Verbo FM

O que você faz enquanto espera?

Talita Américo

Graduada do Rhema Brasil em Pinheiros, SP

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Está para nascer alguém que goste de esperar, que tenha prazer nisso. Esperar é difícil e tão complicado que muitas vezes exige força física.  A Bíblia diz que “a esperança adiada faz o coração ficar doente” (Provérbios 13:12).

É ruim esperar muito tempo alguém se arrumar para sair, é tedioso esperar muito tempo na fila do banco, é desesperador esperar muito tempo por uma comida, e é igualmente desconfortável esperar muito tempo por uma promessa. Sim, eu sei o quão difícil é a espera.

Mas a pergunta aqui é: “O que você faz enquanto espera?”

Enquanto espera na fila do banco, você pode ler um livro. Enquanto espera alguém se arrumar, você pode jogar o famoso Candy Crush. Enquanto espera a comida, pode conversar com outras pessoas. E o que você faz enquanto espera pela promessa? Bom, eu realmente não sei com  o que você anda se ocupando, mas sei o que pode ser feito para que o tempo da espera se torne mais agradável.

A coisa mais importante é lembrar que a Bíblia ensina em Is 40:31 que os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Uau! Isso é fantástico. Esperar em Deus causa em mim reações exatamente opostas as que eu sentiria se esperasse naturalmente. Mas como se espera em Deus?

Esperar em Deus é manter uma rotina constante de lembrança de quem Deus é. O maior inimigo da espera é a dúvida, e a única forma de combate-la é pela palavra. Então você precisa lembrar para você mesmo que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa (Nm 23:19). Se você conhece o caráter daquele que prometeu, com certeza sabe que ele cumprirá.

Outra boa dica é trocar a murmuração do ‘Deus me esqueceu’, pelas ações de graça por aquilo que pela fé você já recebeu. Gratidão agrada a Deus.

Você deve ainda manter uma rotina de oração, tanto no seu idioma natural, quanto em outras línguas. Elas fortalecem o seu homem interior, estreitam seu relacionamento com Deus e fazem a espera ser muito mais prazerosa, pois a companhia facilitará a estrada.

Se por estes dias você está sentindo que não vai mais suportar a espera, se as lágrimas já são constantes e a vontade de desistir está batendo na porta, lembre-se: Ele é fiel para cumprir o que prometeu. Hoje está mais perto do que ontem! Vai chegar, acredite!

Tente praticar algumas das verdades que trocamos nesse texto,  e veja pouco a pouco sua esperança sendo retomada.

Estou com você em oração e de coração!

Seja abençoado na prática da palavra.

2 Comentários

  • Querida, fazendo uma busca no Google, apareceu esses Tags e minja surpresa – er vc! Conheço vc desde pequena e dou glória a Deus pela sabedoria do alto que flui através de sua vida!
    Um abraço forte.
    Inês ( a vizinha de Pinheiros)

    Resposta
  • Parabéns pelo artigo, Deus não disse que a caminhada seria fácil, mas garantiu que estaria conosco no trajeto

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!