Verbo FM

Afie o seu machado: viva em fé!

por Tony Cooke

Se você afiar mais o seu machado, você cortará a madeira com mais facilidade. Mas se ele estiver cego, você não cortará bem a madeira. “Como manter o machado afiado?”.

Deus não só amou o mundo, mas ele ama você como indivíduo, como pessoa. Esteja convencido que Deus o ama especificamente. Não é somente suficiente saber que Deus amou o mundo. Mas você precisa também acreditar que Ele amou você, e que deu Jesus por você também. Precisamos trazer as declarações da Bíblia de uma forma pessoal. Jesus não morreu só pelo mundo, mas Jesus me amou especificamente!

Você precisa transformar as verdades da Bíblia em mensagens pessoais. Porém existe outro extremo, pessoas que pegam as mensagens da Palavra apenas para si mesmas e esquecem que Deus amou o mundo também.

E o que fazemos? Qual dos dois lados é verdade? Essas coisas são para a igreja ou apenas para pessoas específicas? Precisamos de equilíbrio. Deus ama o mundo, Deus ama a igreja e Deus ama também as pessoas!

Precisamos pregar o que a Bíblia diz sobre todas as coisas. E não apenas por uma coisa específica.

Existe uma preocupação excessiva sobre os líderes cristãos sobre os erros a respeito da mensagem da prosperidade. Eu me sinto completo ao falar isso para a igreja sobre essas questões. O livro “O toque de Midas”, de Kenneth E. Hagin, é um esforço honesto para trazer clareza e entendimento para aqueles que estão honestamente buscando encontrar o caminho da verdade a respeito de prosperidade bíblica. 

Deus quer sim suprir todas as suas necessidades. Mas não se trata somente sobre uma pessoa, mas se trata de todos. O plano geral de Deus me inclui, mas não é só para mim. É sobre a igreja, é sobre o mundo. Podemos ter duas atitudes a esse respeito: uma atitude egoísta que Deus só existe para me abençoar ou que eu existo para dar glória a Deus e para ajudar e cumprir a Sua missão nessa terra.

A fé não se trata de confiar em Deus primeiramente para coisas. A fé se trata de confiar em Deus, ponto final. É muito mais do que crer n’Ele para coisas materiais. Se trata de confiar em Deus e respondê-lo em tudo aquilo que Ele diz.

Pela fé, Abel apresentou a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Com isso, mostrou que era um homem justo e Deus aprovou suas ofertas. Embora há muito esteja morto, ainda fala por meio de seu exemplo. A nossa fé, a realmente bíblica, vai se expressar de maneiras bem diferentes, e não apenas de uma forma.

O primeiro exemplo de fé na passagem acima citada foi Abel. Abel não estava recebendo algo da parte de Deus, mas pela fé, ofereceu algo a Deus: o mais excelente sacrifício. Abel teve fé para oferecer um sacrifício a Deus: adoração.

Ele ofereceu esse sacrifício ao Senhor, e no Velho Testamento, oferecer um sacrifício era uma maneira de adoração. Pela fé, Abel adorou a Deus. Pela fé respondemos sobre quem Deus é. Quando recebemos aquilo que ouvimos sobre Deus, nós estamos adorando a Ele.

Pela fé, Enoque foi levado para o céu sem ver a morte; “ele desapareceu porque Deus o levou para junto de si”. Porque, antes de ser levado, ele era conhecido por agradar a Deus.
Enoque andou com Deus. E entendemos que ele andou tanto com Deus, que andou até ao céu. E não foi mais encontrado. Enoque andou com Deus pela Fé de uma forma que agradou a Deus. Andar com o Senhor traz implícito a ideia da consistência. Comunhão diária com Deus. Enoque não procurava Deus apenas quando precisava.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Pela fé, Noé construiu uma grande embarcação para salvar sua família do dilúvio. Ele obedeceu a Deus, que o advertiu a respeito de coisas que nunca haviam acontecido. Pela fé, condenou o resto do mundo e recebeu a justiça que vem por meio da fé (Hebreus 11.6‭-‬7).

Noé não creu em Deus para ter alguma coisa. Pela fé, Noé preparou uma arca. Agiu de acordo com a sua fé. Ele simplesmente não creu em uma arca já feita, Ele obedeceu a Deus e a construiu pela fé.

Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir a outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia. Em Hebreus 11.8, Abraão obedeceu pela fé.
Nesses quatro exemplos citados, nenhum dos heróis da fé creu em Deus em busca de algo.
Existe um problema recorrente, hoje em dia, de pessoas que apenas creem sobre algo que elas precisam.

Não é problema acreditar em cura ou prosperidade para si, o problema está em crer apenas nisso. Essa não é a vontade plena de Deus. As pessoas precisam adorar pela fé, andar pela fé, obedecer pela fé… E não apenas exercer fé para algo que se esteja precisando. Fé é muito mais do que crer sobre algo que eu quero, é responder sobre tudo o que a Bíblia diz.

Pela fé, até mesmo Sara, embora estéril e idosa, pôde ter um filho. Ela creu que Deus era fiel para cumprir sua promessa. Sara recebeu poder e força pela fé. Porém ela não recebeu poder e força apenas para o seu benefício pessoal, mas para o nosso benefício até hoje. Deus queria criar uma linhagem através de Abraão e Sara. Sara teve que receber poder, porque já havia passado da idade de ter filhos. Quando vemos algumas promessas da Bíblia, podemos até rir sobre algumas coisas. Mas Deus quer que O levemos mais a sério.

Não tem nada errado em pedirmos alguma coisa para que Deus nos abençoe. Deus quer abençoar, isso é só um “pedacinho da foto”. Nunca substitua a foto inteira, como crente, por apenas um pedacinho dela. Deus quer abençoar o mundo, a igreja. O que Deus está derramando no Brasil, não é só para que você seja abençoado pessoalmente.

O que vai manter a igreja do Brasil cada vez mais forte e o derramar do Espírito mais intensificado é você ver o que Deus quer fazer por você, pessoalmente, mas não para por aí. Derrame o seu coração sobre o que Deus quer realizar sobre a igreja e através dela. Temos que seguir as pegadas do povo da Bíblia, porque estão colocados nela como exemplos para nós. 

A nossa fé não pode colocar o foco em nós mesmos. A nossa fé, no primeiro momento, deve colocar o nosso foco em Deus. Pela fé, Abel adorou a Deus. Enoque andava com Deus tão próximo que um dia sem nem perceber, ele tava andando com Deus tão intensamente que já estava no céu. A fé de Noé o levou a trabalhar.

Fé não significa apenas crer em algo e não fazer nada. Precisamos agir com base na nossa fé. Até porque sabemos que a fé sem obras é morta, não tem valor.

A obediência é uma boa coisa. Fazer aquilo que Deus nos pede para fazer, é uma coisa boa. Porém, não é a sua obediência que fará com que Deus o ame. Deus o amou quando você ainda era pecador. Não é através de nossa obediência que vamos para o céu, vamos para o céu por crermos em Jesus. A fé é responder a Deus em tudo aquilo que Ele nos diz. Não apenas confiar em Deus para ter as coisas.

Abraão obedeceu pela fé. Sara recebeu poder e força pela fé. Ela reconheceu a sua própria limitação humana e entendeu que não podia fazer nada sem a ajuda de Deus. Quando você confiar em Deus para suprir as suas necessidades, Ele o ama e fará isso. Mas Deus tem o objetivo de abençoá-lo para que você seja uma bênção.

Deus quer que tenhamos uma mentalidade de sermos bênção para outras pessoas. Ele quer abençoá-lo para que você abençoe a igreja. Deus quer abençoar a igreja para que a igreja abençoe o mundo. Deus não existe apenas para abençoar você pessoalmente. Eu quem existo para adorar a Deus pela fé, para andar com Deus pela fé, para obedecer pela fé e para receber poder pela fé.

*Texto transcrito de mensagem na Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande (PB)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!