Verbo FM

Pregue a Palavra, Jesus pode aparecer!

por Rick Renner
(pastor da Igreja Boa Nova em Moscou, Rússia)

Abra sua Bíblia em II Timóteo 3.14, Paulo diz “permanece nesse lugar, não se move, continua firme”, essa era a exortação de Paulo a Timóteo. No verso 16, ele diz que toda a escritura é dada por inspiração por Deus. Se você colocar uma flauta na boca, vai perceber que ela não tem som, a menos que você sopre e ela produza música. E o que isso tem a ver com as escrituras? Que quando Deus soprou a Palavra Ele  liberou o Seu poder criativo. Na Bíblia, tem o sopro vindo de Deus. Quando você abre a sua Bíblia ela traz o perfume do céu para a sua vida, ela vai trazer também a música do céu. Tem muita coisa boa na Bíblia, mas tem muito mais. A Bíblia tem Deus! 

Quando você tem um balão e você sopra dentro dele, ele vai inflando, vai crescendo. Deus soprou na mente dos homens e eles escreveram os livros da Bíblia, Deus soprou mais cada um dos livros até a revelação completa, depois, como um balão Deus deu um nó na ponta. Se você soprar um balão as suas moléculas ficam dentro dele, as moléculas de Deus estão dentro da Bíblia, por isso é tolice pregar fora dela. Quando você prega dentro da palavra você está pregando as moléculas de Deus na sua igreja. Deus soprou através de mim o livro “Pedras Preciosas”, escrevi em sessenta dias. Deus o soprou dentro de mim.

O que você pode dar de mais precioso a sua igreja é abrir a Bíblia, destravar a Palavra. Ela é útil para tudo. A palavra grega “correção” é uma imagem maravilhosa do que Deus vai pode e vai fazer por você, quer dizer alguém que foi nocauteado – que está caído no chão –  e a palavra correção quer dizer que alguém o coloca de pé outra vez, por isso devemos ter esse avivamento da Bíblia. Existem dois tipos de barcos: um simples, que só tem remos, e o barco perfeitamente equipado, com velas, âncoras, projetado para longas navegações, esse poderia velejar até o outro lado da margem.

Nós temos dois tipos de crentes, um com remos e um equipado. O primeiro não pode se afastar da margem, o segundo está equipado da palavra de Deus, está pronto para uma grande viagem espiritual, navegações longas, é isso que a Palavra de Deus vai fazer por você e sua igreja.

No verso 4, Paulo diz que a Palavra vai liberar o poder criativo de Deus, a palavra de Deus vai pegar um crente simples e equipá-lo. E Paulo disse: “eu te conjuro perante Deus que a promessa que eu tenho pra lhe dizer é tão séria que trago na presença de Deus e de Jesus Cristo”. Veja só, quando um prefeito vai ser empossado, em um cargo público, ele levanta a mão e faz um juramento. E quem está passando o cargo diria: “eu estou lhe chamando aqui perante todos os deuses, escutem suas palavras e o julgue por elas”. Paulo quando disse “eu te conjuro” quis dizer que os olhos de Deus estavam em cima de Timóteo, naquele momento, e que o próprio Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, está pronto para conferir você. 

Jesus vai fazer uma aparição surpresa, para ver o que você está pregando, a Bíblia diz que Jesus dava volta pelas sete igrejas da Ásia, dava uma olhadinha na igreja em Éfeso, passava em Esmirna, visitava a igreja de Pérgamo, de Tiatira, ia em Sardes, na Filadélfia, olhava como estava funcionando as coisas na igreja de Laodicéia. Jesus  dizia que estava na igreja que via  tudo  o que estava acontecendo com os seus próprios olhos. Ele disse que na igreja de Laodicéia não conseguiu nem entrar, Ele estava dentro das sete igrejas e ninguém O deixou entrar. 

Jesus estava observando tudo com seus próprios olhos. O que Ele fez é aquilo que Ele faz, se fez visita surpresa no passado, faz no presente também e você nem sabe qual o dia que Ele vai aparecer na sua igreja. 

Quando eu prego, localizo uma cadeira vazia e, mentalmente, imagino que Jesus está sentado ali. Penso que pode ser o dia da visita surpresa dEle. Para garantir que o culto seja bem feito com seriedade. É como se Ele dissesse que ia chegar para conferir e, quando Ele vem, vem com toda a autoridade de Seu reino.

Paulo dizia que a palavra de Deus era inspirada. O significado da palavra grega para pregador é porta-voz, aquele oficial do rei, ele tinha o privilégio que as pessoas não tinham. Ele tinha acesso direto ao rei. Quando ele saía da presença do rei, seu trabalho era comunicar de forma exata e precisa a palavra do rei, com o coração do rei, e como representante do rei, ele deveria se vestir à altura. Isso quer dizer que, quando vamos pregar, temos que ir à presença do Senhor para receber Sua Palavra e pedir esclarecimento, aí quando for falar sua responsabilidade é dizer o que a Bíblia diz, transferindo a Palavra de Deus em tudo que falamos.

Quando você prega a Palavra de Deus, cheio da unção e de poder, vai haver um combate espiritual, não importa o que esteja acontecendo em sua igreja, não importa o que pode mudar. O que importa é pregar a Palavra e Paulo diz que, quando pregar, é preciso corrigir, repreender, exortar e doutrinar com toda a longanimidade, de modo que cada pessoa – que esteja em pecado – seja trazida à repreensão para humilhar o pecado, de modo tal, que ninguém mais o queira cometer. 

As pessoas só querem palavras motivacionais para que a igreja seja positiva e isso não é real, a pregação da Palavra de Deus repreende, ela corrige, ela exorta. É tão sobrenatural que, uma só mensagem, tem efeitos diferentes para cada pessoa. Se você pregar liberando poder vai eliminar muito sofrimento durante a semana. Paulo dizia que no final dos tempos uma estação estranha aconteceria.

No verso 4, ele diz que as pessoas se recusarão a entender a verdade e se entregarão a doutrinas enganosas. Paulo fala que pessoas vão pegar as habilidades de pregar e vão se inclinar para pintar quadros que as elas querem ouvir. A palavra diz que Jesus vai aparecer nesse culto e vai julgar todas as coisas. E no verso 5, ele diz sê sóbrio, mantenha a cabeça direita, suporte as aflições. Se você permanecer com a cabeça no lugar você não vai mudar, eles que estão mudando. Certamente pessoas vão  criticá-lo porque você vai permanecer na Palavra. 

Uma vez, pregando nos EUA, um pastor me chamou e disse: “Irmão Rick, olhando para você percebo que você é um dinossauro”, na hora pensei que ele estava dizendo que eu era mortal e petrificado. Então, ele disse que eu estava preservado, era como se eu fosse do passado, ele disse que eu estava pregando o que se pregava antes. Talvez esse foi o maior elogio que recebi. Fique com a palavra! Seja dinossauro! Sê sóbrio, fica com a palavra, pregue a Palavra.

Timóteo era pastor, não era evangelista, e Paulo o mandou fazer o trabalho do evangelista. A  primeira vez que o nome evangelista  apareceu, estava escrito na lápide de uma médium, porque as pessoas acreditavam que os médiuns eram canais, pelos quais Deus falava. 

Seja um canal, cumpra cabalmente o seu ministério. Deus está esperando que você pegue esse ministério e carregue ele da melhor maneira que puder, seja o melhor canal que você puder ser. Permaneça na palavra, isso vai transformar e salvar as pessoas, este é nosso encargo, é tão precioso que Jesus vai aparecer para dar uma conferida no que você está fazendo!

*Trechos da mensagem durante a Conferência de Ministros Verbo da Vida, em Julho de 2019  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!