Verbo FM

Congregar é se proteger

por Joseane Nogueira (Porto Alegre-RS)
*Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema
  
“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã, Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano. E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento. E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós. Três destas cidades dareis além do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão. Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano” (Números 35:9-15).
 
Essa passagem relata as instruções que Deus dá a Moisés de criar cidades refúgio,  para proteção de uma pessoa caso matasse alguém, acidentalmente, Deus fez isso para poupar a vida de um homicida involuntário, Ele fez distinção entre quem mata sem querer e aquele que mata com intenção.
 
Como na Lei era “olho por olho, dente por dente”, Deus pensou que os  familiares do morto poderiam buscar vingança sem apurar o que realmente havia acontecido. Deus pensou em tudo, não é? Ele disse: “Eu tenho um lugar para que essa pessoa seja protegida”.
 
Aprendemos que o Velho Testamento ilustra  o Novo e  isso nos leva a pensar: onde é o lugar de proteção, de refúgio contra nosso inimigo?
 
Hebreus 10.25 diz:“E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo”. Congregar não é somente assistir ao culto, ir à igreja, ouvir a Palavra. Se fosse só para ouvir a Palavra, poderíamos ficar sempre no conforto das nossas casas e assistirmos sempre aos cultos on-line.
 
Vamos para adorar a Deus?
Podemos adorar a Deus a qualquer momento, em qualquer lugar, no nosso devocional diário, no secreto do nosso quarto. Não vamos à igreja por causa do culto, da adoração somente, não é só pra dizimar, ofertar, isso também podemos fazer pela internet.Quando nos unimos para congregar estamos testemunhando que estamos debaixo de cobertura e proteção. Isso, no reino espiritual, comunica uma mensagem muito forte!

 
Thiago 5.14 diz: “Alguém está doente? Chame os presbíteros da igreja para que venham e orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor”. Isso testemunha que existe proteção e cobertura sob a proteção da igreja. Nossa proteção só é totalmente eficaz quando se está dentro da igreja. Vivemos em um país, no qual podemos nos reunir com nossos irmãos livremente, glória a Deus por isso!
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados