Verbo FM

Cobertura espiritual

por Carlos Junior

Pastor auxiliar da Igreja Zona Norte em Recife-PE

“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13: 1 -7)

Esse texto é um pouco longo, mas muito rico para nossa vida. É indispensável para nós estarmos sob uma autoridade. Uma das definições da autoridade é poder delegado. A autoridade que Deus liberou para sua igreja está fazendo com que o seu propósito se desenvolva.

A autoridade espiritual deve funcionar como um sacerdote (representante de Deus); como um chefe da organização (aquele que determina as metas/alvos); como um pai (nós somos a grande família de Deus); o compromisso da paternidade espiritual é com nosso futuro. Essa autoridade libera para nossa vida proteção, provisão, prosperidade e perfeição (aperfeiçoamento).

 “Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Josafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” (II Crônicas 20: 20)

A sua crença em Deus te deu segurança, salvação. Aqui o senhor nos ensina que o avanço da nossa vida depende da autoridade espiritual que Deus colocou sobre sua vida. Todo homem precisa estar sujeito a uma autoridade e ela vai ser a voz de Deus para sua vida.

“Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.” (Ao invés de ler ‘receber’, leia novamente, mas com a palavra ‘honrar’). (João 13: 20)

“Em verdade, em verdade vos digo: Quem honrar aquele que eu enviar, a mim me honra; e quem me honra a mim, honra aquele que me enviou.” (João 13: 20)

Não estamos mudando a palavra, mas potencializando o que Deus quis falar.

Existem enviados de Deus para nossas vidas e se nós o honrarmos como enviado do Senhor, receberemos a recompensa/ galardão da função/ unção que opera naquela pessoa.

“Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados. Porque ainda que tenhais dez mil anos em Cristo, não tendes, contudo muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus. Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.” (I Coríntios 4: 14-16)

O líder dessa igreja tem uma honraria com a autoridade que está em sobre dele. Quando você tem uma paternidade espiritual, você tem cobertura. O Aba (pai) espiritual é uma posição de alguém que funciona como pai. Alguns nos ensinam, mas outros são nossos mentores. Aba é alguém que está presente de forma observável que nós podemos imitar. Pai na Bíblia não é apenas uma pessoa que nos fez, mas alguém que vai estabelecer o nosso propósito, é uma relação de confiança o qual ele considera suas palavras. Quando Deus nos conecta com alguém é porque ele quer liberar algo para nós.

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.” (Salmos 133 – 1-3)

Estar unido não é só estar junto, cada um tem seu papel. Uma parte da unidade é cada um fazer o seu papel. A unção vem de Cristo, ele é a cabeça da igreja, a barba é uma expressão de honra do ministério. E desce pra estabelecer cobertura para o corpo. A unção vem pelo mecanismo de paternidade espiritual, o pai espiritual não gera conforto em nós, mas preparação.

“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6: 2-4)

Essa honra também envolve a paternidade espiritual que Deus colocou sobre sua vida.

Quando nos conectamos com pai espiritual:

O conhecimento chega
A visão é alargada
Ganhamos identidade
O nosso propósito individual é liberado
Recebemos a herança espiritual
A unção e os recursos sobrenaturais operando sobre sua vida.
Quando a herança do filho começa a recompensar o pai isso é honra.

“Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.” (I Timóteo 5: 17- 18)

Tiramos um dia como esse para ter dupla honra em quem Deus colocou sobre nossa vida, pois olhamos para vida deles e elas são modelos. Deus nos conectou com alguém que tem exemplo de vida. Aprenda a honrar pessoas que Deus colocou na sua vida. Celebra a vida dessas pessoas. Aquele que nos preside é merecedor de dupla honra.

1 Comentário

  • Paz e graça, amados!
    Sou, Líder de um grupo familiar em Luanda e com pedido de vários grupo querendo se afiliar a nós, sou solteiro, com 27 anos de idade. Recebi uma orientação da parte de Deus em 2019, para começar um ministério do 0, mas fui negligenciando, até que no final de 2021 Deus falou mais alto e com confirmações de homens de Deus me procurando para anunciar… E em Julho de 2022, comecei, até o final do mês de Agosto desse ano, que por conta das condições financeiras não pudemos manter mais o espaço.
    Venho por meio desta solicitar uma cobertura ministerial diante de vós.
    Agradeço pela atenção
    Espero o vosso contacto
    Shalom

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!