Verbo FM

Qual grupo você faz parte?

20841916_1603601759692109_5506034596560460188_n
Sérgio Rodrigues
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer”. I Coríntios 1.10

Quantos grupos você tem?

Quantas pessoas estão no seu círculo social?

Quantas delas são próximas e quantas não tão próximas assim?

Estamos na era digital mas os relacionamentos pessoais ainda existem. Vemos grupos sendo formados e fechados com muita facilidade devido às redes sociais de comunicação e isso tem criado pessoas “mimadas”.

A facilidade de sair de um grupo tem cada dia mais tornado as pessoas como “descartáveis”, como se não servissem mais, saio do grupo e tudo bem, começo outro, COMEÇO O MEU.

Outro ponto é quando não fazemos parte de um grupo e a existência dele chega a tona e o sentimento que surge é de que você foi excluído. A notícia que tenho para te dar é que VOCÊ SE TORNOU UM MIMIMI.

Imagina se existisse Whatsapp quando Jesus estivesse por aqui. Teríamos o grupo de João Batista até Jesus chegar e se tornar o administrador, as pessoas passariam a dar crédito a Ele e João entenderia na hora certa que o grupo não era mais dele, o grupo de Seguidores do Batista mudou de nome para seguidores de Jesus. Seria com certeza um grupo aberto e algumas pessoas provavelmente deixariam o grupo pelo relacionamento com João, elas não sabem o que estariam perdendo.

Jesus estabeleceu portanto entre a multidão 12 apóstolos e com certeza teria o grupo “Os 12”. A multidão não poderia fazer parte disso, era um grupo privado onde pessoas ainda mais próximas (E isso não significa que quem não está no grupo, não era amado por Jesus), recebiam instruções específicas, ali vinham as explicações das parábolas e coisas semelhantes.

Certa vez ele precisou enviar 70 pessoas e acredito que a organização seria em um grupo “Missão 70”, onde dentre a multidão estariam os 70 e talvez os 12 mais próximos. O que quero dizer é que isso não excluiria os demais, eram apenas grupos específicos, quando estavam juntos viviam em comunhão entre todos, mas ainda assim não acredito que todos conseguiam falar com todos.

“Mas todos estes grupos tinham intuitos de liderança” Se você é alguém que pensa assim, cuida do teu coração, você pode ser um MiMiMi, mas veja;

Jesus quando foi para o Getsêmani não levou a multidão, não levou os 70 e nem os 12, Jesus levou três homens; Pedro, Tiago e João. Este era o círculo íntimo de Jesus.

Entenda que todos temos este círculo, todos temos nossa multidão, nossos 70, nossos 12 e nossos 3.

Existem pessoas que fazem parte da multidão e se sentem como 70 e isso não as torna parte do 70, assim como temos pessoas como nosso círculo íntimo e que para elas somos como os 12 ou 70, mas não significa que devemos ignorar ou nos afastar, essa não é a atitude madura.

Todos temos afinidades, coisas em comum e diferenças, elas nos unem e nos completam. Todos precisamos da multidão mas também do círculo, não podemos viver só com um grupo mas não podemos viver sem ele. O que precisamos é entender que nem sempre vamos estar onde queremos, mas com um coração humilde sempre estaremos onde Deus nos quer.

Não permita que pensamentos de isolamento ou exclusão cheguem para você, talvez enquanto você está tentando ser o 13 do grupo exista um com 11 esperando por você.

Fomos chamados para uma vida em unidade, mas entenda que essa unidade está no corpo em geral e não em grupos. Somos um corpo e precisamos de cada membro mas a mão sempre vai estar com o braço, o pé com a perna e a cabeça com o pescoço, são grupos separados que juntos formam o Corpo de Cristo.

Veja quem é você no corpo, se alegre com sua posição e não tente estar onde não é o seu lugar, mas se alegre porque não está sozinho onde quer que você esteja.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!