Verbo FM

Inteligência Emocional

por Edilson de Lira

Deus tem sentimentos. Emoção não é algo ruim. É algo bom.

A dor, por exemplo, é algo ruim de sentir, mas ela é algo bom. Se você sentar em uma cadeira com um prego, a dor vai ajudar a você não se ferir de uma forma maior. Mas, se não sentimos dor, ficaremos insensíveis a ela. A Bíblia diz que cauterizamos a nossa consciência. Nos tornamos insensíveis.

Intelecto, emoção e vontade caracterizam você como uma pessoa.

Cada um pode estar pensando de forma diferente em relação a uma mensagem. Nós somos únicos, somos indivíduos.

Deus tem emoções, pois Ele se ira. Mas, a ira dEle é canalizada para execuções de justiça. Por isso, Ele sempre faz a coisa certa. Nós também podemos nos irar, mas não pecar. Devemos canalizar a ira para coisas certas. Não há nada de errado em ter sentimentos. Jesus chorou, se compadeceu e ficou profundamente triste em alguns momentos.

A primeira forma de enxergar os sentimentos é que as emoções são instintos primitivos. Pensando assim, as pessoas tentam ser robôs ou ensinar que é errado mostrar as emoções…Quando um pai diz para um menino que “homem não chora”. Já o hedonismo, é o extremo oposto, pois diz que devemos nos entregar às emoções.

A Bíblia nos ensina a sermos o que Deus nos chamou para sermos. Você precisa entender o seu chamado. Às vezes, confundimos a paz que o mundo dá com a paz que Deus dá. Estar em um local agradável pode nos fazer sentir paz. Mas isso não quer dizer que aquele é o local que Deus quer que você esteja. A convicção que Deus dá é diferente da do mundo.

Algumas pessoas falam muito de QI (quociente de inteligência). Inteligência é muito mais do que um raciocínio lógico. Outros falam hoje de QE, que é o quociente emocional. Mas, tem gente que não consegue identificar nem o que está sentindo, imagine o que os outros estão sentindo.

Algumas atitudes das mulheres e o que elas dizem podem dizer algo diferente do que elas fazem ou falam. Muitas vezes, elas querem que entendamos algo que ela está pensando, mas que não está claro. A mulher pede opinião sobre a roupa, por exemplo, mas ela quer apenas que você participe daquele momento e não que você decida.

A Inteligência Emocional é caracterizada pelo autoconhecimento emocional para tomar as decisões corretas. O controle emocional é outra característica da pessoa inteligente emocionalmente.

A emoção negativa ao nosso respeito é uma das ferramentas favoritas do Diabo. Ele planta mentiras em nossa cabeça que causam emoções negativas em nós. Tem muita gente que acha que não pode fazer muita coisa. Pela Inteligência Emocional, podemos identificar se isso é verdade ou não.

A automotivação é mais uma característica do inteligente emocional. Não devemos atentar para a multidão de opiniões. Vivemos em uma época que as pessoas procuram ser aceitas socialmente. Em uma rede social, as pessoas não mostram os processos e somente os progressos para serem aceitos. Elas não postam o que é de ruim em suas vidas. Precisamos aprender a nos automotivar.

Tem muita gente que nasce original, mas morre cópia porque não entende seu propósito. Reconhecimento de emoções em outras pessoas e a habilidade dos relacionamentos interpessoais são outros componentes da Inteligência Emocional.

“Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração (Salmos 26.2)

Muitas vezes, damos nomes errados aos nossos problemas. Um preguiçoso nunca admite que é um preguiçoso. Normalmente, não sabemos identificar as coisas. Como estamos por dentro?

Devemos fazer as seguintes perguntas com relação aos nossos sentimentos:

Qual a verdadeira razão de sentir isso?

Essa é uma sensação verdadeira?

Esse sentimento está me ajudando ou me atrapalhando?

As pessoas não têm que saber o que você está sentindo. Você se torna vulnerável fazendo assim. As coisas que você registrou ficarão para as gerações futuras. Quando for fazer alguma postagem nas mídias sociais, pense em como isso poderá influenciar daqui a dez anos. Hoje, tudo queremos registrar, o que falamos, comemos, sentimos. Nem todo mundo tem que saber o que você está sentindo. Mas, devemos aprender a jogar muita coisa apenas diante de Deus. Devemos lançar as ansiedades para o Senhor porque Ele tem cuidado de nós.

A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta” (Provérbios 12.16)

Se uma pessoa colocar um copo de plástico no fogo de uma vela, ele vai se queimar. Mas, se colocarmos um copo semelhante com água sobre a vela ele não se queimará. A diferença entre os dois é o que está dentro. Cientificamente, a explicação dessa experiência é que o calor do fogo passa para a água e não permite que o copo seja queimado.

Dentro de você tem um tesouro de ouro. Não é a sua fragilidade que vai determinar as coisas. Mas, o que está dentro de você.

Dentro de nós tem rios de águas vivas que absorvem e protegem a nossa estrutura. Tem alguém dentro de nós que nos protege. Você precisa aprender a ficar cheio do Espírito Santo. Precisamos aprender a lançar nossas ansiedades ao Senhor.

*Texto retirado do Site da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande-PB

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!