“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.(1 João 4.7)
O que anda em amor conhece a Deus – Esta é a Lei do Amor, a Lei Régia. Este é o fundamento do Reino de Deus.
“Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;”. (Tiago 2.8).
Existem duas alianças básicas: A do Antigo Testamento e a do Novo Testamento.
No Antigo Testamento a aliança ou pacto se estabeleceu nos 10 (dez) Mandamentos. Antes de Jesus.
No Novo Testamento, a aliança ou pacto se estabelece na Lei do AMOR ou Pacto do AMOR. Depois de Jesus de sua vinda, de seu nascimento. Jesus veio e fez o Novo Mandamento. Lei do Amor.
No antigo testamento o pacto ou os mandamentos apontavam para o pecado. O primeiro homem criado por Deus em glória abriu mão dessa glória quando entrou em desobediência e passou a viver sobre influência demoníaca. Quando a Lei dos 10 mandamentos veio, apontava para o pecado e que o levaria à morte. Nenhum homem conseguiria cumprir essa lei em sua totalidade, cumprindo assim os 10 mandamentos. Não tinha força em si. A proposta era apontar para o pecado.
Então, Deus em sua infinita bondade e amando o homem sobremaneira criou o Plano do Amor, para mudar a natureza do homem. Trabalhando na raiz do problema. O coração do homem.
O Espírito de Deus no homem capacita-o a cumprir a Lei do Amor. Jesus cumpriu toda a Lei e os 10 mandamentos e deixou um Novo Mandamento. A lei do Amor. A proposta mudou e por amor a Deus nos afastamos do pecado.
“Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas”.( Hebreus 8.6)
O homem pecava pela influencia do pecado. Hoje, Deus muda a natureza do homem tirando-o do império das trevas e o levando para o Reino do Filho do Seu Amor.
O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito. Não devemos estar nessa pelo medo do pecado, mas por amor a Deus. Só através dessa capacitação é que podemos cumprir todo o mandamento.
O amor do tipo de Deus é o amor AGAPE e este amor é incondicional.
As outras formas de amor são humanas: EROS que é o amor do homem e da mulher.
PHILEU que é o amor fraternal.
STORGE que é o amor de família.
Esses três tipos são amores sentimentais e que exigem reciprocidade.
Na antiga aliança o povo conhecia o Deus Todo Poderoso que fazia e desfazia, mas não conheciam o Deus de Amor. Cristo vem para trazer esta nova proposta. Este amor não é associado a sentimentos e emoções.
O amor humano é sentimental, mas o amor de Deus nos leva a entender que Ele fala de comportamentos, decisões, e não tem fim.
Quem sente vontade de dar a outra face, de andar a segunda milha? Não é pela vontade, é uma decisão que tomamos e só neste amor e na força Dele que conseguimos. Nós não temos este poder, mas Ele colocou em nós a capacidade de através de uma nova natureza viver a vida que Ele nos tem proposto.
Seremos conhecidos pelo amor. Se agirmos sem envolver o AMOR ÁGAPE não temos parte com Ele.
Se você odeia a sua sogra vai para o inferno! Estamos falando do que diz a Palavra. É preciso liberar perdão. O repúdio que sentimos a expressão de ódio é o amor que está dentro de nós sendo evidenciado. Não ame só de palavras, mas de ação. Pare o seu caminho, obedeça à voz do Espírito e faça o que Jesus faria. Estenda a mão. Você pode doar sem amor, mas uma vez que você ama você doa. Você precisa amar de fato e de verdade.
Se esse amor começar a diminuir em você, tudo o que você tem se perde. Se você sai do amor tudo em sua vida para de funcionar. Se você está anos e anos orando, declarando, semeando e nada está acontecendo, é melhor se reavaliar, pois deve ter alguma pendência a ser resolvida.
Julgue-se a si mesmo. Como anda esse amor, como anda este termômetro?
A isca que satanás joga é a ofensa, na maioria das vezes temos a razão, e aí permitimos que a ofensa se instale, a consequência disto é bloqueio em todas as áreas de nossas vidas. Você tem até razão, mas deve buscar ficar em paz. É uma decisão de liberar o coração largando as ofensas.
Declare todos os dias o seu amor ao Senhor. À medida que você fala que ama a Deus e fala do Seu amor, mais e mais o amor ÁGAPE toma conta de você.
Fonte: http://www.verbozonanorte.com.br/a-lei-do-amor-pr-carlos-alberto-junior/