Verbo FM

Fluindo na sabedoria de Deus

por Gleison Cabral
*Supervisor do Ministério Verbo da Vida na Europa

Nas igrejas, vemos, muitas vezes, as pessoas trocando o sobrenatural pelo natural. Não é errado estudar e investir na sua vida pessoal. Isso é bom e pode abrir portas para o Evangelho. Não é errado dedicarmos tempo ao que o Espírito está nos guiando a fazer.

Nós não somos daqui, mas estamos aqui. A igreja é a ponte entre o natural e o sobrenatural e Deus vai fluir através da igreja, porque fomos comissionados. Jesus falou que Ele iria e que enviaria outro da mesma espécie que Ele e que habitaria em nós, da mesma forma que a presença de Deus era manifesta em Jesus quando Ele estava aqui na terra.

Às vezes, Deus vai guiar você a fazer coisas naturais. Mas, mesmo essas coisas, você não as faz naturalmente e sim sobrenaturalmente. Algumas pessoas param de fazer as coisas, pensando que estão esperando em Deus, mas elas morrem esperando. Há uma diferença entre a sabedoria natural e a sabedoria espiritual.

“Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens” (Eclesiastes 9.14-18).

O rei tinha tudo o que precisava para tomar a cidade. E havia esse homem pobre que as pessoas não lembravam dele. Naturalmente, esse homem não tinha os requisitos para salvar uma cidade.

Melhor do que armas de guerra e recursos é a sabedoria de Deus.

Existe uma sabedoria de Deus que vai nos colocar no lugar de ver as coisas como Deus vê. Essa é uma posição sobrenatural, uma ousadia sobrenatural, onde nada prevalece contra você, onde fé funciona, onde você ama, apesar daquilo que as pessoas fazem contra você.

Pode parecer difícil, mas, pelo poder do Espírito Santo, vai acontecer. Se eu for ao lugar da visão  de Deus, eu sei que sou completamente suprido por causa da direção correta de d’Ele, de sua unção. Nada é difícil demais para nós.

Não estou me vangloriando em mim, mas n’Ele, porque Ele em você é a esperança da glória. É por causa d’Ele em nós que podemos impor as mãos sobre os enfermos e eles serem curados. Isso vai funcionar porque nada nem ninguém pode resistir ao poder delegado do nome de Jesus.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (I Coríntios 2.9,10).

Essa passagem faz referência a um trecho do Antigo Testamento em que Deus fala que vai nos dar um novo coração, o Espírito Santo, um novo vinho que habita em nós. A Bíblia diz que olhos e ouvidos não são naturalmente preparados para ouvir o que Deus está falando.

Por isso que, às vezes, o que você vê e ouve não é o correto, porque podem ser o completo oposto da Palavra de Deus. A Bíblia diz que não nos foi dado espírito de medo, mas nos foi dado o Espírito Santo. Nós temos a mente de Cristo! A Bíblia nos encoraja a não atentar ao que o natural está nos dizendo, mas a vontade de Deus é revelada através do Espírito Santo.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29.11).

Esse versículo fala sobre pensamentos. Não é um dia que Deus tem um pensamento sobre você. Todos os dias tem uma nova direção da vontade de Deus para você. Em Filipenses 3, Paulo fala que esquece das coisas do passado, coisas ruins, mas também não devemos ficar meditando nas coisas boas do passado.

Seu coração não deve ficar voltando às bênçãos do passado. Isso é maná podre! Talvez, Deus já seguiu em frente e lhe deu uma nova direção, mas as pessoas ficam tão focadas em algo do passado ou numa direção do passado. Mas seja flexível, esperando que alguma coisa aconteça, quando Deus quer lhe mostrar um desvio que vai levá-lo para o mesmo destino final. Precisamos fazer a vontade de Deus.

Quando Deus lhe dá uma visão, Ele também dá a provisão, que trabalha para a visão.

Às vezes, a sabedoria de Deus parece loucura para nós. A informação que está dentro de você vem de Deus através do Espírito Santo. A sabedoria de Deus sempre prevalece. Por vezes, pensamos que o plano de Deus custa muito, mas Deus é especialista em pegar os nossos dois peixes e multiplicar. Quando semeamos no Reino, mais vêm. 

A nossa vida pertence a Deus. Não viva esse pouco período de tempo aqui para si mesmo.

Às vezes, queremos evitar a pressão, mas não se concentre nela. Concentre-se em quem Deus é. Quando Davi foi enfrentar o gigante, todos acharam que ele iria morrer, mas Davi derrotou o gigante. Quando Deus chamou Abraão, ele tinha 75 anos, mas deixou tudo e foi.

“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16.13-19).

O Senhor edifica a igreja na revelação de quem Jesus é, e quem é a igreja. A Bíblia não diz em parar e ficar meditando nas barreiras, nas portas do inferno. A Bíblia diz que devemos correr. Tudo o que ligarmos na terra será ligado nos céus.

Pedro teve experiência com a visão de Deus. Quando Jesus mandou Pedro andar sobre as águas, era a Palavra falando a Palavra. Isso não são as armas naturais. É a sabedoria de Deus que vai nos levar para o lugar onde Deus quer nos levar. Mesmo que estejamos no natural, vamos viver sobrenaturalmente e cumprir a vontade de Deus na terra.

Às vezes, na vida, ficamos mais conscientes do natural, mas nós não somos naturais. Somos da fé, olhamos para a escuridão e falamos: haja luz! 

Trechos da mensagem de 02 de julho de 2022, na Conferência de Ministros Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados