando despertar certa competição no coração dos discípulos de João Batista. O foco dos discípulos de João em batizar as pessoas havia mudado para quem estava batizando mais pessoas. Quem teria mais prestígio por batizar mais pessoas, João ou Jesus?

Mesmo João batista expressando seu desejo de diminuir para que Jesus crescesse, os discípulos de João tinham um problema com quantas pessoas os discípulos de Jesus estavam batizando e quantas pessoas estavam acompanhando Jesus e não João.

João explicou para o seu povo que nenhum homem pode operar em algo a não ser que lhe tenha sido dado por Deus. Os discípulos de João queriam que ele fosse além dos limites do seu comissionamento. João, por sua vez, não questionou a sua comissão que era apenas batizar em água para o arrependimento. Não vemos nenhuma insatisfação da parte de João em saber que ele foi chamado para batizar em água e Jesus chamado para batizar no Espírito Santo e com fogo.

Pode ser que haja pessoas ao seu redor que reconhece a unção na sua vida e o encoraje a se envolver numa variedade de coisas. Você deve permanecer focado na sua tarefa especifica sem se sentir obrigado a fazer algo que não tenha recebido direção de Deus para fazê-lo.

Não caia na armadilha dos números, você não precisa ser maior para ser o seu melhor. Você precisa apenaspermanecer em linha com a comissão que Deus lhe ordenou e permitir que seja o próprio Deus alargando os limites da sua comissão.

No versículo 29 nós lemos “Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido”.

Aqui podemos perceber que João se alegrou pelo fato de Jesus estar cumprindo o seu chamado. João sabia do seu lugar, do seu comissionamento. E se alegrava com isso!

Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!