Verbo FM

O valor da presença

por Tatiane Santiago
Graduada na Escola de Ministros Rhema

Na Bíblia, temos uma passagem muito conhecida em Êxodo 33, onde Moisés fala ao Senhor: “Se a Tua presença não for comigo, não nos faça subir”.

Sabemos que Moisés tinha intimidade com o Senhor e ele, de fato, valorizava isso!

Era um grande desafio a ser desbravado, milhares de pessoas envolvidas, e por maior que fosse a capacidade e inteligência de Moisés, de nada serviria sem a Presença.

Aquele era o povo de Deus, aquela missão havia sido dada por Deus e a presença dEle não poderia faltar!

O que mais me chama a atenção nessa passagem é que quando o Senhor disse a Moisés para ir, Ele garantiu o sucesso, dizendo que expulsaria os cananeus, amorreus, etc. A terra era excelente, farta, terra que manava leite e mel. Mas apesar de todos esses benefícios e garantias, Moisés se negava a ir sem a Presença!

Moisés tinha consciência que, por maior que fosse a conquista ou realização, não se comparava ao “valor” de ter a Presença de Deus.

Trazendo essa passagem para os nossos dias, posso afirmar: “Quando entendemos o real valor da Presença, o valor de qualquer realização se torna pequeno.”

Não que alcançar sonhos, projetos e objetivos seja algo errado, pelo contrário, o próprio Deus depositou em nós essas características de sonhar, planejar, conquistar…Mas quando isso é demasiadamente valorizado, ocupa um lugar perigoso, ocupa um lugar de idolatria e nos afasta do melhor: a Presença de Deus!

É certo que, quando estamos nessa Presença, recebemos coisas específicas do Pai, pois Ele é galardoador dos que O buscam; mas viver na Presença vai muito além de realizações, trata-se de relacionamento! E um relacionamento íntimo com o Senhor nos traz sensação de realização mesmo sem termos nossos pedidos atendidos, pois a Presença preenche todos os espaços das nossas vidas e de nada temos falta!

Quando vivemos na Presença, é fácil abrir mão das nossas vontades para viver a vontade de Deus, pois agradá-Lo nos preenche e satisfaz de forma que não tem como explicar.

Então, podemos dizer que a plenitude da Presença de Deus não é o que Ele pode nos dar, mas, sim, conhecer e desfrutar de quem Ele é!

Existem planos e projetos que o próprio Senhor planta em nossos corações e conta conosco para a realização, porém, ao recebermos a missão, precisamos nos manter firmes e convictos de que sem Ele nós não avançaremos!

Que não nos apossemos e dediquemos tanto à realização de tal coisa que nos esqueçamos de qual é o objetivo principal; de qual é o foco; e que não é somente sobre nós!

Os planos do Senhor precisam sim ser realizados, mas não ao custo do relacionamento com Ele!

A Presença nos garantirá não só o sucesso (que de fato é importante), mas nos garantirá também alegria, paz, e a plenitude de tudo que podemos desfrutar nEle!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!