A solução está em você

Postado em
0

por Guilherme Ardilles (Uruguai)
*Missionário do Verbo da Vida

Eu perdi 65 quilos e fui eu quem decidiu mudar a minha vida nesta área. Deus me deu a capacidade, mas eu quem precisei mudar. Eu mudei em vários aspectos da minha vida. Antes, eu colocava a culpa do meu fracasso em alguma desculpa, em algum fato ou até mostrava o fracasso de outras pessoas para justificar os meus. Eu procurava fugir da responsabilidade. 

“Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gênesis 3.11-12).

A resposta correta era assumir a responsabilidade do erro, mas Adão colocou a culpa em outra pessoa. Sempre que as pessoas diziam para eu fazer dieta ou exercícios eu encontrava desculpas, uma saída. 

Quando você tira a culpa de você e coloca nos outros, você não faz nada. Se o problema não é você, então você não terá atitude para mudar as situações. Você é a diferença! 

Não cheguei a lugar nenhum até eu me posicionar.

Alguém aqui já se aconselhou com seu pastor? Mas, o interessante é que a gente não tem coragem de falar o verdadeiro problema. No início do nosso casamento, minha esposa e eu passamos por problemas. Alguns colocam a culpa no cônjuge, mas não expõem os erros que estão corroendo por dentro. Que tal você chegar ao seu pastor e assumir que você é o problema, assumir os seus erros?

Eu descobri que é melhor eu ser o problema nas situações, porque se eu sou o problema, só depende de mim. Se o outro não faz a parte dele, não é seu problema, mas faça a sua parte. Quando você for falar com seu pastor, seja corajoso para falar quem você é e os erros que você comete.

O mesmo tempo que eu gasto culpando os outros é o mesmo tempo que eu gasto buscando a solução!

Uma pessoa fraca luta consigo mesma para se convencer de que está certa. Isso cauteriza  sua mente e não tem mais quem a convença de seus erros. 

Eu poderia pensar que o Uruguai tem pouca gente, que as pessoas não querem Deus, ou que a igreja não vai crescer, mas se as pessoas estivessem prontas não existiria missionários. 

Pare de dar desculpas!

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Efésios 2.1-5).

O poder e força que você precisa para resolver os problemas estão dentro de você!

Não importava como eu estivesse, eu não parava de correr. Eu via os resultados e via o que eu estava conquistando com o que Aquele que está dentro de mim me capacitou a fazer. Ele nos deu vida!

Enquanto eu não conseguia lidar com meus próprios problemas, eu não conseguia auxiliar nos dos outros. Se você vive dando desculpas para as pessoas sobre a sua vida, não vai conseguir ajudar outras pessoas. 

Em alguns lugares, por onde eu passava no Nordeste, lugares secos, muitas vezes, eu via uma árvore verde no meio do caminho. Tudo seco, mas quando eu perguntava ao meu pai ele me dizia que era assim porque ela estava perto do rio. O que é que passa por você? Rios de águas vivas! Se eu reconheço que por mim passam águas vivas, seja o que for que eu esteja fazendo não tenho porquê procurar desculpas. Não tenha desculpas, pois mesmo na seca, vou dar frutos.

Até quando eu vou encontrar desculpas para os meus fracassos?

*Trechos da mensagem na Conferência de Ministros Verbo da Vida Centro-Oeste, Outubro de 2019

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA