Verbo FM

Jesus: nossa justiça

por Ana Gaia Rufino
*Professora do Rhema Brasil

Um dos aspectos da justiça é a substituição. A justiça humana não é igual a justiça de Deus. Essa justiça de Deus vem através do sacrifício de Jesus, que se colocou em nosso lugar na cruz. Nessa justiça, temos direito de chamar Deus de Pai. A religião, muitas vezes, traz condenação, mas em Cristo tudo se fez novo. 

O homem foi criado para dominar, mas, devido ao pecado, essa condição foi removida. Então, na antiguidade, os homens ofereciam sacrifícios e esses mostravam a recordação do pecado humano. 

Mas Jesus precisou se identificar com nossa situação, assumindo uma identidade humana para quitar nossa dívida. Como foi esse processo? Jesus nasceu de uma maneira extraordinária, sendo gerado pelo Espírito Santo.

Atos 1.21 revela o marco da identificação de Jesus. Através do batismo nas águas, o próprio João não queria batizar Jesus, mas era necessário para que se cumprisse toda a justiça. Deus estabeleceu um ponto de contato: Jesus sendo batizado se identificando conosco.

Nós podemos nos identificar com Jesus, precisamos nos enxergar em Cristo. Hoje estamos ao lado de Cristo diante de Deus, O maior está em nós. Devemos ser intrépidos, pois somos um com Cristo através do Seu sacrifício. 

Jesus passou por um processo de identificação, através do nascimento, batismo, vida humana e morte.

2 Coríntios 5.21 nos mostra o interesse de Deus em nos salvar. Jesus se tornou pecado para que hoje sejamos justiça de Deus. Ele não era pecador, mas se tornou pecado ali na cruz, isso é substituição! Esse é o grande presente de Deus para a humanidade, Jesus não precisava abdicar do seu trono e poder, mas Ele o fez.

De quê estamos abrindo mão? Será que estamos fazendo nosso papel como Cristão na terra? Pois substituição e identificação são uma via de mão dupla. Hoje Deus conta conosco! 

Deus se tornou homem, se tornou servo, se esvaziou no momento que resolveu descer e se tornar homem. Ele se despojou de toda Sua glória, foi reconhecido em figura humana e a Si mesmo se humilhou e foi obediente até a morte de cruz. Ele desceu para nos salvar, mas Deus o exaltou sobremaneira. Esse princípio de obediência serve para nós.

Em Gálatas 3.13 mostra claramente o que Jesus fez: “Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da Lei quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. Jesus se tornou maldito em nosso lugar, deixando-se ser pendurado no madeiro. Ele morreu pela fé, crendo que Sua morte seria nossa salvação, para que a bênção nos alcançasse.  

Quando podemos desfrutar de todas essas bênçãos vinda através do sacrifício de Jesus? Agora mesmo, no tempo presente! Podemos reinar em vida, pois tudo o que Ele Jesus fez foi para voltarmos à presença do Pai. Nossa dívida foi paga!

Precisamos valorizar o maior presente de Deus, entendendo o quanto podemos desfrutar desse sacrifício.

Não existe nada que Satanás possa fazer contra nós. Quando ele vier “jogar na sua cara” o seu passado, mostre a ele seu terrível futuro. Mostre que você é justiça de Deus, tudo foi pago na cruz. Jesus nos deu autoridade, não deixe o diabo falar nos seus ouvidos, rebata com a Palavra. Por isso, a importância de saber a Palavra, leia, ouça e seja intrépido.

Quando sua mente estiver perturbada, olhe-se através do espelho da Palavra: você é a justiça de Deus!  Medite nesta revelação, viva a vida que Jesus proporcionou para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!