Verbo FM

Livrando-se do orgulho

Ricardo Austregésilo
Ricardo Austregésilo
Pastor auxiliar da Igreja Verbo da Vida Zona Norte, PE

Quando uma pessoa se considera “sem orgulho”, isso quer dizer que há grande orgulho nela.

“A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor.”  (Provérbios 19:3)

Muitas vezes, quando acontece algo ruim, é tendencioso pôr a culpa em Deus, mas Ele permite muitas coisas para colocar as pessoas em movimento.

Quanto Deus trata sobre o nosso caráter, livrando-se do orgulho, é porque Ele quer nos dar algo grande. Pois nós somos provados pelos elogios que recebemos.

“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade”  (Provérbios 18:12)

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”  (Provérbios 16:18)

Quando uma pessoa cai, devemos perceber o procedimento dela, cujo motivo é andar no orgulho, pois isso precede a queda. O orgulho é um terreno fértil que faz brotar todos os tipos de males.

O inimigo da fé é o orgulho, pois o caminho que a fé constrói o orgulho destrói e proporciona a ruína na vida do homem.

“Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de babilônia.E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia. Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?”  (II Reis 20:12-19)

O rei Ezequias estava tão cego pelo orgulho que não percebeu que os seus filhos seriam escravos e tudo que ele tinha seria roubado, pois não reconheceu o orgulho que estava nele.

“Contudo, no tocante aos embaixadores dos príncipes de babilônia, que foram enviados a ele, a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.”  (II Crônicas 32:31)

O desamparo de Deus significa cessar o favorecimento sobre a vida de alguém que está caminhando por um caminho errado. Não que Deus seja o causador da situação, mas Ele se ausenta por causa do procedimento errado e faça conhecer o que há de errado no coração.

Quando algo está dando errado nas nossas vidas, precisamos nos auto avaliar e ver como está o nosso coração, pois Deus resiste ao soberbo e concede graça aos humildes. Na maturidade, um pequeno fragmento de orgulho pode arruinar toda uma construção!

1 Comentário

  • Muito bom o texto. Que possamos nos revestir da palavra e expulsar o orgulhos da nossa vida! Amém!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!