Verbo FM

Com quem está o controle?

por Juliana Carvalho (Rio de Janeiro-RJ)
*Graduada na Escola de Ministros Rhema

 

Deus não está no controle de todas as coisas. 

Se eu te falar isso, será que você fica chocado comigo? Fica não. Meu propósito aqui é só olhar para esta frase através de um outro ponto de vista.

Pense comigo: Deus criou todas as coisas, um jardim de prazeres, o Éden, com ordem e variedade, tudo o que era necessário e muito mais. Reuniu a trindade e foi então feita a coroa da criação, a humanidade, e deu a eles o domínio de todas as coisas.

A humanidade estava com o controle 

E primeiro Deus colocou no jardim o homem e o ensinou a cuidar, depois colocou a mulher para ser a ajudadora, cada um com o seu papel, ambos se complementando. Havia sim uma árvore de todo o conhecimento, que não poderia comer de seu fruto, e ela estava lá porque Deus é justo. O homem e a mulher tinham a opção de escolher ter relacionamento com Deus, não eram obrigados.

Até que, seduzidos pecaram, se tornando agora reféns do pecado, entregando a autoridade a satanás.

O controle agora está nas mãos do diabo 

Eu creio que era uma questão de tempo, de relacionamento, de construção, em que Deus ia tornar homem e mulher conhecedores de todas as coisas. Mas eles optaram pelo atalho: queimar etapas! Desobedeceram às instruções de quem os criou.

O homem havia aberto a porta para o medo, a culpa, a mentira, o pecado e todos os outros abismos que ele traz. Foi necessário que se afastassem daquele lugar, que entendemos como a presença de Deus. 

Não há como viver em pecado e ter comunhão com Deus. Ele não tem parte com o pecado.

Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, nunca foi pego de surpresa e sempre teve um plano para a humanidade.

Durante todo o Antigo Testamento podemos ver Deus começando a se mostrar aos homens aos poucos. Ensinando como um pai ensina seu filho bebê. Pequeninos passos, símbolos, leis. Até que, com o passar do tempo, houvesse um pouco mais de maturidade para compreender sobre o caráter real desse Deus de amor.

Mas como fazer o homem, tão pequeno, entender um plano tão grandioso? Imagine uma formiga dentro de um avião. Ela não tem noção de onde está e, para entender, é necessário uma outra formiga para falar a linguagem dela. Assim, o verbo era Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, se desprendendo de sua glória.

Jesus veio como homem, foi tentado e não pecou. Pagou a minha dívida. Pagou a sua dívida.

E a herança de pecado que nos escravizava, foi por Ele anulada. Jesus é a referência de como podemos ser nesta terra, em dias como estes. Jesus é aquele que nos reconectou com Deus. Jesus é aquele que nos resgatou a liberdade. Mas não não para viver de qualquer forma. Livres do pecado sim, mas compromissados com sua palavra e amor. E Jesus nos restaurou a autoridade sobre principados e potestades. Nós tínhamos o controle em nossas mãos. Através do pecado, perdemos o controle e sofremos todas as consequências da desobediência. Jesus nos resgatou o controle, a autoridade.

O controle está comigo e com você

Há poder no nome de Jesus. Há autoridade no nome de Jesus para destituir principados e potestades. Convido você a não mais anular essa autoridade que Jesus conquistou para nossa vida. Não mais se omitir usando a frase : “Deus está no controle”. Declare a Palavra sobre as nações!

Infelizmente tenho visto uma declaração se repetir como se fosse uma frase de derrota: “Ah! Nós só podemos orar né?”. Sim! O controle está na nossa mão para orar e declarar a Palavra. E quando chegar o momento em que não há o que você fazer, Ele vai se manifestar com poder e glória.

Não pare de orar!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados