jader
Jader Marodim
Graduado no Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Nós vivemos em um mundo bastante instável, onde as circunstâncias tendem a ser cada vez mais complexas para se lidar com elas. Muitas vezes, somos desencorajados ou frustrados para ir adiante na vida, nos distraindo com as coisas mundanas e perdendo o ânimo de encarar os desafios no dia a dia.

É verdade que, quando nascemos de novo para o Reino do Céu, ficamos com expectativas de que viveremos uma vida livre de adversidades a partir daquele momento, pois somos redimidos de todas as maldições. Porém, Deus não disse que ficaríamos livres das adversidades; pelo contrário, Ele nos encoraja a prosseguir a nossa difícil jornada com alegria, mesmo que não sintamos vontade alguma de se divertir ou rir, conforme a passagem bíblica seguinte:

 “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1.12).

Precisamos compreender que as provações não pararão de surgir diante de nós e que teremos de passar, inevitavelmente, por elas. Deus conhece muito bem essa realidade e é (e sempre será) inocente, pois nenhum tipo de tentação vem d’Ele, e sim do mal. Ele, como nosso Pai, não nos deixará desamparados e está sempre disposto a consolar e ajudar Seus filhos. Nossa resposta diante das adversidades deve ser sempre a perseverança! Ou seja, não é uma resposta de desânimo, mas sim de encorajamento.

Você sabia que o mesmo capítulo do versículo abordado acima também fala dos benefícios das provações, ou seja, do que todos os cristãos podem desfrutar sem ser abatidos? Veja:

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez, confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1.2-4).

Eu tive que cultivar, na minha mente, os pensamentos certos, encorajadores e cheios de alegria (e continuo cultivando), para que eu não me entristeça ou desanime ao passar por aflições, pressões ou dificuldades. Não podemos mais viver pelo resto da vida com sentimentos de desânimo, frustração, estresse e tantos outros que não trarão proveito algum para nós. Isso é uma grande perda de tempo, ou pior, uma armadilha para roubar nossa alegria.

Tenhamos uma atitude correta: nos regozijemos sempre n’Ele pela fé, independentemente do que está acontecendo ou o que está por vir. Dessa forma, venceremos muitas barreiras semelhantes às que estamos lidando, além de prosseguirmos a jornada sem perder o foco em Cristo Jesus. Com as forças renovadas, nos tornamos firmes na Sua Palavra verdadeira e inabaláveis diante dos incrédulos – aqueles que estão querendo nos fazer duvidar de Deus e do Seu Poder.

Porém, a perseverança só se completará, quando nosso caráter for aperfeiçoado em Cristo e desfrutarmos da plenitude de Deus em nossas vidas, para que não sejamos mais comprometidos com as falhas que têm nos impedido de avançar em meio às provações. A perfeição de que a Bíblia fala é um processo em que estamos crescendo em Cristo e não uma qualidade pronta e definida como forma de classificar as pessoas. Depois de ter completado a ação de “ser perseverante”, a maturidade vem como a capacidade de suportar as pressões e de permanecer n’Ele. Por isso, o homem que suporta as provações, com perseverança, é um felizardo (bem-aventurado), cuja alegria constante é firmada em Cristo.

Deus deseja muito que Seus filhos sejam mais que vencedores em todas as coisas e vivam em triunfo, honrando aqueles que não abandonaram Sua Palavra, por causa das atribulações e se humilharam, sob Sua poderosa mão. Tal recompensa gloriosa dura para sempre e não se enferruja como aqueles troféus e medalhas que estão expostos nas prateleiras e que estão praticamente esquecidos.

Cumprir integralmente a jornada que Ele nos designou, e não completar por metade ou por alguma parte, pode ser um próprio desafio para nós. Isso requer um foco constante em Cristo, havendo muitos momentos em que nos sentiremos desmotivados. É comum muitas pessoas procurarem algo que possa motivá-las a permanecer na corrida. Eu também tenho tentado diversas formas, como diligência, zelo, cautela, método, disciplina, para me manter tecnicamente n’Ele; porém, tal motivação não durou muito tempo. Eu me senti vulnerável às distrações mundanas, ainda que lícitas.

Quando li, pela primeira vez, o versículo de Tiago 1.12, vi sua última parte: “(…) aos que o amam” e pensei rapidamente que, talvez, tenha sido um pouco desnecessário dizer isso; o versículo poderia ter dito “aos seus filhos” ou “aos crentes”. Porém, no dia em que me senti desmotivado, fui reler isso e descobri algo que pode motivar sempre nossos corações: o Amor, que é do tipo de Deus, nunca cansa de fazer o bem e nem falha!

Eu sei que muitos estão determinados a combater o bom combate da fé, mas seus corações poderão se esfriar e perder a sensibilidade nas questões espirituais, sem a prática do Amor de Deus – que é uma condição necessária e primordial para terminarmos nossas carreiras com satisfação, apesar de todas as outras formas temporárias de motivação. A fé sempre opera no amor, que faz acelerar o cumprimento dos planos d’Ele, renovando nossas forças e perseverança e nos dando novo ânimo para as obras do Senhor!

O Espírito Santo, que habita em você, já derramou o Amor no seu coração. Esteja envolvido na paixão por Cristo, de modo que nenhuma distração do mundo e armadilha de ofensa sejam efetivas para você. Ame continuamente as pessoas que estão no seu caminho e perdoe sempre todos os erros. Você completará sua corrida e terá recompensa gloriosa dos céus!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!